Raspberry Pi no Carro (CarPuter)

Há muito que penso nisto... e com o aparecimento do Raspberry Pi abriu-se uma séria possibilidade de o fazer, ou como digo, ir fazendo...
Para já não quero um sistema de Carputer como se vê por aí com possibilidade de controlar todo o carro, computador de bordo, pressão de óleo, etc... Para isso necessitaria de uma máquina mesmo robusta e muito mais hardware, nomeadamente de controladora ODB2, perceber imenso de eletrónica e de automóveis. Na prática o que pretendo é transportar parte do meu mediacenter doméstico para o carro, e que sirva para quem vai à frente e a minha filha que vai no banco de trás.

A ideia é por em prática o seguinte esquema que fiz:


Tenho na mala do carro um compartimento fechado de espaço razoável com uma tomada de isqueiro de 12v. A essa tomada ligo uma Bateria de 20.000 mAh que permitirá ligar o Raspberry Pi à tomada mais potente e assim conseguir fazer overcloking do mesmo sem problemas, a bateria servirá para alimentar o RPi sem estar a desligar o RPi abruptamente e constantemente. A mesma bateria irá alimentar um Hub USB 2.0 de pelo menos 5 portas, através da tomada com menos potência, para isso terei de arranjar um Hub USB alimentado e trocar a ficha de alimentação por uma porta USB. A ficha de HOST do Hub USB deverá ser ligada a uma das portas do RPi para poder ligar nesta fase 3 flash drives com música, videos e vidos infantis.
Se pudesse ser muito preciosista colocaria um Disco SSD alimentado, mas isso iria onerar bastante esta ideia, para além que pode ser feito a qualquer momento.
Colocaria no RPi uma saída dupla de RCA de video para um Ecran de 4,3" a colocar na frente, e a outra saída ligaria a um ecran de 7" a colocar no encosto de cabeça para ficar bem visível no banco de trás. Desta forma o vídeo seria apresentado em ambos os ecrans.
Ligaria ainda uma saída dupla de jack de 3,5 de audio, uma saída ligaria a uns auscultadores wireless para a minha utilizar no banco de trás enquanto eu vou à frente a ouvir música via rádio/cd normal. A outra saída iria ligar a modulador FM que possibilita sintonizar uma estação de rádio e me permite escutar nas colunas do carro todos os videos ou música que o RPi está a reproduzir.
Para comandar tudo isto, posso ligar o meu comando RF para media center e faze-lo através do banco da frente, ou o mais certo é instalar uma pen usb wifi e configurar o RPi como AP/Router e assim posso comandar tudo através do smartphone.

A ver vamos se a ideia se vai reproduzindo...

P.S. Acesso à internet, ainda não :) Obrigado.

3 comentários:

  1. Ó Ricardo, isso é muito tunning :D
    Mas para os miúdos, tenho de dar a mão á palmatória (antes isso que a mão a bater-lhes) é uma solução porreira.
    Mas fará sentido um Rasp em detrimento dos leitores media normais que andam aí no mercado?
    É que não basta colocar o Rasp num local "morto" do carro, é necessária cablagem, desmontar partes do veículo para passar essa mesma cablagem e quem desmonta uma peça sem conhecimentos, já se sabe que sobram sempre peças :)

    ResponderEliminar
  2. É uma montagem simples!! Se quiseres podemos testar no teu Megane! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu queria ir mais a frente e substituir completamente o meu auto-radio por um rpi-radio onde a frente teria um ecran táctil de 7" e atrás um ou 2 de 10" teria de criar uma distribuição de linux similar ao xbmc, mas com suporte para radio fm (sei que há uma placa de radio FM/DAB que se pode ligar ao PI por USB ou GPIO) possibilidade de usar a RPI camera para estacionamento e sensores de estacionamento traseiros e dianteiros com indicação no ecran frontal tudo isto sem interferir com o que se passa com nos ecrans de 10" esses seria só para visualizar os vídeos, onde o audio seria via auriculares wireless, mas com possibilidade de poder ser reproduzido no sistema central do carro, ligação à net por pen 3G ou wifi, para que possa aceder ao carro através de casa e enviar informação para o mesmo, integração de google maps ou algo similar e sistema de telemóvel incluído no próprio sistema. há ainda mais algumas coisas em mente, mas o problema principal é a falta de € e o material ter de ser importado da china visto não existir 95% do material aqui em Portugal

    ResponderEliminar