Análise: WeTek Play

Depois das primeiras impressões venho agora dar-vos a conhecer a minha opinião sobre esta box.

Estamos a falar de uma box com uma comunidade muito boa, são poucas as box que tem este tipo de suporte e boa qualidade de materiais. A presença de um com comando e um sintonizador marcam a diferença de tudo o resto que existe no mercado.

Apresentação


Como já tinha mostrado nas minhas primeiras impressões, a box bem bem embalada, com uma boa apresentação e isso não se perde na própria qualidade dos materiais.
Dessa forma na embalagem, podemos encontrar a box, instruções, cartão para acesso a funcionalidades WeTek, comando airmouse, carregador, cabo HDMI, saca de arrumação, cabo paralelo, uma tampa para colocarem caso queiram tirar o tuner
Até peça para se aceder ao upgrade manual vem incluída (pode parecer pouco, mas estes detalhes marcam a diferença).

Na frente da box apenas vamos ter o botão do lado esquerdo (led azul ligado ou em standby e vermelho quando desligada). E dois leds azuis para indicar se o wifi ou a ethernet estão ligadas.


Na parte traseira vamos poder encontrar o sintonizador, 2 entradas USB, entrada para TV's antigas, ethernet, hdmi, saida de som, entrada serial e power. Do lado direito, vamos ter uma entrada USB e microSD.




Interior da WeTek

Vamos verificar que no interior temos 2 dongles ligados aos USB internos, um é o do comando, e pelo que apurei o outro está relacionado com alguma segurança para garantir que o firmware não é clonado, além de que sem o mesmo a WeTek não arranca.
Podemos verificar um dissipador que cobre o processador assim como a antena no ligada ao topo da caixa, o chipset do wifi é AP6210.



Comando


A WeTek conseguiu pensar num comando bastante ergonómico, é bastante pequeno e cabe perfeitamente na mão, na parte de trás do mesmo podemos ativar ou desativar o airmouse.
Óptimo comando para a integração com a app WeTek Theater assim como para o KODI, faz lembrar um típico comando de TV.
Através do comando podemos colocar a box em standby (led azul) ou desligar (led vermelho), independentemente do estado o comando consegue sempre voltar a ligar o aparelho (utiliza para isso o receptor IR que existe na parte da frente da box).
Tem algumas teclas interessantes como botão direto para gravar o que estivermos a ver no theater, e aceder diretamente ao EPG.

É também possível controlar a box com apk instalável em android, através do market: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wetekplay.wecontrol
Desta forma sempre ganham mais uma forma de controlar o aparelho.


Navegação

Da primeira vez que ligamos a box, somos apresentados com um processo inicial de configuração da mesma, o que pode ajudar pessoas que não se sintam tão à vontade com o sistema. Posso dizer que são poucas as box que tem um processo assim tão completo. Configuramos desde o wifi, resolução do ecrã, serviços WeTek e conta Google.

A minha box vem com android 4.2.2 por defeito e com o firmware 1.1.5 (o mais recente na altura da análise), a box já vem com root, portanto quem gosta de o fazer não precisa de se preocupar com muito.


O launcher por defeito da WeTek é simples, apresentando na parte superior a data, relógio com as horas e meteorologia.
Na barra da esquerda vamos ter alguns atalhos para aceder as definições, desligar a box, aceder a últimas aplicações, entre outras funcionalidades.
A barra central vai ter os atalhos mais importantes (Funcionalidade TV, KODI, aceder às apps, internet e explorador de ficheiro).
Na barra inferior podemos adicionar os atalhos que pretendermos.


Acedendo às definições pela barra esquerda passamos a ter acesso às configurações standard do android, configurar a widget do tempo, assim como parametrizar serviços WeTek.


A navegação no ambiente android, pareceu-me sempre fluída.

Wifi

Nos testes realizados, a box conseguiu sempre boa captação de sinal, não existindo nenhum problema de acesso à internet. Como se pode observar nos resultados obtidos no speedtest.
A internet utilizada nos testes é de 30MB/s e o aparelho estava a cerca de 5-7 metros do router que se encontrava noutra divisão.
Dessa forma penso que são aceitáveis, tendo em conta que a antena da box é interna.
Claro que poderá sempre depender depois do tipo de contrução que a casa tenha e distancia ao router.


Funcionalidades Extra


WeTek Theater

Apenas o processo inicial de sintonização dos canais é mais demorado, de resto em toda a utilização a navegação é bastante aceitável. (Testado na versão 1.1.5 do Theater)
Irão aparecer todos os canais digitais disponíveis, no entanto só vai ser possível visualizar os que estão a ser transmitidos em modo aberto (os codificados irão aparecer com um símbolo de $$ e apresentarão imagem a preto sem som).
No caso testado com operadora NOS o sintonizador apanhou mais de 100 canais, dos quais apenas uns 15 estavam em sinal aberto. Dessa forma irá depender sempre da operadora, no caso do sintonizador cabo/TDT.

Vamos ter acesso à informação do canal, assim como é possível navegar na listagem dos canais.

Quanto às configurações da aplicação, vamos poder sincronizar manualmente ou automaticamente.

Vamos também ter acesso a diferentes parametrizações de imagem e idiomas, caso os canais suportem esse tipo de parametrização.

Aqui podem ver o EPG fornecido pelo sinal:

Aparenta ter bastantes configurações e tweaks que podem fazer para adaptar melhor à vossa utilização.

WeCloud Antenna


Com esta aplicação podemos ter acesso a uma gama de canais gratuita fornecida pela WeTek assim como podemos adicionar a uma lista privada os nossos próprios canais, pelo site deles.


Através do site deles podemos parametrizar a lista fornecida por eles:

Assim como adicionar os nossos canais privados através de lista ou manualmente:

WeBackup

Com este serviço é possível salvar todas as configurações da box para um local centrar, e restaurar facilmente.

KODI

Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Tirando é claro vídeos em que o bitrate seja duas vezes superior ao normal de um blue-ray. Tendo em conta que esses bitrates não são utilizados não haverá problema.
Os testes foram realizados na versão 15.1 do KODI.


Em relação aos testes feitos h265 trava bastante e dá lentamente, no entanto a box também não foi pensada para esse formato, dessa forma é um formato não utilizável em KODI neste aparelho.
Quanto a h264, e bitrates altos foi utilizado o jellyfish para os testes, o máximo que aguentou foi 80MB/s o que é o dobro do habitual num blue-ray, dessa forma fica a indicação que para formatos habituais de stream ou mesmo blue-rays completos, não terá nenhum problema a reproduzir os mesmos.
Testei também com 60/30/24 fps, apenas nos 60 se notou por vezes um pouco de arrastamento em algumas partes mais mexidas, mas só em partes pequenas, nos restantes não apresentou qualquer problema.


Benchmarks

Esta secção é apenas para quem gosta de ver números. Que nem sempre representam a utilidade da box em situações que normalmente são utilizadas.

No AnTuTu a box consegue obter 12972 pontos.


Quanto no Geekbench 3, conseguimos 314 em single-core e 524 em multi-core.

Comunidade

Quanto a comunidade vão poder encontrar FAQs, existe um fórum e ainda tem Tutoriais.
Não vos vai faltar informação oficial e não oficial de como tirarem o melhor partido da vossa box.

- O fórum pode ser acedido através de: http://www.wetekforums.com/
- Tutoriais em PDF: http://wetek.com/tutorials_pdf
- Secção de downloads: http://wetek.com/downloads

É um ponto mais que forte neste aparelho, visto serem poucos os aparelhos com comunidade ou suporte tão forte, parece-me que foi uma aposta para se diferenciarem das outras marcas concorrentes.

ROM's

Na altura da realização dos testes podemos encontrar as seguintes ROM's disponíveis para download:


Android:

- Enigma 2 (OpenATV, OpenSPA, etc): http://wetekforums.com/v/index.php?p=/categories/enigma-2

Como podem ver, não faltam ROM's diferentes, com funcionalidades distintas para testar ou usar neste aparelho. No meu caso eu gosto de ter esta liberdade e experimentar coisas diferentes até encontrar a que mais se adequa à minha utilização.

Especificações


Videos complementares para a análise






Pontos Positivos

- Sintonizadores plug-and-play (podem incorporar 2 aparelhos);
- Comando (bastante ergonómico e responsivo e é airmouse);
- Comunidade (não falta suporte);
- WeTek Antena (sistema de IPTV gratuito e podem adicionar os vossos canais);
- Várias ROM's (para podermos tirar partido da box de diferentes formas).

Pontos Negativos

- Apenas 4GB de ROM (o que deixa cerca de 2GB para aplicações);
- Não vai correr jogos mais pesados.

Conclusão

Na minha opinião a box vale o preço pelo qual ela é vendida, devido às funcionalidades e serviço único que apresenta. Se a mesma for comprada para o efeito de ser um mediacenter com acesso a satélite, tendo em conta o suporte, não deverão encontrar melhor. Pois a mesma não apresenta nenhum problema a correr os formatos usuais no KODI.
Para utilizar com cabo/terrestre por Portugal poder-se-á não tirar o partido total, visto em TDT apenas termos 4 canais, e em cabo depender sempre dos canais digitais que a operadora fornece em sinal aberto.
No entanto para quem tiver satélite terá bastante utilidade, pois num aparelho vai ter android, enigma, KODI e sintonizador satélite, etc.

Para mim a comunidade tem sempre um peso enorme na escolha da box, pois só a comunidade é que mantém a optimização das ROM's. E com esta não vai haver falta disto.

Podem-me perguntar se o dual-core não é o maior ponto negativo, no entanto como o sistema operativo está optimizado ao máximo para este hardware quase não se nota. Poderíamos fazer a analogia ao contrário, se os aparelhos quad-core, fossem optimizados como a WeTek, se calhar nessa situação poderíamos notar mais diferença, o problema é que muitos quad-core acabam por não estar optimizados e têm desempenho idêntico a dual-core e nem tiram partido dos 4 cores.

No entanto o espaço poderia ter sido melhorado, com 8GB não iriamos ter quase problema nenhum, desta forma ficamos mais limitados na gestão de aplicações (situação que apenas se nota se quiserem instalar jogos maiores).

Dessa forma se não estão a comprar uma box para jogos, mas para ser utilizada exclusivamente para o efeito de mediacenter é uma boa escolha. Mesmo assim irá dar para jogar bastantes jogos, só não será apropriado para os mais pesados, pois além do espaço reduzido, nesse caso o CPU e GPU poderão não ser suficientes.


O meu agradecimento à WeTek pelo aparelho disponibilizado para estes testes.

E caso queiram comprar ou ver mais detalhes sobre a WeTek Play, podem passar na loja oficial deles e escolher a que mais se adequa às vossas necessidades: https://wetek.com/product/wetek-play

Além de portes gratuitos a box é entregue da Europa, logo não há preocupações com alfandega.

0 Comments: