RasPlex: O Plex Media Center para Raspberry Pi

Olá a todos!

Para quem não sabe, existe o Plex Media Center, que é uma aplicação de Media Center baseada em XBMC, assim como foi o Boxee no passado (eu usei durante muito tempo).

O projeto Plex é um projeto muito interessante, na prática é composto por:

Plex Media Server
O Plex Media Server pode ser instalado em Windows, MacOS, Linux e em alguns NAS. Está pensado para ser o repositório central de ficheiros multimédia numa rede doméstica, tal qual um home server.


Plex Media Center
A versão para ligar um PC à TV, seja em Windows ou MacOS. A app que deu origem ao projeto Plex.
É possível ainda utiliza-lo nos mediaplayers da Roku, em app para Windows8, nos televisores Smart da Samsung e da LG, bem como na Google TV.


É possível ainda utiliza-lo em equipamentos Android, iOS, Windows Phone e Windows 8 RT. Fora isso é ainda possível aceder a tudo isto através da internet.

A grande novidade é que o Plex passou a estar disponível para Raspberry Pi, podendo o Raspi desde então aceder ao Plex Media Center e buscar todos os conteúdos. O OS chama-se RasPlex, ainda não testei dada a falta de tempo na criação do Forum da Casa Digital, mas trata-se de um avanço interessante da Plex!

Agora perguntam vocês, com todos este benefícios de integração do Plex, porque raio tu não o usas? E eu respondo: É simples, o Plex não é completamente Open Source, não tem uma comunidade de desenvolvimento tão grande quanto a do XBMC, daí só agora estar a lançar o OS para o Raspi! Depois, o XBMC preenche todas as necessidades que tenho ao nível doméstico e excede até em algumas! Mais ainda, o Plex tem fins lucrativos, com uma componente comercial mais forte, existem partes que são pagas, por exemplo, as Apps para dispositivos móveis.

Mas como é óbvio, cabe a cada um estar atento às tecnologias e se algum dia estivermos interessados, podemos migrar, ou até usar ambas as tecnologias! No meu caso posso instalar o Plex no meu Windows Home Server e configurar um Raspberry Pi para testar, enquanto tenho o XBMC estável a correr! Contudo preocupa-me muito o caminho que uma empresa com fins comerciais possa seguir, como aconteceu com o Boxee, que passou para dentro de dispositivos da D-Link e mais alguns fabricantes, deixando de funcionar em Windows, Linux e em MacOS.

Partilho um vídeo do RaspPlex em funcionamento num Raspberry Pi modelo B.



13 comentários:

  1. Segundo o que entendi, o RasPlex só funcionará se tiver um computador em casa com o PlexMedia Server.

    Isso torna o conceito um pouco mais pesado de utilizar e acaba por ser uma solução menos económica e de mais elevado consumo energético.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos, sei que este artigo é já bastante antigo mas...cheguei até ele por causa de uma duvida/questão que tenho. Neste momento utilizo um media center (ligado directamente à televisão) com Kodi. No entanto noutra divisão da casa tenho uma Samsung SmartTV que permite o acesso via Plex. A minha questão é...é poossivel ter o Plex MediaCenter + Media Server no mediacenter da sala e deixar de utilizar Kodi, para poder passar a ver na SmartTV? Existem abordagens melhores?

    Desde já muiito obrigado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A TV tem dlna? O KODI permite partilhar o conteudo que tiveres ligado ao aparelho por DLNA.

      Eliminar
  3. Primeiro que tudo, obrigado pela resposta rapida!
    Humm...boa pergunta...eu tenho ideia que não tem, no entanto, caso tenha...é necessária alguma configuração adicional no Kodi ou basta estar ligado? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ir às opções do kodi só confirmar que está ligado nos serviços.

      Eliminar
  4. Bem activo não estava. logo a noite a ver se ja testo e deixo aqui feedback! mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. E está quase quase quase! Só falta agora perceber porque não estão a funcionar as legendas! alguma ideia? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que o kodi ainda não manda legendas por dlna, só se vires se a versão 17 já suporta isso.

      Eliminar
  6. Por acaso estou ja a utilizar a versão 17 Beta 3. Pode ter a ver com isso sim mas, não deixa de ser um avanço no que tinha à 2 dias atrás :) curiosdade minha, o plex envia as legendas? e existe algum problema de ter plex server e plex media center no mesmo computador?

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Carlos. A questão de ter o Plex MediaServer + MediaCenter no mesmo computador é problema?

    ResponderEliminar