Tutorial: Ligar o PC de casa via Internet

Como sabem, tenho uma preocupação com os consumos energéticos constante, e é um tema que de forma recorrente menciono aqui no blog, por esse motivo tenho alguns leitores que me questionam como fazê-lo.

Atualmente possuo o router da Thomson / Technicolor TG784n v3, fornecido pela Vodafone, contudo é exatamente igual ao que tinha na Meo, penso que só a NOS não fornece este modelo.

Equipamento Necessário:


  • 1 PC ou Servidor ligado ao router do operador por cabo de rede.
  • 1 Router Thomson / Technicolor TG784n
  • 1 PC para fazer o "acordar remoto" e configuração ARP.

Ativar o Wake-on-LAN

Qualquer máquina desde há alguns anos a esta parte, que tenha placa de rede integrada, suporta de base esta função. Para tal basta ir à BIOS da máquina e ativar esta funcionalidade. Anexo uma imagem de exemplo, existem várias que pode pesquisar para encontrar a solução, dependendo da BIOS do pc.




Abrir as portas 7 e 9 no Router

É necessário abrir as portas 7 e/ou 9 no router, para que seja possível enviar o broadcast para a rede doméstica.
Para tal, basta ir a Ferramentas, Partilha de Jogos e Aplicações e Criar um novo Jogo ou Aplicação, dando-lhe um nome facilmente identificável, no meu caso WoL.


Depois de criada, basta indicar qual a máquina que será indicada para "acordar".

Configuração de ARP no Router

Este é o ponto que se calhar mais falha a quem tanto tentou configurar o Wake-on-Lan via Internet. Para tal teremos que seguir à risca as linhas de comandos abaixo, adaptando ao cenário de cada um.

Executar o CMD.

  1. Digitar: telnet 192.168.1.254
  2. Introduzir o nome de Administrador e a Password
  3. Digitar: ip
  4. Digitar: arplist
Na lista que apareceu verificar a máquina pretendida a acordar, e vamos adicionar uma entrada estática, os pontos salientados a amarelos tem de ser personalizados com o vosso IP e Mac Adress:

arpadd
intf=LocalNetwork
ip=192.168.1.00
hwaddr=xx:xx:xx:xx:xx:xx


Acordar a máquina via Internet

Depois disto configurado, basta fazer download da aplicação WoL Magic Packet, ou de uma app de smartphone que suporte WoL e mandar o pacote mágico para acordar a tua máquina.

Convém que o router esteja configurado com DNS Dinâmico para facilmente fazer isso... Usar Dyndns ou No-IP para o serviço.


Boa poupança de energia!

1 comentário:

  1. Olá Ricardo,
    segui as tuas indicações mas deparei-me com um constrangimento no própio router, TC TG784n V3. Onde deveria seleccionar a opção "acordar", não figura a inserção WoL (também optei por esse acrónimo). Apenas a aplicação "FTP Server" (default)!
    Segui tudo à risco para gravar e até fica registado na listagem de jogos e aplicações.
    Agradeço-te a ajuda. Acredito que até me resolva outra questão, referente ao acesso remoto do Plex Server. Tema para ser abordado noutro tópico.
    Obrigado.
    Cumprimentos,
    P Soares da Silva

    ResponderEliminar