Orange Pi PC, o Raspberry Pi 2 com esteróides?


Depois do banana pi, aparece o Orange Pi PC, a malta que dá nomes a estes aparelhos deve gostar muito de fruta.

Com um processador H3 Quad-core Cortex-A7 H.265/HEVC 4K, suporta 4K e H265, tem 1GB de RAM DDR3, ethernet 10/100, 4USB's e tem receptor IR, além das outras características base do Raspberry Pi 2. Corre android e lubuntu e com algum tempo deverá vir a correr mais sistemas operativos (http://www.orangepi.org/downloadresources/)


Interessante é o preço deste pequeno aparelho, custa cerca de 17€ com portes, como podem verificar passando pelo site onde anda a ser vendido: Aliexpress.com
Dessa forma com estas especificações e este preço pode valer o risco de comprar um para se poupar um pouco em pequenos projectos que poderiam ser feitos com o raspberry.


Em termos de suporte não será tão bom como o Raspberry Pi, no entanto com um preço tão baixo, se as especificações são tão boas, quem sabe não vai roubar um pouco de mercado e começa a ter boa aceitação por parte de quem faz sistemas para o Orange Pi. 

Para mais informação sobre o aparelho, podem passar pelo site oficial: http://www.orangepi.org/orangepipc

Se já algum leitor do AMCD já experimentou um, que deixe a sua opinião nos comentários, que complementamos o artigo com essas opiniões.

Conclusão:
Acho que para pequenos projetos, poderá substituir o Pi sendo solução mais barata, quanto a correr KODI que é uma utilização muito dada ao Raspberry Pi, só o tempo o dirá.



7 comentários:

  1. Para correr kodi... só em android, visto que os drivers gráficos da "Mali" não são open source ....
    so mesmo mal sofram as placas "Cubieboard", que tb tem o chipset "Mali" da AllWinner, e tem um mau desepenho gráfico...

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, os drivers tem de ser obtidos do fabricante,,, na forma binária... (não há o source code).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que venha a ser disponibilizado com o tempo, a serem aumentavam as vendas...

      Eliminar
  3. eu tenho 2 Raspberry Pi um b+ e um 2 ambos rodando kodi, como eu pessisava de mais um resolvi comprar um orange pi achando que tbm poderia instalar o kodi nele, porem ao receber ele vi que só roda o kodi no android, eu tenho um controle ir que usava no Raspberry Pi e achei que poderia usar no orange tbm alguem sabe que controle posso usar nele pois acho um poco chato usar mause e teclado.

    ResponderEliminar
  4. sera que posso usar algum orange pi com retropie? grato

    ResponderEliminar