Superceleron custom ROM (CS968 Android Box - chip htc MTK)

Boa tarde a todos,


Como sabem, há algum tempo atrás vários membros do nosso fórum uniram esforços para me oferecer uma box Android para desenvolvimento. O facto de não ter, na altura, nenhum dispositivo Android capaz de correr o XBMC fazia com que muitos dos meus addons fossem férteis em erros nas plataformas Android e o pŕoprio desenvolvimento e suporte ser feito "às escuras" (sem ser devidamente testado) necessitando de constantes testes por parte dos utilizadores do XBMC em android.


Felizmente, o Crackerjoe (nick no nosso forum) dono da geekfc.eu ofereceu-se para recolher os donativos dos utilizadores interessados e para me disponibilizar uma box Android para ajudar no desenvolvimento. A box escolhida foi a CS968 Quadcore com chip RK3188T. Não se deixem enganar pelo seu preço reduzido e por ser a box mais fraca apresentada no catálogo da loja...é um mini-pc poderoso, capaz de cativar até o utilizador mais exigente (eu lol). 

Rapidamente substituiu a minha Raspberry Pi como media-center principal aqui em casa devido à rapidez da navegação e à forma como consegue fazer o decode do conteúdo HD (libstagefright funciona devidamente). Como se a óptima experiência com o XBMC/Kodi/SPMC não bastasse, consegue aliar toda a panóplia de aplicações android que usamos diariamente nos nossos dispositivos móveis. 
Apesar de ainda não ter reservado um tempo para escrever acerca das specs desta box, dos seus pontos fortes e fracos e da minha experiência de utilização (irei fazê-lo brevemente) podem confiar na minha palavra. É uma opção segura, bastante funcional e que garante uma boa experiência com o XBMC.

A firmware de origem é feita por developers chineses (já sabemos o que a casa gasta...), desde cedo detectei alguns bugs na box. Tive algumas dificuldades em atribuir um ip estático (o mac address era diferente a cada reboot dificultando a definição das regras de port-forwarding) e sempre tive a impressão de que seria possível optimizar o comportamento e a performance da box.

É aqui que entra o utilizador superceleron do nosso fórum. Detentor de uma box idêntica e com bons conhecimentos ao nível do desenvolvimento de ROM's e Kernels para Android, desenvolveu duas Roms customizadas que nos possibilitam tirar o máximo partido desta box. Estão disponíveis duas ROMS, uma a 720p e outra a 1080p.
Podem fazer o download de ambas nos seguintes links:

720p
https://mega.co.nz/#!VhQzASjC!aMUcQJvMq ... 0wl-KKMy6E

1080p
https://mega.co.nz/#!14YDST6S!yHS_aPfOh ... WVu-b4Jfuk

Tenham atenção ao facto de ambas as ROMS apenas se aplicarem às boxs com chip eth-usb htc MTK. Existem variações desta box com chip AP6210. Nestas, o bluetooth e o wifi não irão funcionar. Talvez no futuro o SuperCeleron esteja disponível para realizar ROMS para essa variação da box.

As melhorias introduzidas nesta ROM são respectivamente:
  • Root activo
  • Kernel D33 modificado e compilado a 720p/1080p (código fonte: https://github.com/Dee-UK/D33_KK_Kernel)
  • Overclock da GPU para 798mhz (original da box ≃ 400 mhz)
  • Custom Recovery CWM
  • Remoção de apps de origem e bloatware
  • Versão mais recente do SPMC (13.3.3) com os patches mais recentes para a librmtp ("10-3-14 Fixed TCommand&K")
  • Nova launcher
  •  Mac address ethernet constante (para alterarem para um outro à vossa escolha editem o ficheiro myethfix.sh em /system/bin)
  • Fix para o drivers da placa ethernet
  • Boot image e boot animation personalizadas (com referência ao nosso espaço :) ).


Relativamente aos scores da box no Antutu as imagens falam por si (comparação das ROMS 720p):

Stock ROM:


SuperCeleron Custom ROM:


Para instruções detalhadas acerca do processo de instalação (ou outras informações sobre a box) podem visitar o tópico a ela dedicado no nosso fórum: http://forum.aminhacasadigital.com/viewtopic.php?f=54&t=1157

Mais tarde farei uma review completa desta box.

Desde já agradeço ao Crackerjoe da GeekFc.eu, a todos os utilizadores do fórum que doaram uns euros para a oferta desta box. Ao Superceleron pelo seu fantástico trabalho no desenvolvimento destas ROMS um enorme, enorme obrigado. Estamos a ficar com uma equipa multi-disciplinar... :)

Até breve,

Miguel

PS: Não nos responsabilizamos por eventuais danos causados nos vossos equipamentos. A instalação de firmwares alternativas destina-se aos utilizadores avançados e deve ser feita por vossa conta e risco.

0 Comments: