Orange Pi PC, o Raspberry Pi 2 com esteróides?


Depois do banana pi, aparece o Orange Pi PC, a malta que dá nomes a estes aparelhos deve gostar muito de fruta.

Com um processador H3 Quad-core Cortex-A7 H.265/HEVC 4K, suporta 4K e H265, tem 1GB de RAM DDR3, ethernet 10/100, 4USB's e tem receptor IR, além das outras características base do Raspberry Pi 2. Corre android e lubuntu e com algum tempo deverá vir a correr mais sistemas operativos (http://www.orangepi.org/downloadresources/)


Interessante é o preço deste pequeno aparelho, custa cerca de 17€ com portes, como podem verificar passando pelo site onde anda a ser vendido: Aliexpress.com
Dessa forma com estas especificações e este preço pode valer o risco de comprar um para se poupar um pouco em pequenos projectos que poderiam ser feitos com o raspberry.


Em termos de suporte não será tão bom como o Raspberry Pi, no entanto com um preço tão baixo, se as especificações são tão boas, quem sabe não vai roubar um pouco de mercado e começa a ter boa aceitação por parte de quem faz sistemas para o Orange Pi. 

Para mais informação sobre o aparelho, podem passar pelo site oficial: http://www.orangepi.org/orangepipc

Se já algum leitor do AMCD já experimentou um, que deixe a sua opinião nos comentários, que complementamos o artigo com essas opiniões.

Conclusão:
Acho que para pequenos projetos, poderá substituir o Pi sendo solução mais barata, quanto a correr KODI que é uma utilização muito dada ao Raspberry Pi, só o tempo o dirá.



7 comentários:

  1. Para correr kodi... só em android, visto que os drivers gráficos da "Mali" não são open source ....
    so mesmo mal sofram as placas "Cubieboard", que tb tem o chipset "Mali" da AllWinner, e tem um mau desepenho gráfico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente por não ter aceleração por hardware?

      Eliminar
  2. Exactamente, os drivers tem de ser obtidos do fabricante,,, na forma binária... (não há o source code).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que venha a ser disponibilizado com o tempo, a serem aumentavam as vendas...

      Eliminar
  3. eu tenho 2 Raspberry Pi um b+ e um 2 ambos rodando kodi, como eu pessisava de mais um resolvi comprar um orange pi achando que tbm poderia instalar o kodi nele, porem ao receber ele vi que só roda o kodi no android, eu tenho um controle ir que usava no Raspberry Pi e achei que poderia usar no orange tbm alguem sabe que controle posso usar nele pois acho um poco chato usar mause e teclado.

    ResponderEliminar
  4. sera que posso usar algum orange pi com retropie? grato

    ResponderEliminar