Tutorial: Ubuntu Home Server - Parte 1 - Instalação

Olá a todos!

Vou então começar a instalação do Home Server.

O meu servidor é um HP Proliant Micro Server G7, suporta até 4 discos SATA, tem 4GB de RAM e um Processador Dual Core AMD. A máquina tem uma fonte de alimentação de 150W e o ruído é quase inexistente.

Instalei nesta fase apenas 2 discos de 2TB, que nesta fase é o suficiente, pois como sabem, a minha principal preocupação são as fotos e filmagens. Já criei um RAID 1 para estes 2 discos de 2TB, logo terei estes dados salvaguardados em caso de falha de um disco.

Fiz download do Ubuntu na versão 13.10 na versão de 64 Bits, quem pretender utilizar uma máquina mais antiga para o efeito pode usar a versão de 32 bits.

Para a instalação evito sempre ter que ripar um DVD, por isso para o instalar via flash drive utilizei o Universal Linux UFD Creator

Basta executar este software, selecionar o Ubuntu, indicar o caminho do ISO do Ubuntu, selecionar a flash drive, validar a formatação da mesma e concluir. Após uns minutos, temos a nossa flash drive pronta a instalar o Ubuntu.

O processo de instalação de sistema operativo não me parece fazer sentido mencionar... Bora então aguardar que a máquina fique pronta!

0 Comments: