PiPplware - A distribuição para Raspberry Pi em Português

Olá a todos!

O Pplware, conhecido site sobre tecnologia desenvolveu uma distribuição em Português para o Raspberry Pi! Tiro-lhes o meu chapéu pela inciativa, bem como transcrevo o post deles, aqui para o nosso blog.

Mal possa, testo a distribuição e deixo o meu comentário.

Quem quiser pode testar e manifestar a sua opinião nos comentários ou forum.

Link para o artigo: http://pplware.sapo.pt/linux/pipplware-1-0-a-distribuicao-para-o-teu-raspberry-pi/

----------------------------


PiPplware 1.0 – A distribuição para o teu Raspberry PI
Funcionalidades principais:
  • XBMC 12.3 (media center de um repositório sempre actualizado, com a possibilidade de instalarem as ultimas versões beta do XBMC 13 “Gotham”)
  • XFCE (ambiente de trabalho personalizado de modo muito semelhante ao do Xubuntu)
  • RetroPie (conjunto de emuladores de consolas (+ de 15!) como p. ex. Mega Drive, Super Nintendo, Gameboy, ZX Spectrum, Playstation 1, etc. Roms não incluídas por questões legais)
  • Goolge Chromium
  • Lxmusic
  • Omxplayer (para verem vídeos directamente no XFCE)
  • Alguns repositórios e addons para o XBMC como por exemplo o Youtube, Transmission e TV Portuguesa
  • e muito muito mais…
  • Cliente e Servidor Samba (partilha de ficheiros do Windows)
  • XRDP + VNC (aceder ao ambiente de trabalho do PI noutra maquina com Windows, linux ou Mac)
  • Transmission-daemon (para controlar o download de torrents remotamente)
  • XBMC web server (para controlarem o XBMC remotamente)
  • SSH
Como Instalar no Raspberry ?
Depois de vários meses de trabalhos, eis que chegou o dia de apresentar a nossa distribuição para o Raspberry PI. Chama-se PiPplware (nome sugerido pelo nosso leitor Miguel Freitas e escolhido por unanimidade pelo nosso grupo de Raspberry PI no Facebook) e é desenvolvida pelo nosso leitor Diogo Santos.
Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.
pipplware_02
Actualmente são várias as distribuições disponíveis para o Raspberry PI. No entanto não há nenhuma com suporte em português e, em especial, que seja flexível à integração de funcionalidades que vão sendo sugeridas.
Por isso decidimos criar uma versão mais “home user” para tarefas mais virada para o entretenimento, mas sem descurar tudo o resto que é possível fazer com um sistema linux, uma espécie de todo terreno.
pipplware_000
Assim é possível ter este pequeno equipamento a funcionar como Media Center (talvez o caso mais usual), mas também com um ambiente de trabalho, mais familiar, atractivo e simples, de modo a permitir outras tarefas básicas como visitar uma pagina web, escrever um texto ou umas linhas de código e umas contas na calculadora.
pipplware_00
Um dos pontos fortes do Pipplware é a inclusão do Retropie (conjunto de emuladores de consolas)! Para além das características já referidas, o Raspberry passa a ser também uma plataforma de jogos “retro” de antigas consolas!
Quem não se lembra de clássicos como o Contra, Sensible Soccer, Super Mario, Zelda e o Street Fighter? Pois bem tudo isto agora é possível no Raspberry Pi sem grandes complicações!!!
snapshot5
Apesar de já existirem algumas distribuições para o Raspberry Pi, são muito poucas aquelas que oferecem todos estes recursos, num único sistema operativo!
snapshot0
Para além dos seguintes serviços pré configurados:
O sistema arranca por omissão para o Retropie, onde através de uma interface gráfica, é possível carregar os vossos jogos, alternar entre outras interfaces, realizar configurações adicionais, etc.
snapshot1
Este sistema antigamente conhecido como “Raspbian XFCE + XBMC”, é baseado no Raspbian e 100% compatível com este. É uma evolução e inclui algumas optimizações para uma melhor performance especialmente na leitura e escrita em drives externas e transferências por rede.
snapshot2
O processo de instalação é muito simples e igual ao do Raspbian. Basta inserir um cartão SD previamente formatado (podem usar o SD Formatter ou um equivalente para o vosso SO) num computador e gravar a imagem com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac) – Brevemente iremos disponibilizar vários tutoriais.
Depois basta inserir o SD no Raspberry e ligá-lo. E está pronto!
Não se esqueçam de na 1ª inicialização escolherem a opção 3 “Raspberry Pi Configuration” e depois seleccionar“Expand Filesystem” para utilizar todo o espaço do vosso cartão.

Download: PiPplware 1.0

1 comentário:

  1. Peço desculpa, mas não percebi. Eu no meu Raspmc instalado no Raspberry PI, só tenho instalada a versão XBMC.
    Com o PiPplware além do XBMC poderei ter por exemplo o REtro Pi?
    Cada vez que inicio o Raspberry Pi opto pela Aplicação que quero utilizar?
    O Retro PI já vem com alguns jogos instalados?
    Obrigado

    ResponderEliminar