Análise: Ditter U28 (Allwinner H3)

Hoje vamos falar da primeira box android com processador Allwinner H3 e as coisas não são assim tão bonitas como parecem. O problema com a allwinner é o software estar mal optimizado, pelo menos nesta ditter U28.


Apresentação


A box vem dentro de uma caixa com pouca informação, tem um aspecto razoável, com um design diferente e simples numa caixa preta "brilhante".
Na parte da frente vamos ter o receptor IR e led indicador do estado da box.
Os restantes interfaces estão na parte de trás da box, vamos ter entrada para video e audio, duas entradas USB 2.0, ethernet 10/100, HDMI e entrada de energia.



Acessórios


Em termos de acessórios vem acompanhada com comando IR, cabo HDMI, cabo AV, instruções e transformador de 5V 2A.


Comando


Quanto ao comando é um comando IR simples, com tipo de comportamento aceitável para estes comandos. Como é habitual para escrever não será tão indicado, nem para utilizar como rato.


Interior da box


O preço tem influencia no interior da box, como se pode ver não tem um dissipador "normal", mas o que aparenta ser uma espécie de pelicula dissipadora para ajudar a libertar o calor, mesmo assim não será a mesma coisa que um dissipador normal. O chip de wifi é o RTL8703AS e a antena é muito semelhante às antenas de pen's, assim como está soldada à board. Não me parece que exista muito a acrescentar sobre o interior, é das mais simples que já vi até hoje.


Navegação


A box vem com android 4.4.2 e vem com cerca de 4.20GB livres, verificou-se se existiriam atualizações por OTA e a indicação é de que estamos na ROM mais recente.
O launcher é bastante stock e simples, no qual podemos adicionar os atalhos que quisermos. A box apresentou-se quase sempre fluída, apenas notou-se alguma lentidão quando foram instaladas várias aplicações para os benchmarks e se usava a box ao mesmo tempo.


Wifi e Ethernet


No que toca à Ethernet podemos observar que os valores tocam no limite da placa que é os 100Mbps.


Em relação ao Wifi, fica perto dos 50Mbps, o que está perto da velocidade máxima da placa, já que a mesma é apenas b/g, o teste foi feito a cerca de 5-6 metros do router e tenho internet a 200Mbps.


KODI


No KODI pode-se esperar que vá correr 1080p a 30fps para baixo, tudo a cima de 1080p falha, assim como h265 10-bit. Estava à espera de mais, no entanto 4K não é mesmo com esta box.

Aplicações adicionais


No que toca às aplicações adicionais, apenas rodou Angry Birds e Netflix, as restantes dos testes falharam, Asphalt 8, Iris Online, TV Vodafone.

Benchmarks


Antutu Video Tester


Neste teste conseguimos 781 pontos, com cerca de 12 formatos parcialmente suportados e 1 não suportado.



Geekbench 3


No Geekbench 3 conseguimos 316 pontos em sigle-core e 757 pontos em multi-core.




3D Mark


No 3D mark conseguimos obter 2531 pontos.



A1 SD


Na memória RAM obtem-se 941MB/s de cópia, já na memória interna obtém-se 19MB/s de leitura e 4MB/s de escrita. Valores baixos por comparação com muitas boxes android.


Antutu


No antutu obtem-se apenas 17832 pontos.


Vellamo



DRM

Quanto a licenças DRM apresenta licença widevine de nível 3.



Especificações Principais


- Android 4.4;
- RAM: 1GB;
- ROM: 8GB;
- CPU: Allwinner H3.

Videos Complementares





Pontos Positivos


- Preço;

Pontos Negativos


- Videos em 4K não dão corretamente;
- Iris Online e TV Vodafone não funcionam;
- Não suporta Jogos pesados.

Conclusão


Sinceramente não considero esta box como boa escolha. Apenas se tiverem à procura de box barata para KODI e videos no máximo a 1080p.
Com melhoramentos no software possivelmente até poderia ser um pouco melhor, mas de momento o processador H3 está subaproveitado...

O meu obrigado à Gearbest, pelo envio desta box, pois foi a primeira que nos enviaram com o processador H3, no entanto dentro deste processador será mesmo a X2 a que está melhor optimizada, se pretenderem ir a boxes com allwinner H3.

A box da análise já não existe na gearbest, pois pouco depois de a ter recebido, a mesma passou a ser vendida apenas com 512MB de RAM, a irem para algo idêntico um pouco melhor seria a Beelink X2.

0 comentários: