XBMC Gotham, UPnP e Smart TV

Olá a todos,

Um amigo e leitor deste blog pediu-me ajuda relacionada com o XBMC após comprar uma Smart Tv da Samsung. Basicamente, ele pretendia reproduzir o conteúdo multimédia do XBMC (instalado no seu MacBook) na sua nova Smart TV sem dispor de nenhum outro dispositivo externo conectado à TV e obviamente sem conectar o computador à televisão com um cabo HDMI.

Seria tudo muito fácil se ele ligasse o computador à TV por HDMI mas...parece que aparentemente existem alguns problemas com o output de áudio por HDMI no OSX dos MacBooks. Confirmam? Sabem de alguma solução? Tenho de confiar na palavra do meu amigo, uma vez que não tenho nenhum Mac.

Posta de parte essa possibilidade, lembrei-me do All-Share da Samsung, um serviço compatível com grande parte dos modelos mais recentes da Samsung e que permite partilhar fotos, vídeos e música entre dispositivos compatíveis na rede doméstica. O All-Share não é mais do que o nome que a Samsung atribui ao padrão industrial DLNA (Domestic Living Network Alliance), sendo este um padrão que derivou do UPnP (Universal Plug and Play) tornando-o mais restritivo ao nível dos formatos multimédia compatíveis e incluindo protecções DRM e protecções anti-cópia. 

Gostava de saber por que motivo este tipo de empresas insiste em criar novos nomes para serviços que são na realidade padrões industriais (industry standards) como se de um novo serviço se tratasse. Outro exemplo é o HDMI-CEC (industry standard para o protocolo que permite controlar dispositivos por HDMI - exemplo: o procolo que vos permite utilizar o comando da tv para controlar o XBMC na Raspberry PI) cujo nome na Samsung é Anynet (ou Anynet+). Trata-se certamente de uma jogada de marketing mas, com tantas denominações para serviços que deveriam ser padronizados, apenas confundem o público alvo.

O XBMC 12.0 (Frodo) suporta partilha a partilha das bibliotecas (Video, Áudio, Fotos)  e permite ser controlado por UPnP. Caso tenham criado pastas para a vossa "media" no XBMC (por exemplo Vídeos -> Ficheiros -> Adicionar Vídeos), tenham ambos os serviços activos em:

Sistema --> Definições --> Serviços --> UPnP

e a vossa TV estiver ligada à rede doméstica, deverão conseguir aceder à vossa biblioteca do XBMC na televisão. Para acederem (Samsung TV!) carreguem no telecomando em "CONTENT" e naveguem até "Meus Conteúdos".





O XBMC cria um "UPnP server" que pode ser acedido na vossa televisão (UPnP client). Esta é uma boa forma de acederem à vossa colecção multimédia se não tiverem nenhum dispositivo com XBMC para conectarem à TV e tiverem uma TV relativamente recente (procurem pelo nome do padrão DLNA para a Marca da vossa TV).

Parece que afinal....não era bem isto que o meu amigo pretendia. Ele procurava uma forma de enviar conteúdo obtido por stream para a sua TV: por exemplo, utilizando os addons. Não pretendia uma biblioteca estática mas uma opção do tipo "AirPlay" disponível para qualquer conteúdo multimédia que seria "enviado" pelos menus do XBMC.

Fiz uma pequena pesquisa pelo fórum do XBMC e descobri que esta será uma das novas opções disponíveis no XBMC 13.0 Gotham. Na verdade, é uma opção que já se encontra disponível nas nightly builds do XBMC (versão de desenvolvimento MAIS INSTÁVEL e actualizada muito regularmente). Para instruções de instalação desta versão extremamente instável do XBMC vejam este link.

No menu das definições dos serviços UPnP do XBMC Gotham existe uma nova função "Procurar reprodutores UPnP remotos". Esta função permite que qualquer ficheiro multimédia seja enviado do XBMC para um dispositivo UPnP.



Qualquer ficheiro multimédia terá por defeito uma opção "Reproduzir com" no seu menu de contexto. Nos addons, caso o developper não tenha retirado as opções padrão do menu de contexto dos ficheiros multimédia do XBMC esta também estará disponível. 



E na TV o vídeo é reproduzido:


O Player é controlado no XBMC....



Relativamente aos Addons, foi difícil encontrar um que tivesse o menu de contexto padrão. No WT a opção não está disponível (trabalha fightnight), na TV Portuguesa não consegui reproduzir nenhum dos vídeos (devido ao protocolo rtmp?) e na RTP Play a TV não conseguiu reproduzir o tipo de ficheiro. Não sei se será uma questão relativa à DLNA ou se será devido à antiguidade da minha TV (LED TV não Smart TV), cuja última firmware disponível é de 2011. Abaixo o resultado obtido com uma emissão com a RTP Play:



Não consegui reproduzir nenhum ficheiro localizado fora da minha rede doméstica (inclusive o ficheiro de vídeo que reproduzi inicialmente se colocado no meu servidor). Mas...a minha TV não é SMART e não tem aplicações para reproduzir conteúdo alojado na Internet. Gostava que tentassem com as vossas SmartTV's e que colocassem os resultados obtidos nos comentários!

Caso não funcione, é caso para dizer que fiz uma boa escolha ao não optar por comprar uma SMART TV quando tive possibilidade (poupei entre 100 a 150 euros optando por este modelo idêntico sem funções "smart") e que, aquilo que a torna SMART é o XBMC num HTPC próprio (que com a chegada da Raspberry PI se tornou acessível a todos). Uma "Smart-TV low-cost" mais "Smart" que as Smarts!

Até breve,

Miguel


2 comentários:

  1. Eu acredito que com a compra da Boxee a coisa mude bastante na Samsung. Como o Boxee é baseado em XBMC, as coisas deverão evoluir exponencialmente, e sem dúvida é isso que se pretende! :)

    ResponderEliminar