Análise: Smartwatch No.1 D2

Vamos olhar agora para um smartwatch mais direccionado para o público feminino. Dessa forma se andam à procura de uma prenda mais tecnológica, fica a ideia.

Apresentação


Na caixa vamos poder encontrar o relógio em si, um pequeno manual de instruções, cabo microUSB -> USB e pequena dock para carregar.

Quanto ao relógio, recebi a versão com bracelete castanha (existe também em branco e vermelho), à volta do visor vamos poder encontrar uma fila de diamantes e o relógio em si é dourado.
Do lado vamos ter a camera no botão mais saído e no de baixo mais pequeno é para se poder interagir com o relógio, além de podermos utilizar o touchscreen.
Na parte de trás vamos ter os conectores para a dock, de forma a se poder pousar o relógio e carregar sem grandes problemas, assim como o sensor para detectar as pulsações.
À primeira vista parece ser um relógio sólido e tem a aparencia de um relógio mais tradicional.
Tirando a particularidade de a parte inferior do relógio nunca apresentar nada no ecrã, devido à construção, quando está a mostrar as horas a parte inferior vai sempre parecer cortada (sendo mesmo questão técnica ficar assim).



Funcionalidades


Inicialmente o relógio vem apenas com as 3 skins de apresentação (em relação ao que falei anteriormente, do display, a secção abaixo do OK está sempre preta):

No entanto na aplicação que se instala no telemóvel (Fundo Wear) é possível adicionar as seguintes:


Dessa forma ficando-se com alguma escolha para ir trocando.

Quando às funcionalidades em si, começando pelo primeiro menu.


Vamos ter as funcionalidades mais relacionadas com o telemóvel, vamos poder diretamente fazer uma chamada, verificar mensagens, ver a nossa lista telefónica (apesar de não ser muito prático devido ao ecrã reduzido) e vamos poder verificar os registos de chamadas perdidas, atendidas etc.
Tirando a funcionalidade das mensagens todas as outras irão funcionar em quase qualquer telemóvel sem ser necessário instalar alguma app especifica.
O relógio funciona como mãos livres, dessa forma é possível atender chamadas através do mesmo, ficando a falar-se em alta-voz.

Passando para o segundo menu.
Nesta secção vamos poder configurar o Bluetooth, também temos parte para verificar as notificações, assim como vamos ter o código QR para podermos descarregar a app para o telemóvel (mas podem ir pelo google play e fazer download diretamente por ai, a aplicação é a Fundo Wear) e vamos ter um menu onde podemos configurar definições mais relacionadas com o relógio em si, volumes, linguagem, data, hora, luminosidade, um pouco como se tem num telemóvel.

No terceiro menu

Vamos ter opções mais relacionadas com fotografar e filmar, vamos então poder ativar através destas funções a camera para filmar ou fotografar, apesar de não ser muito prático pois estando o relógio no pulso o relógio fica a apontar para a frente em concordância com a mão em si.
Depois temos ponto de menu para visualizar os videos feitos ou as fotos.

No quarto menu
Vamos poder ter acesso às músicas no telemóvel através de bluetooth e alguma aplicação que tenham no telemóvel que seja compatível com o envio de músicas dessa forma, também poderemos ativar remotamente a camera do telemóvel.
E por fim vamos ter um ponto para gravarmos som, e mudar o tema do relógio (basicamente podemos escolher entre 3 temas diferentes).

No quinto menu
Neste ponto vamos ter acesso ao alarme, vamos poder visualizar um menu básico, calculadora e cronómetro.

No sexto menu
Vamos ter o pedometro, para nos contabilizar os passos, de seguida o local para vermos a pulsação através do sensor que existe na parte de trás do relógio, à noite podemos ativar o registo de sono e temos uma funcionalidade para colocar o telemóvel a vibrar no caso de estarmos muito tempo parados.

No sétimo menu
Vamos ter uma funcionalidade para verificarmos a temperatura (apesar de achar que as medições serem um pouco aleatórias), medição UV (também não tenho medidor para poder comprovar se faz medições corretas), vamos ter o ECG que é muito parecido com a opção de ver a pulsação, mas neste caso dá as medições em forma de ECG, e por fim temos opção de encontrar o telemóvel.

No oitavo menu
Vamos poder ativar algumas funcionalidades de poupança de bateria, temos como gerir os ficheiros locais, existe uma app de tempo (transferida a pedido através da app Fundo Wear) e algumas opções de ativar o relógio com alguns gestos do pulso.

No nono menu
Vamos ter uma opção de colocar o relógio a vibrar (espécie de massajador)

Fundo Wear


Na aplicação vamos poder gerir as aplicações a enviar notificações, assim como vamos poder ver dados sincronizados do relógio para o telemóvel.

Bateria


A utilização deste relógio poderá fazer com que a bateria dure 1 dia a 2 dias, tudo vai depender da utilização que lhe dão, mas se for mais intensiva contem mais com duração de 1 dia.
Quanto ao carregamento em cerca de 45 minutos deverão ter o relógio carregado, poderá depender um pouco ao transformador que ligam.

Camera


Se ligarmos o relógio estando o mesmo desligado ao PC, vamos verificar que temos 0,99MB para guardar fotos, videos e sons tirados pela Camera do relógio.
Parece pouco, mas tendo em conta que cada foto ocupa 12KB,

Deixo-vos aqui 3 exemplos de fotos na resolução original:



E dois exemplos de vídeo:



Assim como um exemplo audio:
https://www.dropbox.com/s/ez6uukjevx4gdts/121500205600.amr?dl=0

Suporte

É possível encontrar actualizações de firmware no seguinte local:

Especificações




Mais informação no site oficial:

Pontos Positivos


- Medidor de pulsações;
- Algumas skins de relógio (mais do que as habituais para este tipo de relógio);
- Notificações simples no relógio;
- Atender chamadas e/ou verificar as mesmas sem ter que olhar para o mesmo (ou retirar da carteira, visto ser um telemóvel para o sexo feminino);
- Camera (apesar de não ser 100% prática, não deixa de ser um extra "engraçado");
- Dock para carregar de forma simples o relógio;

Pontos Negativos



- Menus não são parametrizáveis (poderia dar para esconder opções menos usadas);
- Algumas funcionalidades sem grande utilidade;
- Ecrã não utilizável a 100% (o "canto" de baixo fica sempre preto);
- Tradução para Português não está a 100%.

Conclusão



Este relógio deve ser visto como um complemento simples a um smartphone, caso queiram ter algumas funcionalidades extra mais perto de vocês (no pulso).
Não deve ser visto da mesma forma que os smartwatch com Android Wear, visto serem categorias diferentes.
Pode ser uma forma mais barata de se começar a ter contacto com este tipo de relógios.
Em relação a smartwatchs destas gamas que já entrei em contacto este é que tem um aspecto mais de relógio tradicional.

O meu agradecimento a No.1 pelo envio deste relógio para ser testado.

Caso queiram ver onde comprar podem passar na Gearbest ou na Geekbuying.

0 comentários: