Um azar do caneco!

Pois é... Levei adiante a mudança de máquina com funções de mediacenter XBMC + Samba. Tentei instalar a versão Frodo RC3, mas quando cheguei à parte do particionamento não consegui ver forma de criar a minha própria tabela de partições e assim sendo resolvi instalar a última versão estável do Eden. Assim consegui passar o disco de 2TB da máquina anterior, sem ter que mexer nos dados.

De seguida instalei o MythTv e constatei que nenhuma das placas de TV, uma PCI, outra USB não foram reconhecidas no Ubuntu, ou seja, caiu por terra a minha esperança de ver/gravar TV e aceder à box do MEO no meu quarto.

Mas como não desisto facilmente pedi emprestado para testes uma placa Pinnacle Dazzle para fazer uns testes da integração da box do Meo com o MythTV, espero que agora o Ubuntu a reconheça!
Acho que irei por as minhas placas de TV a funcionar, tenho que ir ao LinuxTv para ver se arranjo drivers para aquilo, ia faze-lo no mesmo dia, mas tinha que abrir mais uma vez o computador, sacar a placa para tirar part-numbers e já eram 4 da manhã! Ou seja, ficou mais uma vez adiado!

Como backend tenho apostado no MythTV, se bem que o TVheadend não está colocado de parte, contudo tem a falta de uma função que me agrada muito, o TimeShifting, algo que aos dias de hoje é essencial, pelo menos para mim.

A ver vamos como correm as aventuras com a Pinnacle!

2 comentários:

DoorBot - Campainha e Câmara Wi-Fi


A DoorBot é uma campainha sem fios que permite que veja a pessoa que tocou a campainha antes de abrir a porta.

Esta campainha sem fio vem com uma câmara e conexão via Wi-Fi que irá enviar imagens e som para o seu telefone ou tablet quando a campainha é pressionada. E uma vez que usa Wi-Fi, DoorBot também pode ser acessada através da Internet, mesmo que não esteja em casa.



A DoorBot também pode ser emparelhada com uma fechadura Lockitron que também pode ser acedida através de telemóveis/talets. Essa combinação não só irá permitir que saiba quem tocou a campainha, mas também permite que você abra ou feche a porta, mesmo quando você não está em casa.

Para a alimentação exige apenas quatro pilhas AA e pode ser instalada facilmente como campainha da porta normal. O preço é definido em $ 169 ou US $ 319 (pacote com Lockitron). Em Portugal, como sempre não sabemos quando estará disponível.

1 comentários:

Ideias na calha...

Mediacenter na Sala
Depois de algum tempo para meditação, vou abandonar o meu Atom como mediacenter e voltar à máquina mais potente lá de casa (anterior mediacenter). Apesar de estar satisfeito com a performance do XBMCbuntu com o processador Atom e apenas 2GB de RAM, quero mais...

Assim sendo vou voltar a utilizar a máquina mais kitada, muito pela insonorização da mesma, performance e qualidade da gráfica. Assim terei que sacar o disco de 2TB do pc com Atom e passa-lo para o pc mais robusto, instalar duas placas de TV, instalar nesta máquina o XBMCbuntu com a versão Frodo RC1, instalar e configurar o MythTV para poder ver e efetuar gravações dos 70 canais de TV disponíveis no Meo Fibra em qualquer máquina cá de casa, utilizando a função de PVR do XBMC.

VPN no Raspberry Pi
Sou contra ter computadores ligados quando não existe necessidade de uso, o consumo de energia deve ser racional e não emocional, assim sendo só deixo algo ligado se for realmente necessário. Isso provoca alguns problemas quando necessito ter "aquela" máquina ligada para ir buscar alguma informação. O Wake on Lan remoto não me agrada especialmente, pelo que opto por manter a máquina desligada.
Com o Raspberry Pi, tudo muda de figura, dado o seu consumo insignificante vou desligar o RPi que se encontra ligado à tomada USB da minha TV do quarto e liga-lo direto à energia, vou configurar a função de VPN, uma vez que este se encontrará ligado 24x7, com um consumo insignificante, ruído zero e me permitirá aceder à rede doméstica e aí sim, ligar por WOL a máquina pretendida.

Atom passa a Home Server
O destino da máquina com processador Atom será um Home Server que ficará localizado na garagem. Pensei em instalar FreeNas, analisei inclusivé várias distribuições Linux, mas sinceramente não me senti muito confiante com nenhuma delas, as configurações são pouco intuitivas e demasiado trabalhosas para o que pretendo: uma máquina que vai alojar todos os dados cá de casa, críticos e menos críticos. O alojamento em uso está no disco de 2TB que está no mediacenter, estes dados serão copiados para o home server periodicamente, contudo a máquina passará a maior parte do tempo desligada.
Vou instalar a licença que tenho do Windows Home Server 2008, por vários motivos, tenho a licença, o pc com Atom é apenas 32bits, e o WHS2011 só suporta 64bits. A máquina não tem controladora RAID e o WHS2008 tem a função de drive extender que foi desabilidata no WHS2011. Ou seja, dá para o gasto, pois o importante é ter os dados seguros e utilizar o pc disponível e discos de vários tamanhos que tenho disponíveis criando alguma redundância entre eles.

0 comentários:

Falta de tempo...

Com o fim de ano à porta, a vida familiar, o stress no trabalho para cumprimento de objectivos, os fins de semana ocupados, as minhas ideias tem ficado para ultimo plano.
As ideias estão todas na minha cabeça, prontas para realizar, incluindo algumas novas que futuramente gostarei de implementar e partilhar... A ver se antes do Natal consigo implementar qualquer coisa!

Por agora recomendo que visitem o blog do Carlos Martins, sempre com novidades fresquinhas e nesta fase está a oferecer pequenos mas grandes presentes atribuídos pelos distribuidores/fabricantes... O blog é o Aberto até de Madrugada, http://www.abertoatedemadrugada.com

Prometo novidades em breve!

0 comentários:

Atualização Windows Phone 7.8


Para mal dos milhares de detentores de smartphones com Windows Phone 7.5, entre os quais estou eu, não receberam a atualização para o Windows Phone 8, no entanto haverá uma atualização, para o Windows Phone 7.8.
O Windows Phone 7.8 não é assim tão mau, sendo comparada ao Windows Phone 8, apenas o suporte a tecnologias NFC e o suporte a dispositivos com processadores multi-núcleo não fazem parte do WP 7.8, de resto, tem todas as novidades da mais recente versão do sistema operativo móvel da Microsoft.
No entanto, para terminar com os rumores que poderia chegar nas próximas semanas, ainda este ano, a Microsoft publicou um post onde falou sobre o Windows Phone 7.8 e indicou que ainda não será este ano, mas será no início do próximo, que os detentores de smartphones com a versão mais antiga terão a sua atualização.
Já há alguns vídeos sobre o Windows Phone 7.8, mas o GSMArena mostrou um pequeno vídeo mais recente, onde mostra um Lumia 900 com o Windows Phone 7.8.
Bem...vou ter que aguardar mais um mês para poder ter o upgrade ao meu Nokia Lumia.

0 comentários:

Prateleiras no sítio!

Depois de muita tormenta para conseguir instalar as prateleiras na garagem, tive que pedir ajuda ao meu grande e bom amigo Filipe Freitas, e após um sábado de trabalho lá conseguimos colocar as prateleiras no sítio e com garantias de segurança!

A solução passou por usar bucha química, um tubo com uma substancia que transforma aquilo após seco em algo que parece um cimento emborrachado, isso deu consistência aos furos nas paredes e nos garantiu que podíamos colocar as estantes na garagem com a certeza que agora não vão mais cair!
Apesar de tudo e dada a fragilidade da parede, resolvemos que iria apenas durante a semana carregar as prateleiras com as minhas tralhas, não fosse a substancia não estar devidamente preparada.

Aproveitando o efeito aproveitei os trabalhos e instalamos uma mini bancada, que me vai dar jeito para pequenos Projetos e montagens que necessito fazer.

0 comentários: