O Raspbmc estourou...

Ontem quando ia a ver umas coisas no Raspi do quarto, deparei-me com o erro da imagem. Reiniciei e nada... O erro aparecia constantemente, senti que nao havia muito a fazer e toca a formatar o SD card.

Apos a instalação, percebi que haviam novidades na configuração do Raspbmc, gostei do pormenor de já conseguir seleccionar automaticamente os modos de overclocking, deixei o meu no fast. Configurei mais uma vez a VPN, mas estranhamente após fazer o port forwarding do ssh e VPN, a maquina não estava a aceitar ligações, desativei a firewall (mais uma nova função), mas o safado do Raspi não me esta a aceitar nada. Troquei ip, coloquei manual, por dhcp, e nada. O port forwarding de outros serviços ca de casa esta a funcionar normalmente.

Alguém tem ideias?

5 comentários:

  1. Pode ser o cartão que está corrompido (tenta outro) ou o carregador que estás a usar que não está a fornecer energia suficiente à PI. É questão de usares um multimetro para ver os requisitos de energia da rpi ou experimentares um outro carregador ou uma outra forma alternativa de fornecer energia à rpi de forma dinâmica (ligando a uma porta usb por exemplo). A minha aposta vai para o "power supply". Isto é, com o update do raspbmc certamente as definições de overclock também se alteraram e o teu carregador não é suficiente para manter a rpi nessa voltagem. Caso não tenhas um outro carregador podes sempre alterar o ficheiro "config.txt" que se encontra na pasta boot por ssh para repor as definições de overclock originais.

    Cumpz

    ResponderEliminar
  2. Sim... Pensei nisso... Mas tenho isso bem precavido!
    O problema está no NAT... Não consigo fazer o port forwarding com esta ultima configuração. Desativei a firewall e nada!

    ResponderEliminar
  3. Formatei-o de novo... e nada... não aceita ligações do exterior! Alguém tem ideias?

    ResponderEliminar
  4. Resolvido!
    Estava a definir de base o ip/gateway/dns na instalação do Raspbmc. Mesmo após alterar, o router da Meo não conseguia atribuir o port forwarding, apesar de estar bem configurado.
    Apaguei as configurações de instalação existentes, formatei o cartão SD, não introduzi definições de rede... Após a instalação tudo correu bem!

    ResponderEliminar
  5. Não precisavas de formatar, bastava usar o fsck no maquina linux. Para quem não tem maquina linux, pode usar um live cd (Gparted Live é uma boa solução).

    ResponderEliminar