Home Server: Um novo habitante na minha casa digital!

Olá a todos!

Conforme já tinha partilhado na nossa página do Facebook, estou a preparar um novo Home Server, aqui para A Mjnha Casa Digital...

Tem sido uma semana intensa, pois quis fazer aproveitamento de discos existentes cá em casa, mas isso obrigou-me a fazer backups em vários discos mais pequenos, ou seja, uma trabalheira de monta e desmonta discos, tempos de espera e mais um disco de 1TB avariado, aprendi uma coisa discos Hitachi não entram mais cá na Casa!

Vou criar uma série de posts do gênero tutorial, que servirá para vos ajudar e como meu guia futuro. Não será certamente o melhor dos home servers, mas acredito que com algum tempo ganhará alguns pontos.

Vou instalar Ubuntu 13.10, é uma aposta pessoal, depois de ter usado como homeservers cá em casa, o Windows Home Server 2008, FreeNAS, Amahi. Tenho um longo caminho pela frente, pois como tenho dito, estou a anos luz de ser um guru em Linux, mas com paciência e persistência a coisa vai!

A minha vítima será o Micro Server G7 da HP, que me foi gentilmente oferecido por um cliente que o tinha empacotado novo num canto... E como costumo dizer... Tudo se aproveita!

Fiquem atentos, comentem e dêem ideias sff!

3 comentários:

  1. Muito bom. Ficamos á espera.
    Essa caixa é específica para esse serviço não é?

    Ass. Karluz

    ResponderEliminar
  2. É um dos bastantes utilizados... O consumo é baixo, suporta 4 discos e tem RAID 0 / 1...

    ResponderEliminar
  3. Hitachi não? isso é porque não tiveste problemas com Seagates... foram 3 seguidos numa semana

    ResponderEliminar