Dicas Media-Center (Multiplataforma/Raspberry pi): Melhorar a performance do XBMC

Este post replica um dos tutoriais do fightnight no nosso fórum (com algumas modificações).

Por vezes o XBMC tende a ficar lento a abrir os addons, menus e certas pastas. Este tutorial permite melhorar o desempenho do sistema.

Passo 1: Certamente têm addons instalados que já não usam ou não fazem falta. Ao remover esses addons liberta espaço e memória do XBMC. Vão a Definições->Add-ons->Add-ons activados e façam uma limpeza dos addons. Não removam add-ons importantes para o sistema.



Passo 2: Agora que fizeram uma limpeza dos addons, vão ter certamente repositórios que não são necessários. Vão a Definições->Add-ons->Obter Add-ons e entrem no 1º repositório. Verifique se tem algum addon instalado/activado. Caso tenham, não apaguem o repositório uma vez que o add-on irá necessitar dele para futuras actualizações. Caso não tenham, podem remover o repositório visto que nenhum addon está dependente desse repositório. Façam o mesmo para todos os repositórios que tenham instalados.


Este passo é muito importante. Uma vez que o XBMC verifica regularmente se existem actualizações, limpando os repos não necessários reduz o tempo de actualizações.

Passo 3: Sempre que algum addon é actualizado, o zip da instalação é transferido e fica alojado na pasta "packages". Com o tempo essa pasta tende a ocupar muito espaço e não há problema ao apagar. Basta ir à pasta do XBMC (windows r %appdata%/xbmc) e entrar na pasta addons. Lá dentro vai estar a pasta packages. Basta apagar o conteúdo dessa pasta.

Passo 4: Para este passo necessitam de ter um "olho afinado" que faz toda a diferença. Vão a Definições->Add-ons->Obter Add-ons->fightnight repo->Programa Addons e instalem o addon "Autoruns". Executem o addon que se encontra no menu "Programas".

Certos addons são iniciados no arranque do XBMC em modo serviço para fazer certas tarefas (actualizar biblioteca, funções temporizadas, etc.). Muitos destes serviços dos addons não são necessários e pode-se reduzir drasticamente o tempo de inicialização e utilização do XBMC com o addon autoruns.

Por exemplo, se tiverem um addon instalado que faz a integração com a biblioteca do XBMC, este terá obviamente um serviço associado. Este serviço fica a correr desde que iniciam o XBMC. No entanto, em dispositivos limitados (como a Raspberry Pi) a utilização deste tipo de funcionalidades torna o sistema muito lento. São por isso muito poucos os utilizadores que irão usufruir destas funcionalidades. No entanto, mesmo que não utilizem a funcionalidade, o serviço continuará sempre activo e a executar uma determinada função em intervalos de tempo constante (normalmente na ordem dos segundos!!).

O addon autoruns lista todos os addons que são iniciados com o sistema e com o addon é possível desactiva-los.


Os serviços devem ser desactivados conforme a utilização/intenção do utilizador. Caso utilizem o modo biblioteca com algum addon, não devem desactivar esse addon.

O addon auto-runs é o que está na foto acima e desactivando alguns serviços de addons de integração com a biblioteca. script.common.plugin.cache não deve ser desactivado!

Caso tenham problemas com a desactivação de algum serviço, podem reactivar normalmente o mesmo.

Créditos do tutorial: Fightnight

0 Comments: