O backup doméstico VS a desilusão dos discos sem garantia...

Olá a todos!

Penso que devem concordar comigo, no que diz respeito à segurança dos nossos dados domésticos, ou seja, devemos todos ter dados que consideramos críticos e que em caso algum ousamos pensar perder essas informações. No meu caso, considero que os meus dados críticos são as fotografias e as filmagens, para mim são dados que não posso imaginar sequer perder, pois são o resultado e o resumo de longos anos, experiências e vivências...

Para armazenar toda esta informação é necessário espaço em disco, que a informação esteja facilmente acessível e de forma simples a todas as pessoas que a usam, no meu caso sou eu e a minha esposa. Contudo torna-se uma dor de cabeça pelo facto de os dados não param de crescer a um ritmo alucinante e o velho método do disco externo deixou rapidamente de ser viável. Por outro lado os discos estão cada vez maiores, que por um lado é bom, mas por outro lado é mau, imaginem por exemplo perder 1, 2 ou 3 TB de informação de uma só vez!

No meu caso tenho toda a informação centralizada no media Center da sala, onde posso visualizar todas as fotos, filmagens, filmes, series, etc... A informação é replicada com um Home Server que se encontra ligado por rede até à minha garagem, a maquina é. Ligada sempre que há dados novos e desligada de seguida, ora sendo de uma utilização pouco intensiva, parto do principio que terá menos tendência para avarias, principalmente a nível de discos... Mas quando menos imaginamos, o azar espreita e este fim de semana um disco de 1TB resolveu avariar, fui verificar a garantia tinha acabado recentemente, de facto não perdi dados, pois a falha aconteceu no sistema que armazena a copia de segurança, mas é de facto uma chatice ter que comprar disco atras de disco e ter que repor dados continuamente... Fora ainda ficar preocupado em caso de falha de um disco no repositório principal.

Chegamos a um ponto tal, em que a informação que temos em nossas casas é de contexto diferente da que temos nas nossas empresas, mas mesmo assim não deixa de ser extremamente importante e critica. Por isso recomendo que tenham sempre um backup fiável dos vossos dados e começa a ser interessante a possibilidade de backup na cloud, se bem que os custos para grandes volumes de informação ainda são puxados, mas a seu tempo será uma realidade.


0 Comments: