Febre Raspberry Pi e a configuração ideal

Dia após dia tenho sentido que começou a febre Raspberry Pi, até mesmo pessoas que não esperava tem vindo ter comigo perguntar-me como é que podem fazer para ter um, se posso ajudar a configurar, se realmente funciona, etc...´

Sinto que pelo facto de cada vez mais pessoas experimentarem, mostrarem, toda a gente fica com vontade de ter um! Eu admito que no meio onde contacto, nomeadamente na minha área de trabalho, que é onde de muitos que acompanham este blog me conhecem, que apesar de poucos comentários tenho visto as estatísticas a crescerem dia após dia, e clientes, parceiros, colegas, amigos e familiares abordam-me repetidamente com o tema... é como digo a todos, não paga conta nenhum, é apenas algo que faço por desporto e pelo gosto pela tecnologia, pois apesar de trabalhar na área, uma coisa é ajudar a decidir o rumo tecnológico de algumas empresas neste país, outra é meter as mãos na massa. ou seja o bichinho de técnico, mesmo após estes anos todos na área comercial, e quem me conhece sabe bem!

As pessoas que normalmente questionam não procuram instalar um OS em Linux para utilização genérica, mas sim apenas e só para correr o XBMC.

E por isso uma das perguntas que mais me fazem é: "Qual das várias distribuições para instalar o XBMC recomendas?"
A resposta é sempre a mesma! Dependo do que queres fazer! Queres apenas e só correr o XBMC? Não queres correr serviços adicionais? Então recomendo que instales o Openelec. Porquê? A resposta é simples, porque o Openelec foi desenvolvido para isso mesmo, não permite muito mais, mas tem um boot extremamente rápido e é fácil de instalar e fazer overclok.

Se és como eu, um tipo que nunca está satisfeito como o que está impecável, instala o Raspbmc, pois tens um Debian bem maneiro por baixo, onde podes adicionar serviços à tua rede, como por exemplo configurar um servidor VPN. Apesar do Openelec estar acessível por SSH, não podemos ter acesso a um comando básico, como por exemplo o APT-GET que nos permite fazer muita coisa, mas por outro lado é mesmo a razão da existência dele e ainda bem que é assim!

Uma vez que o Raspi tem chegado a tanta gente, aproveitem e façam como eu, partilhem a vossa experiência com os outros!

5 comentários:

  1. Olá, tenho a seguinte dúvida.
    O Raspbmc consegue correr outros serviços por baixo, eu queria como objetivo principal colocar o XBMC como media player em que o conteudo em questão está localizado num disco externo, há alguma maneira de correr um browser para poder fazer download de conteudo para guardar no disco e poder visualizar no XBMC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Não entendo a parte do browser, mas podes ligar o disco externo ao Raspi e aceder aos conteúdos. Nota que o teu disco deve ter alimentação propria.

      Eliminar
    2. Sim, o disco tem alimentação própria.
      Resumindo, o que eu queria era fazer download de conteúdos e guardar no disco para poder visualizar no XBMC. Estou a pensar comprar um Raspberry Pi e queria esclarecer as minhas dúvidas.

      Obrigado pela resposta rápida.

      Eliminar
  2. Boa tarde, tenho uma duvida.. Será que é possivel colocar o Raspberry PI a trabalhar ligado a net, mas sem ser por cabo de rede e sim por wi-fi?

    ResponderEliminar