Tutorial: XBMC para Maçaricos

Olá a todos!

Os que me conhecem melhor, sabem que tenho pouca paciência (muito pouca) com perguntas parvas, digo perguntas parvas pois há pessoas não fazem o mínimo esforço para pesquisar no blog e na Internet que está recheadinha de assuntos como este. Mas para não me lixarem mais a cabeça, vou ser um tipinho porreiro e colocar aqui algumas dicas para os mais maçaricos e preguiçosos, que querem fazer alguma coisa, mas não sabem bem o quê... Assim evito estar sempre a responder a emails e comentários parvos, respondendo a direito... Não será nada de especial, mas deverá servir para os maçaricos se introduzirem ao tema, se não servir... Temos muita pena! :)

1. XBMC - O que é
O XBMC é um software multi-platorma, ou seja, dá para tudo e mais um par de botas, Windows, Mac, Linux, iOS (só com Jailbreak), Android (em dispositivos de qualidade), Apple TV, Raspberry Pi e ainda existem versões que podem ser instaladas diretamente no PC que funciona semelhante a uma box que é o XBMCbuntu e o Openelec. Ainda não está disponível para Windows RT e Windows Phone, suspeita-se que na versão 13 já estará disponível.

Na prática o XBMC permite colocar no vosso dispositivo a servir de media center, ou seja, algo que apresenta música, fotos, filmes, videos, streamings, tempo, etc...

Evitando comentários parvos, aviso que não dá para instalar na vossa TV substituindo o software / firmware da TV, mas sim para conetar o vosso equipamento à TV.

2. Instalação do XBMC

Para instalar basta ir a http://xbmc.org/download/ escolher o sistema operativo e seguir as instruções. Dadas as variadas possibilidades de instalação, não vou focar mais este tema.

Recomendo que no final da instalação, vás a sistema, internacional, e coloques a língua como Português.



3. Pós-instalação e adição de conteúdos
Após terem instalado, poderão adicionar ao XBMC os caminhos para os vossos filmes, filmagens, videos, séries, músicas, fotos, etc... Para tal devem selecionar por exemplo: Filmes e clicar em Adicionar Fonte, e indicam o caminho local, USB ou de rede, dependendo onde colocam os vossos conteúdos. No final da adição da fonte basta indicarem que são filmes, séries ou videoclipes, após isso o XBMC vai pesquisar o conteúdo e encontrar capas de filmes, descrições, rating IMDB, trailer, atores, etc...

Convém fazer isso para todos os conteúdos que pretendas aceder.


4. Addons
O XBMC vem com montes de addons internacionais que podes instalar para aceder a conteúdos de audio, fotos e streaming.

Para os leitores da minha casa digital, temos um pequeno repositório que permite resume os addons portugueses disponíveis e explica como instalar: http://aminhacasadigital.blogspot.pt/p/add-ons-portugueses.html

Convém ainda ir aos addons, instalar o XBMC Subtitles para poderes ter legendas de filmes automáticas, etc...

5.  Controlar o XBMC
O XBMC pode ser controlado de diversas maneiras, com comando de media center, quando temos um pc em Windows ou Linux. Com uma app iOS, Android ou Windows Phone, ou no Raspberry Pi através da função CEC caso a vossa TV possua esta função.

6. Desfrutar
Após tudo isto convém desfrutar do vosso media center com funções extremamente avançadas e começar a explorar novas funções do XBMC... Quando isso acontecer deixarás de ser maçarico e em breve serás um pró do XBMC, que fazes a instalação em máquinas da tua casa, família e amigos!

7. Notas finais
Saliento que o XBMC é apenas um meio de ligação e reprodução de conteúdos na rede ou na Internet, o XBMC por si só não faz nada a não ser reproduzir, é apenas e só um player.
Saliento ainda que usei o termo "maçarico" em vez de "tótó", pois agrada-me muito mais!

28 comentários:

  1. boas desde ja kero agradecer e felicitar pelo brilhante trabalho k tem feito ao disponibilizar addons e tutoriais e afins do blog... keria so dizer k uso o xbmc no pc e nu meu galaxy s2 e adoro pois nao tenho tv cabo mas a uns dias para ca e ja com a nova atualização os canais portugueses eatao a dar aus soluços o k #era k posso fazer pa voltar a dar a 100% como antes.? mais uma vez agradeco o trabalho obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Venho aqui agradecer todo o teu trabalho e espero que continues.
    Desde já aproveito para perguntar o seguinte.
    Existe alguma maneira de quando o xbmc liga este ir logo para um canal em questão?
    Do género ele arrancar e ir logo para a rtp ou outro?
    Desde já os meus agradecimentos .
    Paulo Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!

      Que eu saiba não, mas se conseguires avisa a malta sff!
      Podes colocar um sintonizador de TV e ativar a live TV... Mas mesmo assim tens de ser tu a arrancar!

      Eliminar
  3. Boa Tarde, estou com um problema no XBMC não consigo ver filmes com legendas já ativei nos add ons e já defini as legendas no filme mas continuo sem conseguir ver legendas nos filmes através de programas Navi-X, alguém me pode ajudar? desde já agradeço pelo optimo trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      Não entendo pq ainda usas Navi-X... Que grande complicação!
      Pede ajuda no forum sff.

      Eliminar
  4. boa Tarde já me inscrevi no forum mas em que topico escrevo para saber a situação do Navi-X?

    Leandro Dias

    ResponderEliminar
  5. http://forum.aminhacasadigital.com/viewforum.php?f=1

    ResponderEliminar
  6. Peço ajuda pois sou um "maçarico" que depois de instalar XBMC sacar os addons da tv portuguesa e o warestuga dá sempre ficheiros danificados se puser só da RTP dá (tenho o Windows 8) no Windows 7 e no androide consigo ver tudo e mais alguma coisa

    ResponderEliminar
  7. Tenho o mesmo problema com o addon danificado... e não encontro nada no forúm...

    ResponderEliminar
  8. Tenho um Tablet Toshiba AT100

    Após a instalação(bem sucedida) não e possível abrir o XBMC, aparece uma mensagem de erro.

    Alguém já instalou num tablet igual?

    Aceito qualquer dica para resolver o problema.

    ResponderEliminar
  9. Boas, eu instalei recentemente o XBMC e quando adiciona as series elas não aparecem no home screen e os filmes aparecem, estou a utilizar em Osx alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  10. Boas,instalei o XBMC mas quando ponho algum programa ou o k seja a dar ele fica ecra todo preto,nao dá as imagens mas sim o som

    ResponderEliminar
  11. Penso que tens que desactivar a aceleração dxa ou algo semelhante. Assumindo que estas em win 7.

    ResponderEliminar
  12. Boas, após seguir todo estes tutorial deparei-me com um problema que por algum motivo não me deixa usufruir do XBMC, queria então saber se algum me pode ajudar. No fim de instalar tudo e fazer todas as configurações, cada vez que abro o XBMC aparece-me uma mensagem de erro que diz:
    -Script falhou: common plugin cache.

    e quando tento aceder ao add-on diz-me que não consegue aceder ao servidor de rede. Será que alguém me pode ajudar, ficaria bastante agradecido.

    ResponderEliminar
  13. Se calhar o melhor é passares no forum, para explicares melhor o problema ;)

    ResponderEliminar
  14. Eu também estou a ter o mesmo problema! as imagens nao aparecem e o som sim (como também as legendas)

    ResponderEliminar
  15. Empresa portuguesa comercializa KIT completo Raspberry Pi XBMC por 59€ (IVA Incluído)

    https://www.facebook.com/microsourcelda/posts/669154989800079

    ResponderEliminar
  16. Boas malta. Passa-se o seguinte, instalei o XBMC e "saquei" os addons seguindo as instruçoes do video no youtube. Ao fez "Get Addons" dá me erro a dizer Broken em cada um dos addons, e quando entro nesse menu diz me "dependecies not met"

    O que devo fazer? Muito obrigado e continuaçao de grande trabalho!

    ResponderEliminar
  17. Tenho um Raspberry pi e instalei o OpenElec. Quando fui instalar os addons da aminhacadigital reparei que a maioria dos addons portugueses (wareztuga, abelhaspt, tvportuguesa) estão sinalizados como Incompatível. Gostava de saber o que fazer?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Mafalda, passa no fórum que é mais fácil para ajudar.
    Qual é a versão do Openelec, vai ao repositório do xbmc.org e faz o verificar actualizações e forçar actualizações.
    E vê se actualiza alguma coisa e os addons passam a ser compatíveis.

    ResponderEliminar
  19. Amigo,
    A ligação do PC (com o software do XBMC já instalado) e a TV Smart é apenas pelo cabo HDMI? Pois quero ver a tela na minha TV.
    Eu tenho o Plex, mas este a minha TV possui o App para instalar na TV (ou seja, não precisa de cabo nenhum do PC p/ TV). É possível fazer ligação do PC com TV usando XBMC sem cabo algum?

    ResponderEliminar
  20. ès um broche. Primeiro escreves XMBC para macarico e depois colocas um clip video com a rapidez de um super expert... buuuuu é o que tenho para dizer.

    ResponderEliminar
  21. Estou com problemas com a TV portuguesa. Não carrega nenhum stream. Porque será?

    ResponderEliminar
  22. Confirmam desaparecimento de parte de canais da tvportuguesa?

    ResponderEliminar