XBMCbuntu... Problema Samba resolvido!

Bem... Foi uma longa caminhada, toda a minha vida foi baseada em Microsoft, pelo que Linux, SSH, etc... Não é muito comigo!

Acabei de conseguir resolver o problema do Samba testando numa máquina virtual. Já o havia resolvido ontem, mas não tinha chegado onde queria, mas hoje sim!

Vou preparar a máquina física para a instalação e após isso pronto, vou criar um tutorial para que mais ninguém tenha que passar por isto! :)


0 comentários:

HP apresenta nova linha de PCs com Windows 8

A HP anunciou a sua nova linha de PCs (portáteis, desktops e tablets) profissionais e de consumo desenhados para funcionar com Windows 8. Entre as novidades estão um PC híbrido com ecrã destacável, um tablet profissional e um desktop ultrafino tudo-em-um (AIO).

A nova gama inclui também a aplicação HP Connected Photo através do Snapfish da HP e a aplicação HP Connected Music através do Meridian para acesso privilegiado a fotos e músicas.

No que diz respeito a PCs profissionais, a HP disponibiliza o ultrabook EliteBook Folio 9470m, que possui funcionalidades de classe empresarial e uma bateria destacável. Além disso, a HP, como já referimos num artigo anterior, também passará a marcar presença no mercado de tablets, com o modelo ElitePad 900. Este equipamento incorpora Windows 8 e disponibiliza HP ElitePad Smart Jackets opcionais, que acrescentam opções de conectividade e de maior autonomia da bateria, juntamente com add-ons específicos que personalizam o tablet para utilizações especializadas.

No segmento de portáteis de consumo, destaca-se o HP ENVY x2, um modelo híbrido, ultrafino, que disponibiliza a potência de um computador portátil e a liberdade de um tablet num único dispositivo. Tem um ecrã destacável que se torna um tablet, quando separado do teclado, através de uma ligação magnética, e inclui um ecrã touch de alta definição (HD) de 11,6 polegadas na diagonal, Beats Audio, uma webcam HD e uma câmara de 8 MP, e tecnologia NFC. Destaque também para o portátil Pavilion Sleekbook 15, disponível em preto e vermelho, e para o HP Pavilion dm1, vocacionado para quem procura a funcionalidade de um portátil tradicional com teclado e de dimensões compactas.

Já a nível de PCs de consumo all-in-one e desktops de consumo, a HP disponibiliza o PC HP ENVY 23, com tecnologia multitouch de 10-pontos para tirar partido total do Windows 8 e écrans HD de 23 polegadas na diagonal. Por sua vez, o desktop HP ENVY h8 é um modelo com características topo de gama, que pretendem tirar o maior partido das potencialidades do Windows 8.

Fonte: http://www.channel-partner.pt/article.php?a=11916

0 comentários:

Nexus 7 já disponível em Portugal

O Nexus 7 de 32GB já está disponível nos principais retalhistas nacionais com um preço de 249 euros. Recorde-se que o Nexus 7 é o primeiro tablet da linha de dispositivos Google Nexus e vem com Android 4.2, Jelly Bean.

Desenvolvido em conjunto pela Asus e pela Google, o Nexus 7 incorpora um processador NVIDIA Tegra 3 quad core, e 1GB de memória RAM e 32GB de memória ROM.

Apresenta um tamanho e peso de 198.5 x 120 x 10.45mm e 340gr, e possui um ecrã de 7” WXGA (1280 x 800) alta definição, retroiluminação LED, painel IPS com ângulos de visualização de 178º e Corning Fit Glass.

Inclui igualmente uma câmara frontal de 1.2MP e conectividade 802.11b/g/n, Bluetooth, Wi-Fi direct.

Fonte: http://www.channel-partner.pt/article.php?a=11919

0 comentários:

Escritório em toda a casa!

Visito frequentemente o Ikea Hackers, é um site onde as pessoas partilham as alterações efetuadas ao mobiliário Ikea.
Das muitas que já vi, destaco esta bela ideia, uma secretária que se abre para ser utilizada e que é guardada sempre que não é necessária!

Às vezes cá em casa dava jeito! :)

Link: http://www.ikeahackers.net/2012/10/home-office-in-box.html

0 comentários:

Raspbery Pi com XBMC

Uma das coisas que me tem seduzido bastante mesmo antes de ser lançado para o mercado é o Raspbery Pi, para quem não sabe é um mini computador com o tamanho de um cartão de credito, do qual foi lançado duas versões, a A e a B. A versão A custa 25 dólares e a B custa 39 dólares. Este computador é utilizado para coisas mínimas e faz boot através de cartões SD.

Ora quando foi lançado eu imaginei algo do género e pelos vistos já o fizeram, transformar o Raspberry Pi num mini mediacenter! É algo que tenho que pensar mais à frente, depois de tudo bem afinado na sala multimédia! Quem sabe arrumo de vez com o meu disco multimédia do meu quarto e coloco de uma vez um sistema mediacenter em condições para a minha filha! A ver vamos tudo nao passam de ideias até serem concretizadas!

Fica aqui um Video



Fica tambem o link para o projecto: http://www.raspbmc.com/


0 comentários:

OpenElec... Não pegou!

Com muita pena minha e estranhamente o OpenElec não pegou em nenhum dos meus computadores. São varias versões as disponíveis e optimizadas para cada hardware por exemplo, Atom, Fusion, Intel dual core, etc... Tentei varias e inclusive as genéricas, nenhuma pegou, se calhar tenho de trocar de flash drive, neste momento a vontade é pouca de instalar, pois algo que parecia muito simples tornou-se complicado e o meu tempo não abunda!

Para além disso estou com as configurações e sincronizações com o NAS cá de casa bem avançadas, pelo que me deixa um pouco chateado destruir o belo trabalho já executado! Pois é de facto muita informação para gerir!

O Windows 8 já tem uma App para o Xbmc, a XBMC Remote +, mas estou a utilizar o iPad, como é tablet torna-se mais fácil e a app Constelation torna o XBMC numa coisa de outro mundo!

Anexo o screen do meu iPad com a lista de filmes!


0 comentários:

OpenElec - Mediacenter

O tema do Mediacenter não me sai da cabeça! Depois de puxar um pouquinho pela cabeça e por umas pesquisas no Google, cheguei de novo ao OpenElec, já tinha navegado por esta solução há uns tempos atrás... E estou disposto a testar!

Fiz o download para instalar no Virtual Box, mas não existe iso, mas sim uma instalação compactada que deve ser carregada para uma flash que irá criar a instalação que pode ser feita noutra flash drive. Pensando mais um pouco concluo que a instalação do XBMCbuntu não correu mais rapidamente na flash, pois usei uma flash de 8GB antiga, pelo que duvido que a velocidade read/write seja muito baixa.

Pelo que leio o OpenElec não corre sobre Ubuntu, mas através de um Linux mesmo muito básico para correr o XBMC e não obriga a qualquer conhecimento de Linux, se bem que existe uma opção na instalação para permitir o acesso através de SSH, pelo que faz todo o sentido, caso queira optimizar algo no sistema operativo. A grande vantagem é que permite de base partilhar os discos na rede doméstica, algo que no XBMCbuntu não permite. O XBMCbuntu apenas disponibiliza UPNP na rede, ou seja, publica a visualização de conteúdos multimédia na rede para visualização em outros dispositivos multimédia.

Assim sendo, logo vou testar instalar de novo numa flash drive mais recente e ver no que dá....

Site OpenElect: http://openelec.tv/

0 comentários:

XBMCbuntu... A bombar

A maquina esta instalada e a bombar. A noite passada fiz algumas alterações ao que tinha previsto. Instalei o XBMCbuntu na flash drive, demorou imenso, o boot também estava lento, resolvi mudar de estratégia e peguei num pc com processador Atom e instalei na drive. O XBMCbuntu ficou a rolar sem qualquer problema, apesar do CPU e de apenas 2Gb de RAM.

O sistema operativo é muito leve e rola mesmo bem! O XBMC em si não era novidade, estou a utilizar como comando o meu iPad 3, com a App Constelation, que é deveras fantástica.

Neste momento estou a pensar como activar o serviço de partilha de ficheiros para poder instalar um novo disco no XBMCbuntu e dai transferir ficheiros para evitar ter sempre o nas ligado. Pelo pouco que li acho que é tarefa difícil instalar e configurar o samba neste OS limitado e pré-configurado. Se alguém souber como digam-me p.f.

Mais actualizações a este tema só durante a semana!

0 comentários:

A instalar XBMCbuntu...

Como falei em posts anteriores a Microsoft decidiu lançar o Windows 8 sem o Media Center, ou seja, migrei o Media Center cá de casa para Windows 8... Resumindo, o comando de Media Center de nada serve... Assim sendo resolvi agora mesmo instalar o XBMCbuntu.

Não tomei esta decisão de ânimo leve, testei previamente o Live CD e em máquina virtual. já havia testado aqui há tempos apenas para estar a par... Agora decidi migrar! Não estou a instalar diretamente no disco, optei por instalar para uma flash USB, o que mantém o disco com o Windows 8, caso pretenda usar o Windows 8, basta apenas retirar a flash e arrancar o media center! E os dados continuam disponíveis para ambos sistemas operativos.

A ver vamos! Depois coloco mais novidades!

Wiki: http://wiki.xbmc.org/index.php?title=XBMCbuntu#XBMCbuntu_installed_on_USB_or_HDD
Download: http://mirrors.xbmc.org/releases/XBMCbuntu/xbmcbuntu-11.0.iso
XBMC: http://xbmc.org/

0 comentários:

Garagem... Dia mau...

Hoje foi um péssimo dia... Tentei implementar a ideia publicada ontem, mas não correu bem. De facto a parede da minha garagem tem uma camada excessiva de gesso, pelo que implementar as prateleiras fica impossível. A única forma seria colocar uma ripa até ao chão, ou então algo que suportasse até ao teto. Mas não estou para isso...

Solução? Bem, parece-me que a única solução será comprar uma estante Gorm no Ikea, vou perder é claramente espaço no chão, quando a ideia era aproveitar as paredes...

Neste momento o aspecto da garagem é miserável! Está de acordo com o meu estado de espirito!

0 comentários:

Meo Go em Windows 8

Como é do conhecimento de muita gente, o Windows 8 foi lançado hoje para o mercado. Felizmente eu já uso a versão final à algum tempo, pois sou parceiro Microsoft. O Windows 8 está a agradar-me bastante pelos 2 ambientes que possui, touch e tradicional, sendo fantástico para uso empresarial e doméstico. Sem dúvida a Microsoft estava a precisar de desenvolver um produto assim para uma verdadeira lufada de ar fresco!

Com este lançamento surgiram novas apps entre as quais destaco o Skype para ambiente touch e a minha tão aguardada Meo Go para Windows 8!

Como é sabido por muitos dos que me acompanham, aguardava por uma forma simples de ver TV no Windows Media Center, ora com o lançamento do Windows 8 o WMC foi transformado num add-on do Windows Pro, pago à parte, a situação não me agradou muito, pois sou apoiante desde sempre o Media Center, aplicativo que nunca consegui tornar possível funcionar com o meu serviço de MEO, pois na casa anterior tinha Meo ADSL e apenas funcionava com a Box e na casa nova tenho Meo Fibra, que tenho sinal coaxial, mas com o inconveniente de na sala estar a ser injetado o sinal para toda a casa, ou seja, não tenho sinal junto ao Media Center. O Meo Go não vai ajudar muito na gravação de programas, mas certamente ira permitir visualizar noutros pontos da casa canais que não estão disponíveis nos 70 Canais RF!

0 comentários:

Prateleiras na Garagem

Estou longe de ser um pró da bricolage, dada esta minha dificuldade desde sempre, quando mudei de casa tinha muita tralha para arrumar na garagem. Para além de ter mudado de um T3 para um T2, tinha anteriormente uma bela arrecadação na garagem e apesar de ter dado muitas coisas a muita gente, existem coisas que temos que guardar obrigatoriamente, nomeadamente acessórios sazonais (natal por exemplo), bem como todas as outras coisas que não gostamos de ter em casa, ou raramente são utilizadas.

Mas como ia a dizer, como não sou pró da bricolage, pedi a um amigo que agora também é meu primo para me montar as estantes na garagem, ora ele montou as estantes com o material que tinha da garagem anterior, placas de contraplacado, com umas cantoneiras 50x50, reutilizamos os parafusos de 6mm anteriores e comprei buchas de 6mm novas. Ora, tudo parecia bem, até começar a carregar pesos em cima das estantes.
Num fim de semana que fui passar fora, boa parte das estantes cederam, e tive sorte pois como não estava em casa, o carro não estava na garagem, senão tudo o que caiu teria provocado danos na viatura.
O prejuízo não foi muito, apenas algumas caixas de plástico partidas, o que já não foi pouco dado o custo das mesmas. Fora isso fiquei com uma dor de cabeça para resolver, como colocar as prateleira de novo no sítio sem correr o mesmo risco.

Com isto mentalizei-me que tenho de esforçar-me mais no tema bricolage, pois não me interessa pagar por serviços e custa-me estar sempre a pedir a familiares e amigos para me virem ajudar, ainda mais agora que estou mais distante deles.

Tentei colocar buchas e parafusos de 8mm, que não resolveram a questão, pois mal fazia algum esforço na ponta da cantoneira a estrutura cedia de novo. O principal problema prende-se com o fato de a garagem ter paredes em tijolo e com uma enorme camada de gesso por cima, para que a parede fique lisa, ou seja, fica bonita, mas instalar prateleiras é uma dificuldade extrema, pois não permite ganhar a fixação pretendida.

Ontem passei numa loja de bricolage perto de casa, a Casa Peixoto, onde andei a pedir conselhos a um funcionário, ele aconselhou-me a colocar buchas metálicas que normalmente são utilizadas em pladur. Comprei 3 unidades para testar, alarguei os furos uma vez que a bucha é bem mais larga (quase 10mm), mas o parafuso passa perfeitamente no buraco da cantoneira, coloquei a bucha, a cantoneira e o parafuso na parede, notei claramente que estava a fazer efeito, pois a bucha "abre" na ponta para ocupar o espaço oco dos tijolos fazendo esta ficar justa e segura. Depois de "ene" esforço para colocar 2 parafusos fiz força na cantoneira e esta não cedeu!

Sinto que encontrei a solução para o meu problema, tenho consciência que posso apanhar zonas diferentes de parede onde a dita bucha/parafuso não resulte tão bem, mas amanhã trato disso!

Segue abaixo as imagens da bucha/parafuso e o respetivo funcionamento.





0 comentários: