Os vídeos dos filhos no carro...

Olá a todos!

Quem tem filhos, já se deparou certamente com o problema das viagens e manter a criançada lá atrás entretida e calma! Inicialmente a coisa resolvia-se com um leitor de DVD portátil e com um molho de DVDs atrás, e a ter que parar sempre que o DVD acabava. Felizmente quando fui pai pela primeira vez, já ripava todos os meus DVDs para ver no mediacenter em casa.

Hoje em dia com um simples tablet android, conseguimos divertir a pequenada com um videos do youtube, ou qualquer DVD que tinhamos ripado lá por casa... Ora o meu problema é que tenho um iPad3 Wifi 16GB, logo com o iOS, apps, fotos, filmagens, pouco espaço ou mesmo nenhum sobrava para colocar qualquer coisa para a minha filha. Sei, no entanto que existem drives wireless para expandir o espaço do iPad para casos como este, contudo são caras, tem mais ou menos 4 horas de autonomia e era mais uma coisa a carregar, pois se a deixasse ligada ao isqueiro do carro, o mais certo era ter um vidro partido quando chegasse à viatura. Posto isto cabe a um pai tecnológico, por os conhecimentos em prática!

Solução: iPad + Smartphone Android + Wifi Tethering + Samba Filesharing for Android


  1. Copia para o cartão SD os vídeos para a pequenada!
  2. Pega no teu Smartphone Android e instala o Samba Filesharing for Android
  3. Instala e configura o acesso ao SD Card, vai a "Other Fileshare Setting" / "Second Shared Folder" e seleciona o teu cartão.
  4. Ativa o Wifi Tethering / PA Móvel. Nota que poderás desativar o 3G, caso não queiras correr riscos de consumos de tráfego por acidente.
  5. Abre o Samba Filesharing e fazes "Enable".
  6. Verás, que caso não tenhas alterado o netbios name do smartphone o caminho de rede será "\\ANDROID\
  7. Ligas o teu iPad à tua rede do smartphone.


  8. Abres o XBMC e adicionas a localização de rede a apontar para o cartão SD no smartphone.
  9. Desloca-te até à pasta adicionada e põe a tocar aleatório e a repetir.
  10. Coloca o iPad no encosto de cabeça do carro e desfruta de uma viagem sossegada! Nota: uns phones dão sempre jeito!

Bom Carnaval!

9 comentários:

  1. Isso de sossegar a pequenada pondo-os a vegetar frente a um ecrân...

    Prefiro os métodos antigos: cantorias, jogos, conversas, pausas para esticar as pernas...

    ResponderEliminar
  2. Se tem XBMC no iPad, significa que tem JB. Assim sendo, nada como usar o Apple Camera Connection Kit (não é um investimento muito caro, também há opções chinocas mais baratas) com o SD Card que tem os vídeos, montá-lo (se não ficar automaticamente, fazer via iFile) e depois adicionar a source no XBMC.

    ResponderEliminar
  3. Nuno, excelente dica!
    Por acaso não me lembrei desse acessório! A ideia era usar aquilo que temos à mão... Mas admito que esse processo será bem mais simples! Por vezes tenho tendência de imaginar cenários rebuscados... Está no sangue e não há nada a fazer!

    ResponderEliminar
  4. Ola a todos, instalei a pouco tempo o xbmc e parece ser um programa espetacula....parece pois porque infelizmente tenho um problema...
    Tentei instalar a TV Portuguesa como muitos e aparece o pedido de atualização do librtmp e o seu site, o problema e que foi apagado e agora gostava de saber como posso obter a atualizaçao recente do librtmp

    Agradecido se houver uma resposta :)

    ResponderEliminar
  5. Atualização librtmp está explicada na página do developer desse add-on aqui: http://fightnightaddons.atwebpages.com/, procurar por 'Actualizar o ficheiro librtmp'. Depois da atualização, tem de desativar o aviso do librtmp nas definições do add-on no XBMC.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Nuno, obrigado pela a explicação, mas fiz isso e tenho uma duvida, devo de apenas fazer download do dll ou ter que fazer mais alguma coisa? Porque fiz download do dll e fiz a substituição desse dito dll mas mesmo assim nao funciona

    ResponderEliminar
  7. Utilizem por favor o forum, onde todos se podem ajudar mutuamente.
    http://forum.aminhacasadigital.com

    ResponderEliminar
  8. Ricardo,

    Quando tenho falta de espaço no meu ipad tenho uso o tablet da minha mulher que é android e posso ler os filmes de uma simples pen.

    Adoro a apple mas o android tem obviamente suas vantagens.

    abraços a todos.

    ResponderEliminar
  9. É, felizmente tmbém quero ter filhos, não vegetais em frente a um ecrã. E já agora, tablet Android 32 GB + 64 GB SDCard >>>> Ipad

    ResponderEliminar