Dicas media-center (Android): Screen adjuster




Boa tarde a todos,

Dado o recente interesse na utilização de boxes / mini-pc's Android como media center doméstico (fruto da nossa parceria com a geekfc) inicio hoje uma nova rubrica que pretende dar a conhecer algumas dicas para a resolução de problemas comuns do nosso media-center.
Esta rubrica não pretende ter um período fixo (vou escrevendo conforme me apetecer ou sobre problemas reportados no nosso fórum) nem pretende ser específica a uma só plataforma. Tal significa que hoje poderei escrever sobre sistemas Android como amanhã escrever sobre a Raspberry Pi ou outros dispositivos Linux. A probabilidade de escrever sobre Windows ou OSX é baixa. Quem me conhece, sabe perfeitamente a minha aversão a ambos os sistemas operativos. :)

Passando ao que importa:

Um dos problemas comuns do Android é o facto de, quando ligado por HDMI a um televisor, apresentar uma imagem demasiado escura. Este é um problema que afecta a grande maioria dos dispositivos Android e depende da firmware/drivers em utilização.
O problema poderá ser minimizado ou solucionado no próprio televisor alterando o brilho ou o contraste. No entanto, alterando essas definições, a imagem dos restantes aparelhos ligados à TV poderá também sofrer alterações. 

Geralmente, o brilho e/ou contraste não pode ser alterado nas definições do Android. Nesses casos, uma possível opção é a utilização da aplicação Screen-Adjuster. Esta permite alterar vários dados do output como por exemplo a tonalidade da imagem, o brilho e o contraste.



Outra vantagem desta aplicação reside no facto de poder ser iniciada com o próprio Android (autorun) mantendo as nossas definições favoritas após reboot.

Fica a dica.

Até breve,

Miguel

0 Comments: