Amahi Home Server

Conforme tinha dito num post anterior andei a "cozinhar" um novo servidor doméstico, com o Amahi Home Server.
Na prática basta instalar Ubuntu 12.04 LTS, e instalar o HDA (Home Digital Assistant) do Amahi... A solução é simples de instalar, contudo para mim não funcionou como gostaria. Se bem que pode ter muita utilidade para quem quer ter um "servidor caseiro" always-on (e quem me conhece sabe bem que não o faço por achar um desperdício de energia), para além disso só faz praticamente sentido o uso Amahi quando utilizado como DHCP Server... Daí a obrigação de estar sempre ligado...

Assim sendo como tenho Meo, o router tem de ser o DHCP server obrigatoriamente por causa da box de TV, mesmo que não tivesse Meo, se a máquina de Amahi fosse o DHCP server, teria que estar continuamente ligada.... ou seja... no meu caso: Nada Feito!

Quem tenha um cenário onde queira implementar o Amahi, ficará interessante, muito pelo uso das apps disponíveis... Se bem que podem ser instaladas no FreeNas de outras formas.

2 comentários:

  1. DHCP is not an issue...

    Solução: DynDns.org para fora, e DHCP interno pode ser como que ignorado...

    O modem da MEO traz de base uma restrição de IPs... qq ip que queiras por fixo numa máquina interna tem de fazer parte da range DHCP ou então nada de acesso ao exterior... isto de acordo com as minhas duras experiências...

    ResponderEliminar
  2. É um facto que funciona... Mas a atribuição de apps dentro do amahi não é transparente para dentro e para fora, pelo facto de o amahi ter "muita vontade" de ser DHCP server.
    Podes atribuir acessos do exterior no router da Meo, basta indicares o serviço que pretendes fazer forward e colocas em IP manual... Siga tá feito.

    ResponderEliminar