Análise: Coluna Bluetooth ADO Mate 3





Deixo-vos a minha análise a esta pequena coluna ADO Mate 3. Vai ser a primeira análise do género, espero cada vez mais deixar-vos análises detalhadas, que com o tempo irei aprender a melhorar.

Começando pelo básico, e pela primeira impressão que se tem quando se entra em contacto com este produto.

 

A caixa é simples, com a marca da coluna por cima e à frente tem a indicação que funciona com bluetooth e NFC. Por dentro podemos encontrar a coluna branca bem acomodada, o cabo microUSB da mesma cor, que é utilizado para carregar e umas pequenas instruções em inglês.
Instruções estas que penso que não serão necessárias, pois a utilização da coluna é simples sem grandes complicações.


Achei engraçado o facto de ter um pequeno autocolante que tem escrito: "Estou contente por fazer parte da tua vida, por favor escreve uma análise sobre mim. Obrigado"
E dessa forma aqui estou a dar a minha opinião sobre a coluna. Espero que seja útil para quem estiver a pensar comprar coluna deste género.


A coluna é toda branca, com um pequeno aro metálico em na parte inferior, tem o formato de um cubo com cerca de 4-5 cm, apresenta um aspecto muito minimalista e limpo, e tem um toque aveludado. Dá uma sensação de ser uma coluna bastante compacta e bem construída. Acaba por ser um acessório que fica bem pousado em qualquer superfície, já que não destoa apresentando cores "berantes".

 

A parte de baixo tem borracha para aderir melhor a qualquer superficie, assim como um autocolante a indicar o modelo e o input de carregamento que a coluna aceita (5V - 1A) atrás temos a entrada microUSB para carregar e à frente temos um único botão que serve para ligar e desligar, assim como pausar músicas.
Em cima temos o sensor NFC, mesmo no meio da coluna.


Operação da Coluna:
Para a ligar só temos que deixar o dedo a pressionar o botão de On/Off, em 2-3 segundos a coluna já está a ligar, ao qual se ouvirá um som a indicar que a coluna ligou ficando com uma luz azul a piscar, para desligar basta repetir o mesmo processo.
Mal se liga a coluna está pronta a ser emparelhada, apresentando a luz azul a piscar, a partir do momento que fica emparelhada a luz passa a azul constante para indicar o emparelhamento correto. Ao carregar a luz do botão muda para vermelho.

Emparelhamento:
O processo de emparelhamento é bastante simples e rápido, a coluna aparece identificada como ADO Mate 3 nos aparelhos bluetooth, e caso emparelhem por NFC só tem que aceitar no dispositivo e já está.
Ou seja no caso de emparelharem com NFC basta pousarem o telemóvel/tablet em cima da coluna, e numa questão de segundos aparece a indicação da coluna para aceitarem a ligação, depois disso está pronta para ser utilizada.
Em relação ao bluetooth o processo é identico a qualquer outro aparelho bluetooth, vão à secção verificam os aparelhos e ligam-se ao ADO Mate 3.

Qualidade de Som:
Quanto ao som, que acaba por ser a parte mais importante da coluna, penso ser aceitável, falhando nos graves como quase todas as colunas nesta gama de preço. Estamos a falar de 4W numas colunas bastante pequenas. Usando o volume no máximo já se nota bastantes distorções no som, mas no volume médio já é suficiente para estar alto o suficiente e incomodarem vizinhos se necessário.
Pelo video que disponibilizo a baixo, poderão ouvir com algum detalhe a utilização das colunas com volume moderado.

Testes:
Dos testes que realizei, maior parte das vezes utilizei a coluna para dar música ambiente, com um volume relativamente baixo, e o som era bastante nítido na globalidade, a bateria da coluna que é de 1800 mAh, durou cerca de 26 horas, que foram distribuidas durante uma semana com utilizações diárias de 4 a 8 horas, o que para mim me parece ser bastante aceitável, pelo que vi dura muito mais que outras colunas do género. De notar que o teste inicial foi realizado com a carga que a coluna já trazia, que de certo não viria a 100%. Quanto a carregar demorou cerca de 4 horas a carregar por completo, o que também não me parece muito exagerado.
O aviso que dá quando a bateria está a acabar é que não dá muito tempo até se desligar por completo, desde que ouvimos o aviso pela primeira vez até desligar por completo, temos cerca de um minuto de bateria.
Enquanto carrega apresenta uma luz vermelha, e quando termina a luz desliga.
A coluna pode ser utilizada a carregar, apresentando dessa forma metade do botão de On/Off com cor azul e a outra metade com cor vermelha.

A coluna foi testada em Windows 8,1, Android 5.1 e Windows Phone 8, e não teve problemas de emparelhamento com nenhum dispositivo. A apontar que em Windows 8.1, carregar no botão de On/Off não para a música, possivelmente porque os programas de música para windows não terem os comandos de stop/start definidos da mesma forma como é habitual em Android e Windows Phone. Não tenho nenhum dispositivo da apple para poder realizar o teste nesse Sistema, mas tendo em conta que ligou sem problemas nos outros todos, também não deverá ter problemas em relação a este.

Pontos positivos:
  • Sensor NFC no topo;
  • Bastante compacto, transportável em qualquer lado;
  • Duração da bateria, o que torna uma boa solução quando se vai de férias e pode-se não ter para carregar em qualquer lado;
  • Preço, por 15€ penso que não se pode pedir melhor.

Pontos negativos:
  • Não tem microfone, pode ser uma desvantagem para quem queira atender chamadas diretamente pela coluna, e não estiver perto do telemóvel;
  • Não tem jack, ou seja não existe compatibilidade com aparelhos que não tenham bluetooth:
  • Não dá para controlar o som na coluna, desta forma tem-se sempre que ir ao telemóvel para trocar de música ou por mais baixo ou mais alto o volume.



Especificações:
Suporta: NFC e Bluetooth V2.1
Compatível com: iPhone, MP4, PSP, MP5, Laptop, Mobile Phone, Tablet PC, PC, iPod
Carregamento: MicroUSB
Potencia: 4W
Capacidade da bateria: 1800mAh
Duração da bateria: Entre 15-20 horas em operação e cerca de 100 horas em stand-by
Distancia máxima de operação: 15 m
Peso: 115 gramas
Tamanho: 5.0 x 5.0 x 4.8 cm
O que contem a caixa: ADO Mate 3, cabo branco microUSB e manual.
Material: ABS, Alumínio
Cor: Branco

Conclusões:
Julgo que sejam coluna para quem procura algo bastante barato, que tenha bom aspecto e não é muito exigente com a qualidade de som.
Se vais ouvir músicas ocasionalmente e por vezes queres ver um vídeo num tablet / smartphone e queres mais som esta coluna será indicada para ti.
Caso sejas amante de música, se calhar em colunas bluetooth terás que ir para coisas que vão custar 10 vezes mais que esta solução.

Deixo aqui a minha análise em vídeo, para poderem verificar o que foi dito nesta review assim como a qualidade de som da coluna:
Qualquer questão adicional, ou teste que queiram ver em mais detalhe, podem pedir nos comentários do site ou mesmo nos comentários do vídeo, que eu tentarei dar resposta a todos os comentários.

Para comprar ou obter mais informação técnica, podem passar no seguinte link: Gearbest
Atualização (14/09/2015): A Gearbest disponibilizou-nos um cupão de desconto, com o cupão GBADOM, as colunas ficam por apenas 8,93€ (desconto de 9,99$), promoção válida apenas para 30 colunas.

O meu agradecimento à Gearbest.com pela cedência da coluna para poder fazer esta análise e pela oportunidade dada.

0 Comments: