Unboxing: Minix NGC-1 (Windows 10, SSD 128GB, 4GB RAM)

Aqui está a box que a meu ver não deve ser considerada como box, mas sim como um autentico miniPC.
A Minix com este aparelho quer-nos mostrar que não está no mercado apenas para fazer "boxes", mas para definir-se como marca de referência.
Parece-me que não será um aparelho para que não sabe o que procura, mas sim para quem sabe exactamente o que quer, já que pelo preço de venda não pode haver margem de dúvida.
Julgo que a escolha de NGC-1 para o nome estará relacionado com quererem indicar que este aparelho nos dá uma "galáxia" de utilizações que se pode fazer com o mesmo (suposição minha da escolha do nome).


Apresentação


Em termos de construção o "miniPC" tem uma caixa em alumínio com muito bom aspecto e acabamento. Na parte frontal apenas vamos ver o LED, que fica em azul quando ligada, vermelho em standby e sem cor quando totalmente desligada.
Do lado direito vamos ter então a fechadura Kensington e as duas ligações de antenas externas.
Do lado esquerdo podemos contar com o botão de power e 3 entradas USB 3.0.
Na parte de trás vamos ter entrada de 3,5mm para combinação de audio/microfone, mini display port, HDMI, audio óptico, ethernet e entrada de energia de 12V.
Por baixo vamos ter os 4 pernos de borracha que escondem os parafusos para aceder ao interior, assim como buraco para o botão de reset. Por cima apenas vamos ter as letras MINIX.




Acessórios


Quanto aos acessórios o aparelho apenas vem acompanhado com manual de instruções, cabo HDMI e transformador de 12V 3A. Por acaso era interessante pelo valor da box incluírem algum tipo de periférico de input (comando/rato/airmouse), no entanto não está presente nenhum desses acessórios.


Interior da box


Se julgavam que o exterior era requintado, no interior da box o mesmo se repete. Como se pode observar a box vem preparada para no futuro fazer-se upgrade a RAM, ROM e até placa de Wifi, se necessário.
Vem acompanhada com um M2 SSD da Toshiba de 128GB, 4GB DDR3 da Samsung, pilha para RTC, placa Wifi Dual band da Intel (3165NGW).
Também se pode ver uma conexão com designação JDEBUG1.
Na parte superior da placa, podemos ver que a mesma é englobada na totalidade por um dissipador bem generoso, que além disso tem um gel na parte superior da caixa, para ficar em contacto e dissipar ainda melhor o calor.


Especificações




Por enquanto o único aparelho que testei até hoje que tem uma gama de preços semelhante foi a Nvidia Shield, e mesmo assim a Minix aparenta ter mais qualidade e funcionalidade.
Quando se entra neste universo de soluções posso dizer que nas primeiras impressões ultrapassa qualquer aparelho que corra Windows mais virado para mediacenter ou pequeno servidor de produtividade.
Pois basicamente com estas caracteristicas bem que se pode substituir um computador em casa que não precise de ser muito potente para lidar com processamento de imagem ou de video ao nível da edição, no entanto para tudo o resto (internet, word, excel, KODI, etc), deverá ser mais que suficiente.

Brevemente irei apresentar os meus testes assim como a minha opinião sobre a Minix.

O meu obrigado à Minix pela disponibilização desta unidade para testes.

Informação oficial: Site Minix

Onde comprar:
Geekbuying (China);
amazon.es (vendida por um fornecedor externo à Minix, mas enviada pela amazon).


Por: Carlos Correia

0 comentários: