Ideias na calha...

Mediacenter na Sala
Depois de algum tempo para meditação, vou abandonar o meu Atom como mediacenter e voltar à máquina mais potente lá de casa (anterior mediacenter). Apesar de estar satisfeito com a performance do XBMCbuntu com o processador Atom e apenas 2GB de RAM, quero mais...

Assim sendo vou voltar a utilizar a máquina mais kitada, muito pela insonorização da mesma, performance e qualidade da gráfica. Assim terei que sacar o disco de 2TB do pc com Atom e passa-lo para o pc mais robusto, instalar duas placas de TV, instalar nesta máquina o XBMCbuntu com a versão Frodo RC1, instalar e configurar o MythTV para poder ver e efetuar gravações dos 70 canais de TV disponíveis no Meo Fibra em qualquer máquina cá de casa, utilizando a função de PVR do XBMC.

VPN no Raspberry Pi
Sou contra ter computadores ligados quando não existe necessidade de uso, o consumo de energia deve ser racional e não emocional, assim sendo só deixo algo ligado se for realmente necessário. Isso provoca alguns problemas quando necessito ter "aquela" máquina ligada para ir buscar alguma informação. O Wake on Lan remoto não me agrada especialmente, pelo que opto por manter a máquina desligada.
Com o Raspberry Pi, tudo muda de figura, dado o seu consumo insignificante vou desligar o RPi que se encontra ligado à tomada USB da minha TV do quarto e liga-lo direto à energia, vou configurar a função de VPN, uma vez que este se encontrará ligado 24x7, com um consumo insignificante, ruído zero e me permitirá aceder à rede doméstica e aí sim, ligar por WOL a máquina pretendida.

Atom passa a Home Server
O destino da máquina com processador Atom será um Home Server que ficará localizado na garagem. Pensei em instalar FreeNas, analisei inclusivé várias distribuições Linux, mas sinceramente não me senti muito confiante com nenhuma delas, as configurações são pouco intuitivas e demasiado trabalhosas para o que pretendo: uma máquina que vai alojar todos os dados cá de casa, críticos e menos críticos. O alojamento em uso está no disco de 2TB que está no mediacenter, estes dados serão copiados para o home server periodicamente, contudo a máquina passará a maior parte do tempo desligada.
Vou instalar a licença que tenho do Windows Home Server 2008, por vários motivos, tenho a licença, o pc com Atom é apenas 32bits, e o WHS2011 só suporta 64bits. A máquina não tem controladora RAID e o WHS2008 tem a função de drive extender que foi desabilidata no WHS2011. Ou seja, dá para o gasto, pois o importante é ter os dados seguros e utilizar o pc disponível e discos de vários tamanhos que tenho disponíveis criando alguma redundância entre eles.

0 Comments: