Apple TV para quê?

Olá a todos!

O mundo dos sistemas multimédia diz-me bastante, visto de longe desde a sua primeira geração simpatizei com o aspecto do Apple TV, não sou indiferente como a maioria das pessoas aos produtos da Apple, bem porque sou utilizador diário do iPad.

Um amigo de longa data pediu-me para fazer jailbreak ao seu ATV2, com o intuito de instalar o XBMC, curiosamente no momento do jailbreak detetei que não era compatível e fui validar o part number e de facto não era um ATV2 mas sim um ATV3... Ou seja, não da para fazer jailbreak!

Só após isso, deu-me para mexer nos menus e ver o que realmente aquilo vale e na minha sincera opinião resume-se em duas palavras: Muito Pouco! É um equipamento bastante estranho no que toca ao acesso a dados na rede, bem como nos menus, e streamings disponíveis, pois estão focados única e exclusivamente no mercado americano... Que desilusão! Mas que treta de equipamento! Um simples Asus o'Play, mete aquela coisinha num bolso dos pequeninos!

Fiquei contudo curioso por fazer o jailbreak ao um Apple TV 2, e instalar o XBMC, pois acredito que a sua performance seja superior ao Raspberry Pi e assim sendo, dado o diferencial de custo pode compensar ter a algumas pessoas um ATV em vez do Raspi, muito a favor da estética e estabilidade do sistema operativo. Depois 110 euros é bem mais barato que comprar uma maquina com um processador  Intel Atom para colocar um XBMCbuntu ou um Openelec.

Sei que alguns leitores do blog possuem ATV com XBMC, que tal o comportamento do brinquedo? Recomenda-se?

14 comentários:

  1. Posso deixar aqui o meu testemunho.

    Tive uma ATV3 que comprei na esperança que saísse o jailbreak, mas esperei sentado...
    Basicamente só utilizava a função Airplay, que permite transmitir sem fios o conteúdo dos dispositivos iOS: iPad e iPhone, para a TV.

    Após muito esmiuçar lá consegui arranjar uma ATV2 a preço "normal".
    Da minha experiência, a ATV2 com não se dá muito bem com a versão Frodo do XBMC, fica lenta e com muitos reboots devido à falta de memória.
    Com a versão Eden do XBMC é uma maravilha, super estável e rápida.

    Tenho também um Time Capsule 2TB com a minha biblioteca multimédia e faço streams 720p, sem fios, para a ATV2.

    É realmente um media player muito poderoso quando devidamente configurada com o XBMC e os respectivos add-ons.
    Fisicamente, o comando numa só peça em alumínio é muito elegante, assim como a caixa da ATV em preto piano. É muito discreta e fica bem em qualquer espaço.

    Qualquer dúvida acerca da ATV, posso esclarecer-vos.
    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pox,

      Concordas comigo, pelas tuas palavras... O AirPlay também o fazes no XBMC...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Penso que o airplay da apple tv permite fazer mirroring enquanto que no xbmc só reproduzir fotos e vídeos.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Penso que o airplay da apple tv permite fazer mirroring enquanto que no xbmc só reproduzir fotos e vídeos.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya, o mirroring é a unica coisa interessante da Apple :)

      Eliminar
  4. Boas noites,penso que já muitos também conhecerão,mas por bem menos podem sempre comprar uma "pen" android, a minha mk808,que comprei à uns meses têm-me servido lindamente,é um sistema android,que corre praticamente tudo(o dual-core a 1.5 e o 1g de ram não a deixam ficar mal) e com o xbmc fica um prefeito media center, sei que desde que a comprei,até o pc ficou um bocado de lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquece.. O xbmc nesses MK Nao correm bem... 1080p e para esquecer ... E o boot e lento, muito lento .... A pen Android serve para muita coisa e são bastante porreiras, mas ficam muito longe do RaspBerry PI... E o hardware Nao e tudo sem software optimizado para tal ...

      Eliminar
    2. Corrijo, ficam longe do RaspBerry PI no que toca a xbmc... E suporte da comunidade !!!!

      Eliminar
  5. afinal o que recomendam? eu tenho andado a ler e ando a ficar confuso...quando pensava que estava decidido a comprar um raspeberry pi, ouço falar do sistema android tv, agora o da apple tv...já alguém conseguiu fazer testes com os 3 sistemas para podermos saber qual o melhor em qualidade, preço/qualidade, etc? desculpem, mas sou novato e ainda ando a aprender estas coisas de media centers :P

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde
    Segundo a minha experiência nas varias opções, diria:

    A AppleTV é muito pratica para fazer mirror do iphone ou ipad e ainda para ver de forma simples e imediata na TV as fotos armazenadas nos Mac.
    Quando ao XBMC, acho-o demasiado confuso, atendendo á simplicidade da alternativa que tenho actualmente instalada: a Boxee da Asus.
    http://bbx.boxee.tv
    Nesta, basta colocar o ficheiro dos filmes (qualquer tipo, pois lê todos) com o titulo original e vai buscar automaticamente tudo: capa, actores, etc ao imdb.com e mais importante de tudo, as legendas!

    Tenho a minha Boxee (o cubo) há cerca de 4 anos e não quero outra coisa.
    Ainda estão á venda na Pixmania:

    http://www.pixmania.com/pt/pt/7572537/art/d-link/receptor-multimedia-boxee.html

    Cumprimentos
    Paulo Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Paulo, long time no see!

      É a Boxee Box é mto porreira! Isto pq o que ela tem é um XBMC customizado! Fui utilizador do Boxee durante anos, ate que eles terminaram com o sftware e passaram apenas para a box.

      Mas ficam a faltar-te os addons, ou ja é possivel?!

      Abraco!

      Eliminar
  7. Boas.
    AppleTV com a frodo é para esquecer. Prefiro de longe o rasp mesmo sendo mais lento nos menus. Quanto a performance qualquer aparelho com ion ou cuda é do melhor que há...
    Quem quiser uma appletv2 eu vendo a minha :)

    My 2 cents.

    ResponderEliminar
  8. boas, utilizo o "minix neo x5" e não tenho qualquer tipo de problemas. além do mais, apesar de vir com sistema androide, tem 16 gb de espaço em disco, torna a possibilidade de futuramente poder vir ser flashada com o sistema windows. actualmente já é possivel ser flashada com o linux.

    ResponderEliminar