Análise: Minix Neo Z64 Windows 10

Hoje vou-vos falar de uma das minhas marcas preferidas para boxes. Como sempre a Minix prima pela qualidade e desempenho, desta vez vou testar uma com Windows 10 como sistema operativo.

Apresentação


Na embalagem, podemos encontrar a box, instruções, pequeno livro com gama de produtos Minix,, carregador de 5V/3A e cabo HDMI, infelizmente não existe nenhum comando a acompanhar esta box.

Na frente da box apenas vamos ter o sensor IR e led azul para indicar que a box está ligada.




Na parte traseira vamos poder encontrar entrada jack para headphones, HDMI, ethernet e entrada de energia. 
Do lado direito, vamos ter apenas a antena externa.
Do lado esquerdo, vamos ter o botão de power (que deve ser carregado alguns segundos para a box se ligar), microSD e duas entradas USB.
A parte de cima apenas tem as letras MINIX, e em baixo podemos ver as pernas em borracha e um pequeno buraco, que penso ser para se utilizar com reset na versão android.



Navegação


Da primeira vez que ligamos a box, somos apresentados com um processo inicial de configuração do Windows 10 (indicar a lingua, fuso horário, layout de teclado, etc). O processo inicial ainda demora alguns minutos enquanto a Windows configura tudo.

Depois desta primeira configuração aconselho a forçarem logo os updates do Windows, visto a box não vir com o último grande update do Windows 10 já existente. Podem deixar a box a instalar o update e ir beber um café, ou ver um filme, pois este update depois de feito o download ainda demora cerca de uma hora até ficar tudo a correr operacional. Quem tem Windows 10, já deve ter passado por isso no próprio PC.


Dessa forma temos a Minix a correr a versão normal do Windows 10 Genuíno e irão receber updates Windows sempre que os mesmos existirem.


No disco de 32GB poderão contar com cerca de 21GB livres para instalarem programas ou utilizarem como necessitarem.

Não vos vou descrever o funcionamento do Windows em si, apenas que a navegação no ambiente Windows sempre se mostrou bastante fluída durante todos os testes realizados.

Wifi


Nos testes realizados, a box conseguiu sempre boa captação de sinal, não existindo nenhum problema de acesso à internet. Como se pode observar nos resultados obtidos no speedtest.
A internet utilizada nos testes é de 30MB/s e o aparelho estava a cerca de 5-7 metros do router que se encontrava noutra divisão.
Dessa forma penso que são aceitáveis.
Claro que poderá sempre depender depois do tipo de contrução que a casa tenha e distancia ao router.



KODI


Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Tirando videos que utilizem o codec h265.
Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.



Em relação aos testes feitos h265 trava bastante e dá lentamente, no entanto a box também não foi pensada para esse formato, dessa forma é um formato não utilizável em KODI neste aparelho.
Quanto a h264, e bitrates altos foi utilizado o jellyfish para os testes, reproduzi o de 120 mbps sem qualquer problema.
Testei também com 60/30/24 fps, sem notar qualquer problema.


VídeoResultado
H264
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvNOK (solavancos)
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvNOK (solavancos)
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvNOK (solavancos)
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvNOK (solavancos)

Benchmarks


Esta secção é apenas para quem gosta de ver números.



Quanto no Geekbench 3, conseguimos 767 em single-core e 2161 em multi-core.



De seguida podemos observar os resultados da velocidade do eMMC:


E leituras de temperatura:


As temperaturas obtidas foram desde o inicio dos testes até ao fim dos mesmos, a temperatura máxima de 65ºC foi obtida enquanto jogava Asphalt 8, o que me parece bastante aceitável.

Especificações


Sistema Operativo: Windows 10
CPU: Intel Z3735F 64-BIT
GPU: Intel HD Graphics
RAM: 2GB DDR3L
ROM: 32GB eMMC
Wifi: 802.11n
Ethernet: 10 / 100Mbps
Bluetooth: 4.0
Resolução: 1080P
Interfaces: HDMI, 2 x USB 2.0, 1 x RJ45, 1 x Micro SD, 1 x 3.5mm jack
Energia: DC 5V,3A
Tamanho: 115 x 115 x 23mm
Peso: 275g

Podem encontrar mais detalhes no site oficial da Minix: Z64

Videos complementares para a análise






Pontos Positivos


- Windows 10 Genuíno (vamos ter updates e podemos instalar qualquer aplicação Windows);
- KODI corre sem problemas (excepto h265);
- Antena Externa.

Pontos Negativos


- Não vem acompanhada de comando/teclado/airmouse;
- Preço (poderá não ser a primeira escolha para alguns).

Conclusão


Na minha opinião a box vale o preço pelo qual ela é vendida, devido às funcionalidades e qualidade. Julgo que o que fará aqui a diferença de preço é a licença Windows, e deve-se ter em conta que com isso iremos ter atualizações Windows e podemos utilizar esta Minix como um autentico PC.
Atendendo que se conhece as limitações do CPU e GPU (que está ao nível dos tablets que correm Windows 10), consegue-se correr quase todas as aplicações disponíveis para Windows, claro que aplicações que precisem mais de 2GB de RAM ou de uma placa gráfica mais potente não vão correr aqui.
Portanto com esta box, temos um aparelho polivalente, que facilmente é utilizado como um mediacenter, e pode-se ir sempre mais além com outras funcionalidades mais tradicionais (skype, emails, navegação na net, edição de imagem, jogos, etc).

Penso que o que seria mesmo interessante era a box vir com um comando já incluído, como a Minix não o fez nesta box, fica aqui a dica à Globaldata para presentear os seus clientes com um periférico semelhante na compra de uma box destas e dessa forma fazer um pack especial.

O meu agradecimento à Globaldata pelo aparelho disponibilizado para estes testes.

E caso queiram comprar ou ver mais detalhes sobre a Minix Neo Z64 Windows 10, podem passar no site da Globaldata, ou fisicamente numa das lojas deles (para o pessoal que prefere ver o produto antes de o comprar).

0 Comments: