Tutorial: Subsonic - Streaming de Música Pessoal

Olá a todos!

Como sabem, ninguém possui todo o conhecimento do mundo, por isso necessito de ideias e sugestões para implementar / testar coisas novas na Casa Digital... Desta vez a sugestão foi feita pelo meu amigo e colega de trabalho Patrique Teixeira. Vai desde já o meu agradecimento para ele!

O tema de hoje é o SubSonic, este software está disponível para todas as plaformas, desde Windows MacOS, Linux e pode ainda ser instalado no nosso afamado Raspberry Pi. No meu caso, e como seria de esperar, fi-lo no Raspi e no meu HTPC com XBMCbuntu, por motivos apenas de testes de compatibilidade, mas irás necessitar apenas de uma máquina em casa com este software instalado.

O SubSonic, cria basicamente por portal que fica disponivel em http://ipdocomputador:4040 e abrindo as portas no router, poderá ser acedido do exterior de qualquer dispositivo, via browser, app iOS, android, Windows Phone, Windows 8, Backberry, etc... Na prática é algo tipo um Spotify, Rdio, etc... mas privado, para tu acederes às tuas músicas que tens em casa, sem nada mais à mistura!

Tutorial para Raspberry Pi / Linux (Ubuntu/Debian):

1. Abre num pc com Windows o Putty, e liga-te por SSH ao Raspi, introduz as credenciais de acesso
2. Instalar o Java
sudo apt-get install openjdk-6-jre

3. Fazer download do SubSonic, para ajudar ao download via linha de comando, simpliquei colocando o ficheiro no repositório de ficheiros da casa digital, para tal basta colocar o seguinte comando e aguardar que o download termine.
wget http://files.aminhacasadigital.com/testes/subsonic-4.8.deb

4. Após é necessário instalar o ficheiro com o seguinte comando:
dpkg -i subsonic-4.8.deb

5. É depois necessário alterar as permissões para o utilizador atual, uma vez que a base é o root. No meu Raspi o user é pi, basta fazer o seguinte:
sudo nano /etc/default/subsonic

Abre o editor de ficheiros e pesquisas por SUBSONIC_USER e colocas o teu nome de utilizador. Fazes Control+X para fechar, validas com Y para salvar, enter e está feito!


6. Reinicia o serviço do SubSonic com o seguinte comando
sudo service subsonic restart

7. Vais a http://ipdoteuraspi:4040 e já está a funcionar!


8. Depois de adicionar o caminho local ou na rede para o teu diretório de músicas e após salvar clicar em Scan media folders now.

9. Após isto o SubSonic está a funcionar!


10. Após isto configura os utilizadores, o port-forwarding no teu router para a porta 4040 encaminhando esta porta ao teu Raspi na porta 4040... 

Após isto terás acesso fora da tua rede local via Internet a todas as tuas músicas pessoais, no pc, no Smart Phone e no Tablet... Para tal deverás ver quais as apps disponíveis, algumas são pagas, outras não.

App para Android (Gratuita)

O SubSonic, tem ainda funções de video, TV Streaming, mas não me parece tão objetivo, nem feito nativamente para tal, pelo que ignorei essas funções. Se quiseres explorar essas funções e dar feedback seria óptimo!

Farei numa próxima oportunidade um post sobre a ligação de SubSonic ao XBMC... Mas fica para a próxima!

1 comentário: