Análise: Box Android MXIII-G

Aqui estamos nós para falar possivelmente de uma das boxes com melhor proveito de preço/qualidade. A bem conhecida MXIII-G.

Apresentação


Quando à box, tem um tamanho pequeno e design relativamente semelhante à MXQ S85. Na parte superior tem as letras MXIII, indica que tem suporte para 4K e além disso indica Gigabit (referindo-se à entrada ethernet), vamos também ter o botão de power (luz azul para ligado, luz vermelha para desligada).



Da parte esquerda vamos ter uma entrada microSD, microUSB OTG e duas entradas USB 2.0, quanto ao lado direito não tem nada.
Na traseira temos então a entrada de energia, AV, ethernet gigabit, HDMI e o audio otico SPDIF.


No que toca a acessórios, podemos contar com comando IR, cabo HDMI, cabo microUSB para USB, transformador de 5V 2A e pequeno manual de instruções.



Comando


Quanto ao comando é bastante semelhante à maior parte dos comandos que costumam vir com as boxes nesta gama de preços. Tem as funcionalidades standard para ser utilizado como comando multimédia, no entanto é limitado para utilização em jogos ou mesmo para teclar.
Com o comando é possível ligar e desligar a box diretamente (desde que a luz esteja vermelha), na situação de desligarem por completo da corrente, só volta a ligar se ligarem fisicamente no botão da box.
Para utilização mais avançada, como sempre aconselho a arranjarem um airmouse com teclado, ou alguma solução semelhante.


Interior da Box


Em relação ao interior desta box, fiquei surpreendido pela positiva, podemos verificar que tem uma peça metálica na parte inferior da box para ajudar a dissipar melhor o calor, e tem um dissipador bastante generoso na parte superior da box. O chip de wigi é o AP6330, no entanto a antena interior tem o mesmo aspecto das antenas de pen's android, o que à partida leva a pensar que o comportamento wifi não será dos melhor por comparação com outras.
Mesmo assim a construção global da board parece ter bom aspecto.



Navegação


A MXIII-G vem com android 5.1.1, e tem updates OTA, ao verificar se existiam updates indicou-me que tinha um disponível, o qual foi logo aplicado antes de iniciar os testes.
Conta também com 8GB de espaço dos quais tem cerca de 4GB livres, o que é mais que suficiente para utilizarem como aparelho multimédia, mas poderá ser pouco caso pretendam instalar muitos jogos pesados.
Quanto ao launcher é um pouco vistoso para o meu gosto, no entanto é funcional, e podemos adicionar os nossos atalhos principais na parte inferior do launcher.
Durante os testes e utilização a box sempre se mostrou fluída e não notei nenhum problema em especial com a utilização.





Wifi


Como sempre neste ponto o router está a cerca de 5-6 metros do aparelho, está noutra divisão e tenho internet de 30MB/s.
Neste ponto o wifi não se comporta muito mal, mas não é dos melhores que já testei, visto que só conseguimos obter metade da velocidade que tenho.


KODI


Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.

Todos os testes realizados tiveram resultado mais que esperado, ou seja, sem problema em nenhum formato.
Experimentei adicionalmente ficheiro h265 10-bit, e como é de esperar esses não dão, pois só os novos processadores da amlogic S905 suportam, no entanto não é limitação da box apenas uma confirmação, portanto não há problema quanto a isso.


VídeoResultado
H264
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK

Aplicações adicionais


No que toca aos jogos não tive problemas no Angry Birds nem no Asphalt 8, o que indica que a box aguenta bem com jogos mais pesados, não seria de esperar algo diferente no processador amlogic S812, no entanto não poderão ter muitos jogos ao mesmo tempo pela falta de espaço nesses casos.
Quanto às aplicações adicionais, o Netflix corre sem problemas no entanto a Iris Online não corre a 100%, já que a resolução normal parece que não é lida, e a imagem fica sempre com uma qualidade inferior ao que deveria ter.

DRM


No que toca a licenças DRM a informação disponível é que não suporta, no entanto deverá ter nivel 3 widevide, já que o netflix consegue reproduzir a uma qualidade normal. Pelo preço também não se pode pedir que suporte licenças mais caras.



Benchmarks

Aqui fica a zona dos números.

Antutu V6.X


No antutu conseguimos ter uma excelente pontuação de 39369 pontos.


3D Mark


No 3D Mark o resultado também é bastante positivo, com 5972 pontos.


Antutu Video Tester


Já no video tester obtemos uma pontuação de 1005 que corresponde a 28 formatos reproduzidos sem problema e apenas 2 formatos com alguns problema.
Novamente demonstra a boa capacidade desta box, para box multimédia.



Geekbench 3


No geekbench conseguimos 537 pontos em single-core e 1394 em multi-core.



A1 SD


Os resultados do sdcard foram de 26.48MB/s quanto a leitura e 23.62MB/s de escrita, na RAM foi de 1104.71MB/s.



Vellamo




Especificações


Modelo: MXIII-G
Color: Black
Sistema: Android 5.1
GPU: Mali-450
CPU: Quad-core Amlogic S812
RAM: 2G
ROM: 8G
WiFi: 802.11 a/b/g/n/ac
Ethernet: 10/100/1000
Bluetooth: Bluetooth4.0
Interfaces: AV, RJ45, TF Card, USB2.0, SPDIF, OTG, HDMI

Videos complementares


Pontos Positivos


- Boa integração com o KODI;
- Bom hardware;
- Corre jogos "pesados";
- Bom preço/qualidade.

Pontos Negativos


- Iris Online com alguns problemas;
- Wifi não é tão bom quanto eu esperaria, mesmo assim é suficiente;
- Para utilizar com jogos pesados 8GB é pouco espaço para se ter vários ao mesmo tempo.


Conclusão


Estamos a falar de uma box com boa qualidade para o preço que tem, é uma box que considero como uma das melhores a um preço bastante acessível.
Tirando a aplicação da Iris Online, que por norma dá problema em muitas boxes e o Wifi que me parece um pouco pior que outras boxes mais caras, de resto a box tem um comportamento exemplar.
Para mim é a melhor que se pode ter para entrar neste mundo.

Onde Comprar:
Gearbest.com: Armazém Europeu
Gearbest.com: Armazém Chinês

Por: Carlos Correia

25 comentários:

  1. Boa noite comprei uma box destas a pouco tempo, trabalha bem mas nao a consigo desligar. No manual diz carregue 10 segundos no botão power (quando a box esta ligada) e vai para standby mode. Como posso desligar a box completamente.existe problemas se a desligar da corrente quando esta em stanby? ou não é aconselhavel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se carregarem no comando no botão de power e lagares logo, que acontece?

      Eliminar
  2. visto esta box vir com root, seria possivel atraves de um terminal forçar a box a desligar se?
    por exemplo com o comando: shutdown

    ResponderEliminar
  3. Quando carrego no botão power fica em sanby mode ja carreguei no botao power quase por um minuto e fica na mesma em standby. Existe algum problema em ter a box sempre em stanby por dias ou mesmo seamanas? ou isso não é aconselhavel? como estou acostumado a desligar sempre o pc acho que era isso tambem o que se devia fazer com a box.

    ResponderEliminar
  4. Notei uns poucos de freezes no Kodi, durante a instalacao de zip do repo.
    Tive que sair e entrar varias vezes no Kodi.
    A minha veio com muitos addons instalados ja, nao sei se sera esse o problema.
    Em que o Kodi usa mais de 1.4 Gb

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe como posso instalar uma aplicação para controlar com o smartphone? Esta box não permite controlar com o google tv remote por exemplo.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Carlos Correia. Comprei uma MXIII-G que de vez em quando a imagem falha por hdmi, ficando a piscar, no monento da falha o ecra fico preto e as vezes fica sem sinal de video. Ja experimentei ligar com outra tv e outro cabo hdmi, mas continua igual,o que poderá ser, será defeito de hardware ou software? Outra coisa, quando tento ligar as duas saidas (hdmi e AV) ao mesmo tempo, fico sem sinal no AV, será normal nestes aparelhos?
    Já agora, no geral qual destas boxs acha que é a melhor, a MXGIII-G ou Beelink M18?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    Comprei uma e já tenho há bastante tempo, já instalei novo firmware, mas penso que será para a box da amlogic, apesar de funcionar bem na mxiii-g. Ao fazer o teste da velocidade da rede com o aplicativo que já vem na "distro", não consigo obter mais de 1.12mb/s mesmo com a placa de rede de 1Gbps... penso que : ou o resultado está mal calculado (por unidades de apresentação, ou algo parecido) com este programa de teste de velocidade de rede, ou o firmware que instalei não suporta totalmente tanto o wifi como a placa de rede por ethernet.... de qualquer maneira por vezes com filmes mais pesados (>7Gb) não consegue ler bem, e "encrava" bastante no decorrer do filme, mas penso que será porque não consigo obter mais velocidade através da rede...

    Mais alguém tem o mesmo "issue" utilizando o programa que vem na box já instalado (tvcleaner)?

    Ou se tiverem um link para o mais recente firmware (imagem), pf postem.

    Obrigado,

    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correção: o firmware que tenho instalado atualmente é da tronsmart

      Eliminar
  8. boas
    tenho uma box destas mas o ethernet nao liga ,,alguem sabe ligar?

    ResponderEliminar
  9. boas
    tenho uma box destas mas o ethernet nao liga ,,alguem sabe ligar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ativaste nas opções android? Não basta ligar o cabo, também se tem que ativar.

      Eliminar
  10. boa tarde
    desculpe a minha pergunta novamente , a versao de firmware é 5.1.1 ,como é que ativo o ethernet(ta sempre desligado) no android é mudando o ip?
    obg

    ResponderEliminar
  11. nao consigo ativar ,,, pelo que li o ethernet nao funciona nesta versao de firmware sera assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso é procurar uma versão mais recente de ROM e aplicar.

      Eliminar
  12. Boas Carlos, e entre esta e a Beelink M18, qual aconselharias?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mais da M18, por causa da caixa em alumínio e antena externa.

      Eliminar
  13. Obrigado Carlos, então fiz uma boa escolha, obrigado

    ResponderEliminar
  14. A gearbest está a cortar-se a resolver a situação.
    Poderiam indicar onde fazer o download do firmware para isto?
    É possivel apenas instalar algumas aplicações (porque isto vem cheio de tralha que não me interessa para nada) tipo kodi (basta-me que isto funcione bem sem erros).

    ResponderEliminar
  15. HI there,

    I hope that some one can help me.

    I have an:
    MXIII-C V1.1 S812/2G/16G/AP6330 (PCB 1.5mm)
    Date: 2016.07.14

    The software was always craching and now I can only see the red light (after factory reset).

    I try to use the following firmware:
    MXIII-C_202L1 for USB Burning Tool

    I try this firmware with the following USB burning tools
    AMLOGIC_TOOL_setup_v2.0.5.15_build9
    USB_Burning_Tool_v2.0.6.2_build2
    USB_Burning_Tool_v2.0.7_x86

    When I try these USB burning tools I always get an error message like this: [0x10205004]Romcode/Lead UBOOT/Check decompress/Error result


    MXIII-C_202L1 SD for sd card
    I try this firmware on SD card but nothing hapen. I used the toothpick to hold down the button inside the AV port,


    Nothing seems to work any ideas?

    Any help would be aprecited.

    Desculpem o Inglês mas já estava escrito assim se necessário posso explicar.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite pessoal! Adquiri uma box destas a semana passada. No entanto, tento instalar netflix na playstore e indica que versão não é compatível com o dispositvo. Alguém consegue dar um help? Cumprimentos Hugo Oliveira

    ResponderEliminar