Hardware: WD my Net 900 Central

Olá a todos!

Começa a fugir o bom tempo e começo a ficar por casa, e isso faz-me dar algumas asas à imaginação e por isso resolvi "kitar" mais um bocadinho a casa digital!

Voltando um pouquinho atrás, comentei há bastante tempo as minhas preocupações com consumos de energia desperdiçados, dar ter o wake-on-lan ativado, para sempre que quisesse aceder a dados cá em casa quando me encontro fora. Ora a minha esposa está sempre em casa, por vezes tem necessidade de aceder a conteúdos que estão no mediacenter, fotos, filmes, etc... E a maioria das vezes não o quer fazer na sala, prefere no portátil ou no Raspi que se encontra no quarto, isso implica ter o mediacenter da sala sempre ligado exigindo um consumo de um pc de bastantes watts sempre ligado.

Hoje falo-vos do all-in-one Western Digital My Net 900 Central, é um router wireless dual band 450Mbps a 2.4Ghz + 450Mbps a 5Ghz, inclui ainda um disco interno de 2TB, que serve para disponibilizar os conteúdos principais na casa digital, ou seja, este router permite utilizar o disco interno como NAS, mas também instalar as apps para iOS e Android e aceder de qualquer parte do mundo aos ficheiros alojados, como de uma cloud privada se tratasse. O router tem ainda 4 portas Gigabit, coisa que os routers de operador normalmente não possuem.



Este conceito não é novidade nenhuma, aliás este modelo já existe há algum tempo, existem ainda equipamentos de outros fabricantes, por exemplo o Apple Airport Time Capsule 802.11AC - 2TB, acho-o engraçado, mas em termos de dimensões é um matacão comparativamente com o WD, o que não quer dizer que não seja superior.

Chegamos ao ponto principal que me fez compra-lo, o preço em qualquer local ronda aproximadamente 220 Euros, a vantagem é que encontrei uma campanha em distribuição por 64 Euros + iva... Ou seja, ao preço de um disco de 2TB interno, ou seja, grande negócio!

Vou testar mais intensivamente o equipamento nos próximos dias, e caso faça sentido faço um novo post.


Consola Web


2 comentários:

  1. Olá amigo, queria muito ver uma demonstração de como usa o NAS com este dispositivo e se é possível usá-lo como usb hub, sendo uma porta o raspberry pi e a outra porta um hd externo wd passport ultra 2tb.

    Grato.

    ResponderEliminar
  2. NAS liga à rede... Portanto se tem disco lá dentro acedes via rede, não precisas de mais qualquer disco, nem HUb USB.

    ResponderEliminar