Raspbmc numa Pen Drive

Olá a todos,

Como certamente sabem, uso no meu Raspberry Pi o Openelec, já usei no passado o Raspbmc com alguns serviços em simultâneo (VPN, Wake-on-Lan, etc), mas o Openelec não dava a mensagem chata de ter desligado "à bruta" o Raspi, por isso optei por coloca-lo, pois sempre que a TV liga o Raspi encontra-se ligado por USB e faz o boot via cartão SD. O Raspbmc como estava em cartão SD e com todos os serviços a correr corrompia-se facilmente...

Ora, cansei-me de ter o sistema demasiado estável e resolvi fazer qualquer coisa para partilhar convosco, peguei num velho cartão SD de 2GB lento (que na altura deve ter-me custado os olhos da cara!), numa pen drive Kingston de 16GB. Instalei o Raspbmc no cartão com opção de instalar o sistema operativo numa drive USB.

Coloquei o cartão SD e a pen drive ligada e lá começou a longa instalação do Raspbmc...

Após instalado, coloquei o overclocking em modo fast, desativei o aviso mesmo chato de ter desligado à bruta, ia começar a configurar os addons e a testar as melhorias... e sou interrompido pela minha esposa que entra no quarto cheia de vontade de ver televisão!
Ou seja, amanhã vamos ver se acabo o serviço... para já não fiquei convencido, o boot é mais demorado do que com o meu cartão class 10 com Openelec... Fiquei tentado de colocar dois raspis lado a lado... Mas seria tarefa trabalhosa!

0 comentários:

Hardware: WD my Net 900 Central

Olá a todos!

Começa a fugir o bom tempo e começo a ficar por casa, e isso faz-me dar algumas asas à imaginação e por isso resolvi "kitar" mais um bocadinho a casa digital!

Voltando um pouquinho atrás, comentei há bastante tempo as minhas preocupações com consumos de energia desperdiçados, dar ter o wake-on-lan ativado, para sempre que quisesse aceder a dados cá em casa quando me encontro fora. Ora a minha esposa está sempre em casa, por vezes tem necessidade de aceder a conteúdos que estão no mediacenter, fotos, filmes, etc... E a maioria das vezes não o quer fazer na sala, prefere no portátil ou no Raspi que se encontra no quarto, isso implica ter o mediacenter da sala sempre ligado exigindo um consumo de um pc de bastantes watts sempre ligado.

Hoje falo-vos do all-in-one Western Digital My Net 900 Central, é um router wireless dual band 450Mbps a 2.4Ghz + 450Mbps a 5Ghz, inclui ainda um disco interno de 2TB, que serve para disponibilizar os conteúdos principais na casa digital, ou seja, este router permite utilizar o disco interno como NAS, mas também instalar as apps para iOS e Android e aceder de qualquer parte do mundo aos ficheiros alojados, como de uma cloud privada se tratasse. O router tem ainda 4 portas Gigabit, coisa que os routers de operador normalmente não possuem.



Este conceito não é novidade nenhuma, aliás este modelo já existe há algum tempo, existem ainda equipamentos de outros fabricantes, por exemplo o Apple Airport Time Capsule 802.11AC - 2TB, acho-o engraçado, mas em termos de dimensões é um matacão comparativamente com o WD, o que não quer dizer que não seja superior.

Chegamos ao ponto principal que me fez compra-lo, o preço em qualquer local ronda aproximadamente 220 Euros, a vantagem é que encontrei uma campanha em distribuição por 64 Euros + iva... Ou seja, ao preço de um disco de 2TB interno, ou seja, grande negócio!

Vou testar mais intensivamente o equipamento nos próximos dias, e caso faça sentido faço um novo post.


Consola Web


2 comentários:

Fórum de cara lavada

Caros leitores,

Faz alguns meses que "lançámos" o nosso fórum "aminhacasadigital". A plataforma, que começou essencialmente por ser uma comunidade no google+, é um ponto de passagem obrigatório para todos aqueles que procuram suporte aos seus projectos caseiros (ou às extensões portuguesas do XBMC) em Portugal e... Português.
Ponto de encontro entre curiosos, utilizadores e developers, o fórum "aminhacasadigital" conta hoje com mais de 1000 utilizadores registados e como tal, já estava a precisar de uma nova imagem. Sem tempo disponível para todos os projectos, só hoje foi possível fazê-lo. O logotipo do fórum ficou a cargo do LPZILVA.


Esperamos que seja do vosso agrado.

0 comentários:

Passaram a mensagem!

Olá a todos!

Esta mensagem é apenas um agradecimento a todos os leitores que visitam quase diariamente este blog, alimentado por mim e pelo Miguel Borges de Freitas.

Como sabem, sou felizmente uma pessoa bastante ocupada, tenho um trabalho que exige bastante de mim, vida pessoal com uma esposa, uma filha de 4 e um segundo filho a caminho. Ora quem trabalha neste blog, tem algum trabalho, tempo investido e por vezes não é fácil! Da minha parte sei que estou mais empenhado nestes temas no inverno muitas vezes porque o tempo me obriga a ficar por casa e dedicar algum do meu tempo aos hobbies.

Hoje recebi no trabalho a visita dos meus parceiros da HP, nas pessoas do Frederico Martins e da Susana Canto, que passaram a mensagem de alguns colaboradores da HP que são leitores do blog! O abraço foi entregue e foi com muito agrado que percebi que alguns dos meus parceiros no mundo sério do trabalho, acompanham as minhas brincadeiras domésticas! Obrigado a todos!



2 comentários:

Melhorias na performance do XBMC na Raspberry Pi

Olá a todos, 




Talvez tenha passado despercebido mas foram introduzidas (nos últimos dias) melhorias significativas no desempenho do XBMC na Raspberry Pi. Podem ver referências a estes desenvolvimentos no site oficial da Raspberry PI Foundation ou no no fórum do XBMC




Fiquem com um vídeo que descreve o acima referido melhor do que qualquer palavra:



As alterações estarão disponíveis nos próximos updates das distribuições mais conhecidas (Raspbmc e Openelec). Para os mais atrevidos e sem paciência para esperar podem experimentar as alterações através das nightly builds do Raspbmc (para o Raspbmc) ou, no caso do Openelec, instalando a mais recente costum build do Rbej para openelec .

Importa referir que a Raspberry Pi do vídeo acima está a correr o Openelec instalado numa pen usb 2.0 e tem um overclock elevado (que a vossa RasPi pode não suportar). No entanto, mesmo sem overclock as melhorias são bem visíveis.

A skin utilizada no vídeo chama-se Amber, sendo uma skin lightweight, modificada (da original) e optimizada para a Raspberry PI. Podem instalar o tema em questão através do repositório d'aminhacasadigital, na secção temas.

Podem também passar pelo tópico do nosso fórum caso tenham problemas na instalação.

Até breve

4 comentários:

Desenvolve addons para o XBMC (Linux user & developer)


Caros leirores,


Uma das mais conhecidas revistas do universo GNU, a Linux User & Developer, traz na edição deste mês um artigo sobre a construção de plugins para o XBMC. Caso estejam interessados, não deixem de aquirir ou consultar a revista.

Até breve

0 comentários: