Bricolage: HP Microserver com 6 Discos

Foge o calor e a tentação de ficar em casa é maior, e com isso começamos a imaginar pequenos melhoramentos que gostávamos de fazer em casa... Foi o caso deste pequeno melhoramento que fiz no HP Microserver cá de casa.

O HP Microserver suporta nativamente 4 discos, mas possui uma baía de 5,25 que pode vir com um gravador de DVD, ou vazia, dependendo da configuração adquirida, no meu caso, vinha com DVD, retirei-o e coloquei lá um pequeno disco SSD para o sistema operativo, como já havia mencionado num post anterior.



Ora, aquele buraco estava a fazer-me muita confusão... E então resolvi tornar um problema de aspeto / funcionalidade numa oportunidade de melhorar o servidor doméstico colocando na baía de 5,25 dois discos. 
A solução nada tem de transcendente, apenas escolhi uma gaveta de discos que fosse de encontro às minhas necessidades: uma Icybox Hot Swap Icydock Duo 2.5"+3.5" SATA/SSD, ou seja, permite colocar um disco de 2,5" e outro de 3,5".



Como dá para verificar, a gaveta possui uma alimentação única para ambos discos e 2 entradas SATA. Ora aqui é onde reside o principal problema do HP Microserver, pois na parte de cima apenas possui 1 interface SATA para a unidade de DVD, não existem mais interfaces SATA disponíveis no servidor.

A solução encontrada passa por ligar um cabo eSATA para SATA e ligar um dos discos à porta eSATA que se encontra no exterior do servidor, é alguma bricolage, pois é necessário dobrar parte de uma das portas PCI-X e fazer o cabo passar para a parte de cima. Tarefa que ainda não consegui realizar, pois não existem para entrega imediata estes cabos no mercado... Nem sequer na famosa Aquario cá no Porto.

Ficam as fotos finais do pequeno melhoramento efetuado.







0 Comments: