A ser cozinhado... Amahi Home Server

Pois é...
Gosto de complicar! Tinha o NAS cá de casa, todo instalado com FreeNas, mas resolvi complicar um pouco!... Ando de volta com o Amahi, e com a rede doméstica...

A rede doméstica é algo que me chateia um pouco (grande), pois é algo que está tão mal planeado por parte dos construtores, mas falarei brevemente sobre esse tema!

Quanto ao Amahi, promete ser o próximo servidor doméstico lá de casa, isto após o Windows Home Server 2008, o FreeNas... e alguns testes mais!

Neste momento, com o pouco tempo que me resta, entre trabalho (muito), família, vou fazendo as coisas gradualmente, quando estiver prontinho coloco post!

Para quem não conhece o Amahi, basta saber que é um Home Server que corre sobre Linux, Fedora ou Ubuntu, como não será de espantar optei pelo Ubuntu 12.04LTS.

Os detalhes estão todos aqui: https://www.amahi.org/features

2 comentários:

  1. Uso freenas virtualizado em vmware (instalado em Windows 2012 Server).
    Tenho 2 discos fisicos para essa virtualização. Tirando o facto que perco bastante na velocidade dos discos por ser máquina virtual, estou bastante contente com o desempenho.

    2 teras a servir de repositorio ao meu raspberry a correr xbmc. Muito bom!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rafael,

    Se nao tens desempenho nao é garantidamente por ser maquina virtual!

    Tens WS2012 + VMware + FreeNas virtualizado no VMware? Estas a usar o que? VMware Workstation?

    Se de facto é esta configuração e usas um pc domestico com pouco GB de RAM, é natural que nao te safes!

    O Windows Server 2012 é um produto empresarial, criado para correr em verdadeiros servidores e nao em maquinas domesticas. Para isso necessitas de processadores E5, ou algo do género, discos SAS de 10 ou 15k, controladora SAS, memória com fartura. Depois o WS 2012 tem o Hyper-V, que esta bem melhor que na anterior versao 2008R2.

    Resumindo, se queres virtualizar em casa com uma maquina dedicada, recomendo que uses o VMware vSphere Hypervisor 5.1, é o antigo ESXi. Tens na mesma que ter uma maquina jeitosa, para correr varias VMs em simultâneo, caso contrario, mais vale utilizares a maquina para apenas uma função.

    ResponderEliminar