OwnCloud no Raspberry Pi

Olá a todos!

O Miguel Borges de Freitas abordou o tema OwnCloud recentemente como complemento para a biblioteca digital, acho contudo que o tema merece um destaque adicional...

Estamos numa fase em que todos falamos de cloud, e falando de cloud poderemos falar de cloud pública (partilhada por todos), cloud privada e cloud híbrida, ou seja, quanto temos um misto das duas anteriores. Acredito muito no conceito de cloud híbrida, uma vez que existirão conteúdos que colocaremos na cloud pública, mas outros em que certamente não confiaremos minimamente na cloud pública para os publicar. Falando de soluções domésticas, pode existir alguns entraves à cloud pública, mas muito poucos. Mas quando falamos de empresas o cenário muda de figura, neste caso a cloud híbrida faz todo o sentido, uma vez que a privacidade empresarial assim o obriga, bem como a criticidade dos serviços, a alta disponibilidade e a performance dos recursos é essencial, nisso a cloud híbrida assenta que nem uma luva, para serviços de replicação, continous data protection e disaster recovery... Bem, deixando de falar de trabalho e passando ao lazer, podemos brincar às clouds privadas em nossa casa com um Raspberry Pi e o OwnCloud... e foi assim que eu fiz!

O OwnCloud permite teres algo tipo Dropbox privada, com a vantagem de poderes fazer upload de múltiplas pastas, dar permissões a novos utilizadores, gerir espaço e não há muito mais a dizer! Por isso passemos à instalação, que também não pode ser mais simples... Poderão  aproveitar o tutorial do Miguel na parte do OwnCloud, ou então seguir no próprio site do OwnCloud, sendo aplicável a distribuição Debian.

Os passos são básicos, basta abrir o Putty, colocar as credenciais e entrar como root, para isso aconter coloca o seguinte comando:


sudo -i

Depois passamos à instalação do OwnCloud no Raspi:
echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/Debian_6.0/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/owncloud.list apt-get updateapt-get install owncloud
Depois adicionas a chave do repositório:
wget http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/Debian_6.0/Release.keyapt-key add - < Release.key  

Mais simples impossível! Abres uma página do browser e colocas o ip do teu raspi/owncloud e voila!


Depois é só configurar, users, acessos, etc...

Depois disso basta escolher o cliente e instalar no equipamento...

Divirtam-se na vossa cloud privada!

3 comentários:

  1. Qual a vantagem deste para a dropbox ou para a cloud pt ou para o mega?

    ResponderEliminar
  2. É possivel instalar a owncloud tendo o openelec no raspberry pi?

    ResponderEliminar