KODI - Retroplayer branch

Olá a todos,

Aproveitando ainda o facto do anúncio da mudança de nome do XBMC ser bastante recente, falo-vos hoje de um projecto que já se encontra em desenvolvimento pela equipa do xbmc (errr..kodi-team) há bastante tempo, o Retroplayer.
Provavelmente passou demasiado despercebido na "guerra XBMC vs KODI" e nas discussões existentes pela internet relativamente à mudança repentina de nome, mas existe um outro pormenor no nome do software que também irá sofrer alteração. De XBMC Media Center, o nosso conhecido "media center" passará a denominar-se Kodi entertainment center. Repararam no pormenor? Porquê esta alteração de media center para entertainment center? Muito simples...uma inclusão futura do retroplayer branch.

Apesar de ainda não se saber se esta inclusão será feita na versão 14.0 (Helix) ou incluída posteriomente na versão 15, o nosso "media center" (errr...entertainment center) passará a ser muito mais do que um software de gestão e visualização dos nossos ficheiros multimédia, alargando-se também ao universo dos jogos em geral (e dos emuladores em particular).

O projecto retroplayer é um branch do xbmc (ainda em desenvolvimento), que nos permitirá viajar no tempo e jogar alguns dos famosos jogos das antigas consolas no player do xbmc (com integração completa!). Terá uma API para controladores e addons próprios (do tipo "game") que não serão mais do que os emuladores das várias consolas. O esquema geral de funcionamento do retroplayer encontra-se na imagem abaixo:


O projecto utiliza a libretro (http://www.libretro.com/), uma interface de desenvolvimento de código aberto que assegura a comunicação entre os jogos, os emuladores, os controladores, etc.

Podem saber mais sobre o projecto aqui: http://forum.xbmc.org/forumdisplay.php?fid=194
Podem encontrar e seguir o código deste branch aqui: https://github.com/garbear/xbmc/
Podem encontrar links para download das versões mais recentes (openelec 32/64 bits apenas) aqui: http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=173361

Infelizmente os links para o download das versões windows e osx já não existem. No entanto, se compilarem as vossas próprias versões ou encontrarem cópias dos ficheiros, podem deixar nos comentários a este post.

Para aguçar a curiosidade deixo um vídeo do retroplayer, para que tenham noção do que o futuro do kodi nos reserva:



Até breve.

0 Comments: