A Cloud e a Casa Digital

Olá a todos!

Como temos reparado, a cloud veio para ficar... Já podemos ver filmes e tv em streaming, ouvir rádio em streaming, ouvir as nossas músicas que alojamos na web, armazenar as nossas fotos na web e até aos nossos vídeos privados na web...

Chegaremos dentro de algum tempo ao ponto em que quase não teremos dados em casa guardados, e se os tivermos é por motivos de precaução para não ficarmos sem os nossos dados, não vá o serviço sofrer alterações ou até mesmo fechar! Pessoalmente acredito que terei sempre os meus dados guardados em casa, mas que só acederei a esses dados para adicionar novos conteúdos e não para visualização... Já acontece, mas será brevemente comum acedermos a um repositório na cloud, desde a casa dos nossos amigos, para mostrar as fotos das férias e os vídeos, através de qualquer tablet ou tv, bastando para isso colocar as nossas credenciais de acesso.

Para que tudo isto existisse era excelente que existisse um conceito de cloud que alojasse os nossos dados, vídeos, fotos, músicas (que já existe), mas que acima de tudo permitisse de forma simplificada apresentar todos estes conteúdos de forma eficaz em qualquer device de forma segura... Tudo isto já é possível, mas tipo serviços separados, algo tipo manta de retalhos...

No que me toca, falta-me serviço para alojar as fotos, são alguns anos de fotos digitais e mais alguns em analógica... Não encontrei um serviço gratuito capaz de armazenar todas as fotos sem limites de espaço ou número de fotos, talvez o Sapo Fotos dê, mas receio começar o trabalho e a meio receber indicações de limites. Também era excelente existir um XBMC Addon para este serviço, alguém disposto a fazê-lo? :)

Alguém conhece um serviço interessante onde possamos armazenar fotos sem limites? Aguardo os comentários!

8 comentários:

  1. Armazenar sem limites e de borla parece-me complicado em existir.
    Mas actualmente existem alguns bem interessantes com 50G desponiveis.
    (https://mega.co.nz/) ou (www.box.com). O Box por defeito só oferece 5G, mas eles têm promoções para extender a conta até aos 50G. Uma desvantagem do box é q só aceita ficheiros inferiores a 200MB (para fotos não me parece problema). Uma vantagem do Box é a possibilidade de poder montar o conteudo do Box como se fosse uma shared drive através de WebDav.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Eu tenho mega e no Box tenho 25GB. A questão não é essa! É um serviço de fotografias puro, tipo picasaweb, sapo fotos, flickr, etc... Mas sem limites no número de fotos, ou GB, que de para integrar com o XBMC e outros serviços.

    ResponderEliminar
  3. Mejuba parece-me a solução!

    www.mejuba.com

    ResponderEliminar
  4. Miguel... No Picasa nem um cartão SD cabe! :)

    ResponderEliminar
  5. o mejuba parece.me interessante. Mas pelo que andei a procura no site eles não têm qualquer aplicação de sync. e nem têm API para integração com novos serviços.

    ResponderEliminar
  6. É verdade e o upload é uma treta, mas alojar lá as fotos e um addonzito para XBMC vinha mesmo a calhar!

    ResponderEliminar
  7. No plex podes muito bem fazer isso, deixar em casa num disco ligado a um computador com um dominio dnydns e podes aceder a isso de qualquer sitio, basta instalar o plex e meter la os dados ;)
    Tambem podes criar um cloud facilmente com bdrive por exemplo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar