Controlar o Media Center através do comando da TV

As televisões mais recentes deverão estar habilitadas para controlar dispositivos HDMI, através da função CEC, isto faz com que com o nosso comando da tv possamos controlar os diversos equipamentos a ela ligados. Isto torna-se uma ilusão quando o equipamento não suporta HDMI-CEC, ou seja, para que isto aconteça o CEC tem de existir em ambos os dispositivos.

Deparei-me com um pequeno senão na instalação do Asus EEEbox EB1033, a TV Sony Bravia suporta em pleno o CEC, mas o EEEbox não, ora isto torna um pesadelo para quem o pretende utilizar, pois estava a contar que seria uma função da TV e HDMI e nunca imaginaria que o PC tivesse que suportar esta função.

Para este pequeno problema existe uma solução para um media center XBMC, chama-se USB-CEC Adapter da Pulse Eight. Este pequeno adaptador é colocado entre a TV e o PC na ficha HDMI, adicionalmente liga-se a uma entrada USB, que dará os inputs de comando.

Custa aproximadamente 36 Euros, e cabe a cada um selecionar se pretende usar o comando da TV, ou colocar um comando adicional na divisão da casa.

Pessoalmente, utilizo HDMI-CEC no quarto com o Raspberry Pi, que tem por defeito o CEC ativado, a TV como é uma Sony recente, funciona em pleno. Na sala, como tenho uma máquina à medida e um LCD de 2007 sem HDMI-CEC, uso o iPad e o Smart Phone, tenho um comando de media center parado.





0 Comments: