Tutorial: IPTV no Kodi / XBMC



Deixo-vos com mais um tutorial, desta vez para mostrar as potencialidades do Kodi como substituto da televisão tradicional. 



(Apenas streams legais e oficias foram utilizados para o tutorial.)



Videos complementares.

Perceber a estrutura de um ficheiro IPTV:



Perceber a estrutura de um ficheiro EPG (xmltv):



Qualquer dúvida ou questão, podem colocar nos comentários dos vídeos, ou passar no fórum.

Por: Carlos Correia

16 comentários:

Tutorial: Atalhos de Addons em Kodi / XBMC


Um tutorial bastante simples, com uma funcionalidade por vezes desconhecida por novos utilizadores do Kodi.





Carlos Correia

0 comentários:

Tutorial: Criar o Próprio Repositório para Kodi / XBMC


Desta vez deixo-vos um tutorial mais técnico, para quem se quer aventurar a criar addons e precisa de um criar um repositório para fornecer de forma simples os seus addons.



Este tutorial vem no seguimento do que já tinha criado no fórum:
http://forum.aminhacasadigital.com/viewtopic.php?f=58&t=2020
E a pedido de alguns utilizadores criei um video para ser mais fácil perceber os passos.

Qualquer questão que tenham podem perguntar nos comentários do vídeo ou no fórum.

Espero que apareçam novos addons na comunidade d'aminhacasadigital, com a ajuda deste tutorial :)

Carlos Correia

2 comentários:

Tutorial: Legendas em Português no Kodi / XBMC


Aqui fica o meu primeiro video tutorial para o Kodi.
Espero que ajude muitos iniciantes no Kodi a configurarem legendas em Português.


Ainda não tenho muito jeito para este tipo de vídeos, mas com o tempo vai melhorando.
Em principio será o primeiro de muitos que irão esclarecer todas as dúvidas que poderão ter no funcionamento ou melhoramento da vossa utilização do Kodi.

Nos comentários do video, poderão sugerir novos tutoriais e colocar qualquer questão em relação a alguma dúvida que surja com o tutorial.

Espero que gostem!

Carlos Correia

21 comentários:

Video Vigilância doméstica de baixo custo

Hoje trago-vos uma forma simples de monitorizar a vossa habitação, com uma ou mais Cameras IP, sem que tenham que esbanjar um salário para esse efeito... Nem ter mais dispostivos ligados em casa.
A solução é simples e para tal precisamos de:

  • 1 Camera IP
  • 1 Router de Operador
  • 1 Pen Drive

O objetivo deste artigo é utilizar uma coisa que a maioria já deve ter testado, mas desistiu de usar pois não viu grande utilidade, ou seja, as portas USB do router do operador. Digo isto, pois os tempos de acesso aos dados são lentos e não dá para colocar normalmente ficheiros superiores a 4GB, logo tentar utilizar essas portas com um disco externo e usa-lo como NAS ficou à muito tempo fora de questão! Hoje vamos colocar a nossa camara IP a gravar as imagens sempre que deteta movimento numa pen drive ligada ao router do operador... Nada de especial, certo?! Mas a grande vantagem é a economia de energia de ter um dispositivo dedicado para o efeito, mais o custo do dispositivo...

Existem Cameras IP para todos gostos e valores, como já mencionei anteriormente possuo uma Wanscam baratinha (30 e poucos euros). Normalmente qualquer camera IP suporta o protocolo FTP, logo a camera terá que o suportar para poder avançar.

Passo 1 - Partilhar a Pen Drive na Rede Doméstica
Formatar uma Pen Drive e liga-la a uma das portas USB do Router.
Em casa tenho MEO, logo deverá alterar os IPs mediante o seu operador e/ou router. O meu router é um Technicolor TG784n v3, e é encontrado no ip 192.168.1.254.

Abrir o browser e digitar o ip do router: http://192.168.1.254, digite o seu User / Pass e entre no router, por defeito é meo / meo.

No separador do lado esquerdo selecione a opção: "Ferramentas", e de seguida a opção: "Partilha de Conteúdos". Logo após no canto superior direito a opção "Configurar".
Ative as opções de Servidor Ativo, Servidor FTP Ativo e  Partição Gerida conforme indica a imagem. A restante informação é opcional e pode personalizar ao seu gosto.


Após esta operação deverá conseguir aceder remotamente aos dados da Pen Drive, basta abrir o Explorador do Windows, ou qualquer outro navegador e ficheiros e aceder a \\192.168.1.253. Lá encontrará uma pasta com nome "Shared" que irá armazenar todas as imagens.

Passo 2 - Configurar a Camera para gravar imagens na Pen Drive

Abra o browser e aceda às configurações da sua Camera IP, procure por algo tipo "FTP Service Settings". Após isso basta introduzir o IP do Servidor FTP criado no passo anterior, ou seja. 192.168.1.253. A porta de FTP é por defeito a 21, o nome do utilizador e password de acesso ao router. No caso da minha camera, posso definir o intervalo em segundos para fazer envio das imagens para a Pen Drive, eu tenho essa opção desativada, senão poderia rapidamente encher a Pen Drive, bem como dificultar no futuro possíveis deteções de movimento.

Passo 3 - Configurar a Deteção de Movimento

No meu caso ativei a deteção de movimento, coloquei em modo de sensibilidade máxima e um intervalo de envio de imagem de 2 segundos. Existe ainda a possibilidade de agendar a ativação de deteção de movimento e integração com alarmes.

Posto isto, temos tudo configurado e estamos prontos  registar em imagens tudo o que se passa na nossa ausência de casa. Para tal basta aceder remotamente à Pen Drive através do endereço criado no Passo 1, ou seja, \\192.168.1.253
Recomendo que periodicamente apague ou faça backup das imagens de forma a libertar o espaço da Pen Drive, pois no caso de encher ficará sem meio de guardar os alertas.


Na verdade a partilha do dia de hoje é algo fácil, simples de realizar e que a maioria das pessoas sabe que existe, partilho apenas pois acredito que pouca gente se terá lembrado de usar as portas do Router para este efeito!

Ricardo Azevedo

1 comentários: