Análise: Tronsmart Pavo M9

Hoje vou-vos apresentar outra box interessante da Tronsmart, desta vez pela funcionalidade HDMI in, o que permite gravarem em 1080p qualquer output de dispositivo com HDMI que liguem ao aparelho.

Apresentação


Começando pela box, a box é bem maior que as que costumo analisar habitualmente, mesmo assim nada de exagerado, é toda preta com ligeiro brilho. Na parte frontal vamos ter o receptor IR e um pequeno led que quando ligado fica azul, e desligado fica vermelho.



Do lado esquerdo não vamos ter nada, do lado direito vamos ter duas entradas USB 2.0, uma entrada USB 3.0 e entrada para microSD.


Na parte traseira vamos então ter a entrada ethernet, SPDIF, entrada para fazer reset, HDMI in, AV, HDMI out, energia e botão de on/off.


Por baixo vamos então ter os "pernos" de borracha, para a box ficar bem pousada e ranhuras para arrefecer melhor, na parte superior só vamos ter indicação da marca Tronsmart.


Em relação aos acessórios incluídos, vamos ter o transformador de 12V/2A, comando, cabo HDMI e pequeno manual de instruções.



Interior da box


Em relação ao interior aparenta ter uma boa construção, a placa indica HDMI 4K V1.2, e mais importante tem um dissipador bem grande, o que ajuda a box a não aquecer em demasia.
O chip de wifi é uma Realtek 8188ETV e a ligação soldada à antena interior tem uma pequena protecção de forma a isolar interferências, também existem alguns interfaces internos que não tem ligação (possivelmente para aceder a debugs da board).



Comando


O comando tem o comportamento espectável de comando de IR, trabalha bem e tem as teclas de atalho principais para se utilizar sem grandes problemas. Claro que para utilizar para escrever é sempre mais complicado.
Existem algumas teclas que podem ser utilizadas como comando universal e comandar a TV.
De realçar a tecla Record, que ativa a funcionalidade PIP e podemos dessa forma visualizar o outro aparelho ligado à box android.



Navegação

Esta box vem com o android 4.4.2 instalado e tem cerca de 2GB livres para instalar aplicações e cerca de 3.5GB livres para utilizarmos livremente.
A navegação no launcher que vem por defeito é feita com navegação para a esquerda ou direita, seleccionado depois o agrupador pretendido.
Quase sempre se mostrou bastante fluída, apenas ficando um pouco mais lento quando estava a instalar e a fazer download de algumas aplicações ao mesmo tempo. De resto sempre apresentou boa resposta.



Wifi


Quanto ao wifi, os testes foram realizados como sempre a 5-6 metros do router, noutra divisão diferente da do router, a internet é de 30MB/s e conseguimos cerca de 24,09 MB/s, o que a meu ver é bastante positivo.

HDMI in




Falando da funcionalidade que diferencia esta box das outras boxes.
Com esta funcionalidade podemos gravar qualquer dispositivo HDMI ligado à box.
De notar que conseguir gravar os testes da WeTek Core (que tem protecções HDMI para prevenir isso), o que demonstra que esta box consegue ultrapassar algumas protecções HDCP, como não tenho consolas com este tipo de protecção não sei se conseguirá ultrapassar mesmo todas.

Com esta funcionalidade podemos gravar tutoriais, testes, jogos, streams, etc. Existem bastantes funcionalidades que lhe podemos dar.

A gravação tem boa qualidade, não será perfeita em comparação com aparelhos dedicados, mesmo assim é boa o suficiente (em situações com muito movimento poderão notar-se mais pixeis na imagem).


KODI

Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.

Foi o primeiro processador do género que testei, portanto não sabia o que esperar, no entanto para formatos até 1080p e 30fps não terão problema algum.
Os problemas só acontecem caso pretendam reproduzir 4K ou 60fps.
Dessa forma para formatos mais "normais", a reprodução é mais que aceitável


VídeoResultado
H264
Jellyfish-100-Mbps.mkvOK (Não chega aos 120)
Sintel.2010.4k_24fps.mkvNOK (só som)
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4NOK (aos saltos)
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvNOK (só som)
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvNOK (aos saltos)
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK


Aplicações Adicionais


Em relação a Netflix e Iris Online não temos nenhum problema em especial.
Quanto aos jogos habituais, consegui testar e jogar sem problemas o Angry Birds, no entanto quanto ao Asphalt 8 não consegui jogar. Dessa forma para jogos mais leves será indicada, quanto a mais pesados não será tanto.


Benchmarks


3D Mark


Não se conseguiu correr este teste, pois a aplicação crashou sempre que se tentou executar.




Antutu Video Tester


Conseguimos uma pontuação de 917 pontos, e apenas 4 formatos não são suportados a 100%, o que é bastante positivo neste teste.



A1 SD


Na RAM conseguimos 941MB/s de escrita, enquanto que no sdcard interno apenas conseguimos 26 a 35 MB/s de leitura e apenas 4.61 MB/s de escrita. Neste aspecto os resultados não são muito brilhantes.


Antutu V6.X


Consegue-se apenas 14749 pontos, isto porque na parte gráfica o resultado foi nulo.


Geekbench 3

Obtém-se 347 pontos em single-core e 1056 pontos em multi-core.





DRM

Em relação a licenças DRM, vamos apenas ter o Widevine de L3, visto que é possível correr Netflix e muitas vezes o L3 é reportado como não suportado.



Especificações





Videos Complementares



Exemplos gravados com a Pavo M9



Pontos Negativos

- Não dá para 4K;
- Jogos mais pesados não vão correr.

Pontos Positivos


- Gravação HDMI in;
- Porta USB 3.0;
- Boa integração com KODI (até 1080p).


Conclusão

Estamos a falar de uma box que em termos de hardware é mediana, no entanto deve ser escolhida pelo bom suporte ao KODI (em 1080p) e especialmente pelo HDMI in, que permite gravar facilmente até 1080p a 30fps qualquer input que liguem à mesma (não tendo certeza a 100% se ultrapassa todas as protecções HDCP).
Dessa forma quem quer combinar uma box android para multimédia com a opção de gravar algumas coisas por HDMI (caso seja para utilização mais dedicada, um aparelho dedicado poderá ser melhor), será uma boa escolha. Já que para gravar uns tutoriais, demonstrações e alguns jogos será mais que suficiente.

O meu obrigado à Geekbuying pelo envio desta box.

Caso pretendam ver mais detalhes sobre a mesma, poderão passar aqui: Geekbuying Armazém Espanhol.
A mesma foi enviada de armazém espanhol, o que evitou alfandegas e chegou na mesma semana.




0 Comments: