Análise: DI-O by Chacon - Pack de 3 Módulos de Tomada e Comando (Starter Kit)

Olá a todos!
Como certamente alguns de vocês sabem, há muito tempo que tenho curiosidade sobre domótica, contudo no meu leque de contatos, bem como no Fórum da Minha Casa Digital não conheço ninguém com know-how nesta área. Assim sendo e por necessidade resolvi "meter os pés ao caminho" no sentido de dar o pontapé de saída a uma coisa que acredito que passo a passo poderei crescer em conhecimento: a domótica.

Assim sendo comecei bem por baixo, adquiri no Leroy Merlin um Kit de iniciante da DI-O by Chacon - Pack de 3 Módulos de Tomada e Comando. Eu sei, não é novidade nenhuma! Mas por algum lado temos de começar! Há anos que via as tomadas com comando em várias lojas, mas acabava por nunca trazer... Ontem foi o dia! A razão é simples, sempre que pensava em domótica pensava que gostaria de obter conhecimento com alguém que tivesse passado as dores de escolher a melhor tecnologia, X10, Zigbee, Z-wave, etc... Mas por 27 Euros pareceu-me valer a pena trazer e assim o fiz.
Por outro lado sinto que é apartir de agora que a domótica vai estourar. Vimos por volta de 2011 que a Google anunciou a aposta no Android at Home, senti que a coisa ia avançar, contudo o projeto não avançou. À dias a Apple anunciou que iria entrar neste mercado, ora somando 2+2 e dado a quantidade de fanboys da Apple existente por aí, acredito que a coisa vai estourar e a Google e a Microsoft lá terão que correr contra o prejuízo.

Quando ao Starter Kit não há muito a dizer, faz aquilo a que se propõe. Liga-se à tomada, ativa-se o canal pretendido no comando e funciona até 30 metros, porreiro!
Saliento uma falha no equipamento, deveria ter em cada tomada um botão de On-Off manual, pois caso não tenhamos o comando perto da divisão, necessitamos ir busca-lo.
O meu caso prático é este: De manhã acordo e tenho o comando no quarto, e faço ON no canal número 3 que é a máquina de café, ora com isto consigo ter a máquina de café prontinha a tirar quando vou tomar o pequeno almoço, muito porreiro! Contudo, se mais tarde quiser um café e não tiver o comando na cozinha, ou tenho que me deslocar para pegar no comando, ou tenho que tirar o módulo da tomada e ligar direto. Ou seja, um botão de on/off manual vinha mesmo a calhar!

A utilidade que dei aos restantes 2 comandos foi para o quarto da minha filha, pois do meu quarto à noite desligo a televisão, para evitar ficar ligada toda a noite e também controlo o candeeiro de luz de presença. Mais módulos de tomadas tivesse, mais utilidade lhes daria!

Próximos passos:

A Central MyFox parece interessante, e vi um modelo a metade do preço do link indicado, a vantagem da Central face ao comando programável, é que permite que seja controlado de fora de casa, bem como penso que suporta até 60 canais.

Se alguém estiver interessado em partilhar experiências sobre temas de domótica, que fale comigo p.f.

4 comentários:

  1. Boas por curiosidade onde viste a central myfox a metade do preço?

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho testado um pouco o Z-wave e acho muito interessante o que se consegue fazer com ele. Software existe a monte por aí e até num raspberry pi se consegue colocar a funcionar. Contras, o preço dos módulos que são um pouco caros, mas a meu ver compensa pela versatibilidade.

    ResponderEliminar
  3. Benjamim, no Leroy Merlin, tinha lá.
    Pissos, o preço é interessante, o botão resolve muita coisa, mas é a compatibilidade para a evolução que te falo? Estará garantida?
    Ricardo, tens referências de preços de módulos para z-wave? E os controladores?

    ResponderEliminar
  4. Os módulos são bem mais caros que por rádio frequência, sendo que se encontram módulos de tomada a menos de 40eur.
    Em termos de controlador, para quem tiver um servidor em casa é só adicionar uma pen z-wave que também as há na casa dos 40eur, quanto a software existe muita coisa open source para isso.

    Não posso por agora ser muito preciso pois a empresa onde trabalho está a abrir um departamento para segurança e domótica onde terei esses produtos e soluções, e ainda não está tudo definido.

    ResponderEliminar