VPN Server: Aceder remotamente à sua rede de casa

Olá a todos!

Recebi um email do José Vieira e mais alguns utilizadores do forum, acerca do tema VPN... e tentei ajuda-lo da melhor forma que pude. Como muitos de vocês já sabem, trabalho na área de informática empresarial, onde sou comercial (alguns dos que seguem o meu blog são meus clientes há muitos anos!)... E assim sendo a VPN é um tema básico que sinceramente não dou grande importância, porque numa empresa é algo tão normal como ter comunicações, servidores, storage, backup e mais uma quantidade de chavões que se podem utilizar na informática empresarial... Mas quando passamos para o tema doméstico, a maioria das pessoas tem um router fornecido pelo operador internet, uns pcs, tablets e smartphones, e a grande maioria nem imagina das possibilidade de uma VPN.

Pessoalmente utilizo um Raspberry Pi para a VPN cá de casa, porque? Simples! Tem um consumo mínimo, pode estar todo o dia ligado sem qualquer problema... Tenho a linha de comando SSH, onde posso fazer WakeOnLan a todos os pcs cá de casa, aceder ao que pretendo e desliga-los assim que terminar, assim não tenho consumos energéticos sem nexo, pois se necessito aceder de fora a algum recurso doméstico faço-o e pronto. Depois uma vez que o Raspberry Pi tem o Raspbian instalado, instalei o Transmission que é um cliente de torrent, que pode ser acedido facilmente via página web, smartphone e diretamente no XBMC. Posso ainda utilizar através do VNC o acesso ao desktop do Raspbian, sem necessidade sequer de um monitor ligado. Enfim... ter o Raspi ligado traz muitas vantagens! Podem ainda aceder por VPN para utilizarem o Meo Go fora de casa, porque na prática... estão em casa! E por último, mas não menos importante, com a VPN deixam de ter que abrir as portas do vosso router, para poderem aceder aos conteúdos via web, por exemplo: Camaras IP, Serviços em PCs, etc... Assim aumentam a segurança da vossa rede doméstica!

Já tenho um tutorial criado para a VPN o Raspberry Pi aqui está testado com o Raspbian e Raspbmc... e para criar em Windows, basta dar uma olhada neste artigo do Technet da Microsoft... Existem ainda routers que o fazem diretamente, onde são muito conhecidos os Draytek. Convém ainda que tenham um DynDns ou No-IP, etc... para o efeito!

Espero ter ajudado alguém! :)

Exemplo de VPN

6 comentários:

  1. Bom dia,
    Obrigado pelo excelente tutorial.
    Tentei seguir todos os passos, mas quando tentei fazer a ligação surgiu este erro

    "O dispositivo de comunicação interrompeu a ligação. Volte a tentar ligar".

    Alguma ideia?

    ResponderEliminar
  2. Caros,

    Não convém esquecer que para que tudo isto funcione, tem que abrir as portas TCP 1723 e UDP 500, para a maquina que recebe as ligações VPN. Entrem no router e procurem (dependendo da marca) por Port Forwarding, Nat, etc.... Na pratica estão a atribuir o IP publico nas portas indicadas ao dispositivo que recebe as ligações VPN.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Já funciona.
    Penso que faltava o pormenor do UDP 500 que não estava presente no tutorial.

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    ok consegui por isto a funcionar, mas tento fazer wakeonlan em modo 3G com o vpn ligado e com o remote oficial do xbmc ou o constellation faço o wol e nao acorda o pc. o Meu objectivo era acordar o pc da sala com o xbmc e quando este liga também liga o meu servidor com freenas, alguma razão para não funcionar...ou tenho de instalar um app no ios tipo putty para o wol?

    ResponderEliminar
  5. RM

    Á partida penso que sim. Imagina que tens MEO em Portugal, e tens o router ligado, fazes VPN para um Raspberry Pi por exemplo, introduzes no MEO GO as credenciais do Meo subscrito e à partida funcionará. Como não estou no Brasil, não sei!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar