Dicas Media-Center: Keystrokes

Olá a todos,

Esta é uma dica muito simples mas certamente desconhecida para muitos de vós. Apesar de não ser a forma ideal para controlo do vosso media-center...acreditem que é bastante útil em casos específicos e, por esse motivo, merece ser referida no blog. 

Quantas vezes não vos aconteceu necessitarem de controlar o vosso HTPC ligado à TV mas...ou não sabem do comando, ou o comando IR/HDMI CEC é lento na resposta, ou simplesmente não vos apetece procurar o smartphone/tablet e configurar uma app de controlo remoto? 

Certamente que nesses casos (partindo do pressuposto que estão a utilizar um computador nesse preciso instante) já desejaram que fosse possível conseguir controlar o media center utilizando o teclado do vosso portátil/pc. Como se esse teclado estivesse miraculosamente ligado ao vosso HTPC...

É aqui que entra a conjugação das keystrokes do teclado do vosso portátil e da JSON-RPC API do kodi através da utilização de "aplicações" específicas que as utilizam. Estas "aplicações" tiram partido dos shortcuts disponíveis no kodi. Para conhecerem todos os keyboard shortcuts disponíveis no kodi podem visitar esta página: http://kodi.wiki/view/Keyboard_controls . Deixo dois exemplos de "aplicações que as utilizam: a web interface chorus e a extensão PlayToXbmc.

Web-Interface: Chorus

Caso não saibam, é possível controlar o kodi através de uma interface web. Existem várias interfaces disponíveis no repositório oficial do XBMC, sendo que a interface padrão é um pouco limitada. Simplesmente activem o webserver em sistema -> definições -> serviços:


E seguidamente navegem até http://ip-do-media-center:porta através do vosso browser. No meu caso 127.0.0.1 (localhost) e 8080.

Para tirarem partido das keystrokes, necessitam de instalar uma web-interface que as suporte. Infelizmente, a web-interface padrão (imagem acima) apenas possui um simples remote que podem utilizar para controlar o media-center com o vosso rato...clicando nos respectivos comandos.

A web-interface "Chorus" é provavelmente a melhor, mais apelativa e mais completa web-interface para o Kodi. Está no repositório oficial e existem planos para que esta se torne a web interface padrão quando o kodi atingir a versão 15.0. E...Suporta key strokes!

Para instalarem:

Sistema -> Definições -> Addons -> Obter Addons -> Kodi.tv repository -> Web-Interfaces -> Chorus -> Instalar


Após instalado, activem a Chorus como web interface padrão em Sistema -> Definições -> Serviços -> Interface Web:


Se acederem novamente a http://ip-do-media-center:porta (imagens abaixo) entrarão na webinterface do kodi (que nesse momento deverá ser a chorus).




Uma vez na página da interface web, tentem utilizar as teclas up,down,left,right, etc do vosso teclado. Parece útil certo?
Se abrirem a web-interface de outro kodi na vossa rede, serão capazes de controlar essa instância com o teclado do vosso portátil.

PlayToXbmc Chrome extension:

Já vos falei desta extensão no blog (ver post: http://www.aminhacasadigital.com/2013/07/integracao-browser-xbmc.html).
Algo que apenas descobri há pouco tempo é o facto de também esta extensão detectar keystrokes quando a tab da extensão está aberta. Ou seja, se tiverem a extensão instalada e configurada para utilizar um dos vossos media-centers, clicando na extensão (abrindo a tab) e posteriormente em qualquer shortcut disponível no kodi (ex: up,left,right,down) também será possível controlar um media-center local com o teclado do vosso portátil.


Fica a dica :)

Até breve

0 Comments: