Tutorial: Utilizar DNS da Google em Routers Vodafone e Meo



Como ainda não é "ilegal" mudar o DNS dos nossos aparelhos de podemos utilizar os que quisermos (gratuitos, pagos os os do ISP), deixo aqui uma dica para mudar em routers Technicolor e Thomson.

Por analogia um DNS é como se fosse o vosso GPS do carro, quando metem um endereço no browser, basicamente estão a colocar o endereço de destino.  O GPS diz-vos como lá chegar, assim como o DNS faz. Da mesma forma que podemos comprar GPS da Tomtom, Ndrive, etc. Os DNS da google, opendns, etc são os equivalentes.

Dessa forma como certas ruas não existem em alguns GPS, as mesmas poderão não existir nos DNS e não encontram o destino final... (mas ele está lá). Ou por outro sentido, alguns DNS poderão indicar-vos os caminhos mais rápidos e chegam mais depressa ao site.

Deixo assim aqui o tutorial:


Em menos de um minuto ficam a saber como mudar no vosso router e desta forma todos os vossos aparelhos utilizam o DNS da Google.

Caso não tenham Meo ou Vodafone, podem encontrar aqui o tutorial para mudar diretamente num PC Windows ou num aparelho Android.

8 comentários:

  1. Para o thomson TG712 da vodafone não funciona, alguma alternativa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não dá, a solução é mudar no PC ou dispositivos que se ligam ao router.

      Eliminar
  2. Pois é assim que tenho agora, mas no router era melhor, ficava logo implementado para todos os dispositivos, actuais e futuros. No entanto neste modelo não dá mesmo. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Fiz isso no meu TG784n da Vodafone há uns tempos atrás mas só funcionou por uns dias, depois tive de mudar no pc.

    ResponderEliminar
  4. Pois no meo parecia que estava tudo a funcionar mas o router insere o 192.168.1.254 primeiro que faz com que não funcione ...

    nameserver 192.168.1.254
    nameserver 8.8.8.8
    nameserver 8.8.4.4

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Bom, directo no router aumentou o desempenho de 14/15 M para 19/20 .

    ResponderEliminar