Raspberry Pi: ArkOS

"Your data...your rules" (Os teus dados...as tuas regras)

É sob este lema que surge a distribuição ArkOS para a Raspberry Pi, uma distribuição que pretende descentralizar a utilização de alguns serviços de empresas operando na cloud (e dos quais dependemos diariamente), devolvendo alguma privacidade aos nossos dados. Desenvolvido por Jacob Cook, um estudante de 23 anos, teve como principal motivação as recentes revelações envolvendo a NSA e a decisão que a Google teve em terminar com o serviço google reader contra a vontade dos seus milhares de utilizadores. Segundo Jacob:

"A ideia de que a NSA e suas equivalentes podem ter acesso a praticamente quaisquer dados hospedados na nuvem faz-nos pensar, a quem podemos confiar os nossos dados? Se cada um hospedar seus próprios dados esse trabalho se torna muito mais difícil. Se você adicionar criptografia e medidas de segurança adicionais, essa espionagem se torna praticamente impossível."

Para já, o arkOs está apenas disponível para a Raspberry Pi mas o seu criador tem como objectivo que este venha a ser um projecto a tempo inteiro. Um sistema operativo que possa ser instalado em qualquer desktop. Foi este o motivo pelo qual Jacob iniciou uma campanha de crowdfounding para o seu projecto.

Instalando o ArkOS, poderemos gerir e instalar os mais variados serviços através de uma simples interface web denominada Genesis. Alguns dos serviços que podem ser instalados são respectivamente:

-Email
-Chat
-Partilhas de aquivos na rede
-Servidor web
-Notas
-Servidor de Torrents
-DNS
-Alojamento na cloud (owncloud)
entre outros...


Empenhado em terminar de vez com o "middle-man", apenas o futuro nos dirá se esta distribuição será uma alternativa real aos serviços que utilizamos diariamente.
Se estiverem interessados no projecto não deixem de visitar, contribuir e testar.

Site oficial da distro: https://arkos.io/

Até breve.


0 Comments: