Chegou o Kodi: Primeira versão estável (Helix v14)

Em época natalícia, a XBMC foundation decidiu presentear-nos com a prenda que todos aguardávamos...o lançamento da primeira versão estável do Kodi, sucessor do XBMC.

Para além da alteração do nome do software (e logótipo) devido a questões legais, são várias as melhorias e novas funcionalidades da versão Helix. Algumas não afectam todos os utilizadores e passarão despercebidas. Como tal, abaixo encontra-se um resumo das alterações presentes no Kodi:

Update do FFMPEG para a versão 2.2.4

ffmpeg-logo
Para os utilizadores isto significa que o Kodi é agora capaz de reproduzir conteúdo h.265 (também conhecido como HEVC) e com o codec de vídeo VP9. A utilização destes codecs pode resultar na redução drástica do tamanho dos ficheiros de vídeo mantendo a mesma qualidade. Por exemplo, um ficheiro com 40GB pode ser comprimido num ficheiro de apenas 20GB. Com o incremento nas resoluções (4K) esta funcionalidade será de grande importância no futuro.


Bibliotecas
A biblioteca do Kodi recebeu (e continua a receber) também algumas melhorias. O scan da biblioteca é agora muito mais rápido sendo principalmente notório nos dispositivos Android e iOS no primeiro scan da biblioteca. Também existem melhorias ao nível da partilha por UPNP sendo o Kodi agora totalmente compatível com alguns conhecidos servidores com implementações upnp como o PlayOn e o MediaBrowser. O trabalho da equipa continua a ser realizado no sentido de melhorar o suporte adicional a várias categorias da biblioteca tais como a data, pontuação, votos e artwork.

Utilizador com maior controlo sobre o comportamento do Kodi
Duas novas funcionalidades foram introduzidas traduzindo-se num maior controlo do Media-Center por parte dos utilizadores. Em primeiro lugar, os utilizadores podem agora impedir que os addons se actualizem automaticamente sem forçar a actualização (force update) como acontecia no XBMC. Podem também impedir que existam notificações de actualização de addons ou simplesmente manter o comportamento actual (auto-update).
A segunda grande funcionalidade é a alteração do teclado e a possibilidade dos utilizadores poderem escolher o layout deste teclado. O padrão é o QWERTY embora seja possível alterar este layout para uma vasta gama de países e/ou disposições.

retouched
Android, iOS e sistemas embedded

Para Android: melhorias ao nível da reprodução de vídeo acelerada por hardware incluindo melhor suporte para vários chipsets, melhoradas as opções de "fast-forward" e "rewind", suporte 4K para o chipset AMLogic s802. 
Para o iOS: melhorias no suporte ao Airplay que parece estar totalmente operacional para todas as plataformas (excepto algumas falhas no Android). Foi também adicionado suporte para a SOC Freescale i.MX6. 

Windows, OSX e Linux
Todas estas plataformas continuam a receber melhorias ao nível da reprodução de áudio tendo sido resolvidas muitas das incompatibilidades/bugs relacionadas com o áudio/sincronização. Utilizadores de Windows notarão grandes melhorias na reprodução de vídeo acelerado por hardware (DXVA).
Para os utilizadores Linux, a equipa da Intel colaborou com a Team-Kodi para a resolução de um bug antigo que causava bloqueios contínuos do XBMC após um determinado período de tempo. Os utilizadores de HTPC's com gráficas Intel como o Intel NUC e a Chromebox têm agora disponível o desentrelaçamento (deinterlace) de vídeo na secção de Tv ao Vivo (e outras opções) devido à nova implementação do VAAPI (Video Acceleration API).

PVR
As janelas de PVR foram totalmente desenhadas e são agora melhores e mais eficientes. Foi adicionado suporte para os sub-canais ATSC (utilizadores americanos).

Avisos e Notas
Este lançamento marca a mudança para o novo nome Kodi. Se instalarem o Kodi sobre uma versão antiga do XBMC toda a vossa biblioteca e addons serão transferidos automaticamente para o Kodi, o que tornará a alteração novamente para o XBMC bastante complicada.
Será possível que algumas skins e outros addons não sejam AINDA totalmente compatíveis com o Kodi. As Skins (temas) serão adicionadas ao longo do tempo ao repositório do Helix.
No OSX, pelo facto do Kodi não ser uma aplicação assinada deverá ser necessário aceitar o aviso de segurança apresentado.
Alguns bugs deverão ainda existir e serão certamente corrigidos em futuras breves versões do Kodi (14.1 e seguintes). Assim, se encontrarem bugs por favor comuniquem-nos através dos canais oficiais (forum.kodi.tv e trac.kodi.tv).

Chegou a altura de actualizarem o vosso Media-Center!

Download:


Boas festas a todos os leitores do blog e utilizadores do fórum,

Miguel

2 comentários: