Mudanças no Quadro ITED

Hoje andei de volta do quadro ITED cá de casa, estava um emaranhado de cabos enorme, pois quando fiz as ligações tinha apenas chicotes de rede de 3 metros de categoria 5e.

A rede CAT5e permite fazer 10/100/1000 Mbps, contudo nesta fase ainda não estou a utilizar essa velocidade uma vez que o switch da Meo tem apenas portas a 10/100Mbps e não sei até que ponto terei vantagens uma vez que estou sempre dependente do router da Meo para o serviço de DHCP (por causa da box), bem como uma vez que se encontra na sala tenho lá ligado o Mediacenter e servidor de ficheiros cá de casa. Assim sendo para tirar verdadeiro partido do gigabit teria que comprar 2 switch a Gigabit um para a sala (ligando a uma das portas ao router da Meo) e outro no quadro Ited, desta forma teria rede a gigabit entre 2  máquinas, o Mediacenter e o Raspberry Pi que está no meu quarto.
Analisando a coisa de forma sensata, concluo quenunca iria tirar partido do Gigabit:

  • O Raspberry Pi tem porta a 10/100 Mbps, logo a velocidade baixaria para 100Mbps. 
  • O disco multimédia que se encontra no quarto da minha também tem porta a 100Mbps.
  • Os restantes acessos à rede doméstica são feitos por wireless N, fornecido pelo router da Meo, nomeadamente para 2 portáteis, 2 tablets, 2 smartphones.
  • Tenho ainda o PLC AP(powerline converter access point) ligado dentro do quadro ITED, que teóricamente diz que suporta velocidades até 200Mbps, que fornece rede para a garagem que se encontra no piso -1, onde ligo o Powerline EndPoint, que fornece rede a um router Asus que tem 4 portas a 100Mbps e Wireless N.
Organizei o pequeno bastidor, que por dentro tem um miserável aspeto de obras mal acabadas! Mas acabei por deixa-lo por fora com um aspeto razoável, colocando chicotes de 0,5 Mt.

Este pequeno bastidor fornece rede para toda a casa, vindo o sinal do router Meo da sala, e distribui para 2 quartos, hall e cozinha. Com o PLC AP a fazer uplink dentro do bastidor, consigo extender a rede física até à garagem.

O aspeto final ficou assim:

Dentro do Bastidor

Painel Frontal do Bastidor

0 Comments: