Análise: Meegopad T03 Pro (Windows 10)

Bem pessoal estou aqui para mais uma análise, desta vez de um miniPC em formato de pen. Este é o primeiro que testo com Windows 10 neste formato. Fiquei bastante surpreendido como algo tão pequeno consegue fazer tanto. Vamos então começar.



Apresentação


Temos então uma caixa pequena no que aparenta ser cartão reciclado. Na caixa não diz muito, mas temos então indicação de dentro vir uma Meegopad T03 Pro, com o processador Z8300, com 2GB de RAM, 32GB de ROM, Wifi e Bluetooth.
Quanto à pen em si, vamos então ter na parte frontal o HDMI, na traseira e por baixo não vai ter nada. Por cima temos dois locais com aberturas para o calor sair. Do lado esquerdo vamos ter o botão de energia, porta microUSB para energia, porta USB.
Do lado direito tem então entrada de microSD e microUSB para dados.




Acessórios


Em relação aos acessórios vem com carregador de 5V 2A, com adaptador EU, cabo USB-> microUSB, pequeno manual e prospecto.



Interior da box


Quanto ao interior da box, pode-se ver que é tudo pequeno, mas que está tudo. Pilha para manter o relógio interno actualizado mesmo quando desligada, ventoinha e dissipador.
O chipset de wifi é um RTL8723BS e o cabo de antena não está soldado mas sim usa conector. Isto é boa noticia caso alguém precise melhorar o wifi do aparelho e depois quiser modificar e ligar uma antena externa, se necessário.



Navegação


A Meegopad vem com Windows 10 32 bit ativado e é possível fazer atualização para a versão mais recente e receber todas as atualizações. Detectei é que não vem com a loja Windows, caso pretendam instalar alguma aplicação de lá terão de arranjar outra forma de o fazer. Possivelmente só com a reinstalação do Windows 10 através de uma pen USB (tentei por métodos mais simples, no entanto não consegui meter a loja), portanto à primeira vista será um dos pontos não tão positivos, já que em outros dispositivos sempre apresentaram a loja instalada.
A navegação é bastante fluída, podemos estar a correr algumas aplicações lado a lado, sem notar diminuição de performance.
No entanto para utilizar como miniPC a ventoinha acaba por ser um pouco ruidosa, já que está sempre ligada e com o mesmo nível de funcionamento.
Quanto a ligação de periféricos, com adaptador microUSB para USB pode-se aproveitar a porta por exemplo para ligar uma pen USB e temos a outra porta ocupada com um dongle para teclado/rato integrados, caso contrário vão precisar de um hub para se ligar mais periféricos.





Wifi


Como tem antena interna e é pequena, o comportamento é aceitável, mas nada de especial (deverá ser suficiente para stream HD desde que relativamente perto do router), no entanto sendo pen com Windows pode-se ligar um dongle USB com antena externa e melhorar exponencialmente a performance do Wifi, ou caso queiram fazer um hack mais DIY, podem instalar uma antena externa, já que é fácil desligar o cabo interno e com o conector ligar cabo para uma antena interna (ligação u.fl).
Como se pode ver pelos testes, e estando a 5-6 metros do router noutra divisão, consigo cerca de 20Mbps de download e 8Mbps de upload, quando tenho internet 200/200, e um portátil por comparação no mesmo local consegue 80Mbps.


KODI


No KODI o comportamento é bastante aceitável, consegue-se reproduzir sem qualquer problema qualquer formato h264 e h265 (desde que não seja 10-bit). O comportamento do KODI também é bastante fluído e julgo que em boxes/pens com este tipo de processador o comportamento vai ser sempre excelente.
Os testes foram feitos com a versão 16, que é a estável em vigor dos testes.

VídeoResultado
H264
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkvOK
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkvOK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4NOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK

Aplicações adicionais


Não foi testada nenhuma aplicação adicional da loja Windows, pela mesma não estar presente, mas foram testadas aplicações de download e instalação de executáveis windows e correu sem grandes problemas. Aplicações sempre ao nível de não puxarem muito pelo processador ou gráfica (Media Player, paint.net, libreoffice, etc).

Consumo de energia


Em média a Meegopad consumiu cerca de 3.5W o consumo máximo que registei foi de 8W e em modo sleep consome cerca de 2.5W.

Temperatura


Como a Meegopad tem ventoinha nunca aquece em demasia, quanto a leituras exteriores da caixa nunca passou dos 32ºC e em média manteve-se nos 30ºC.

Quanto a registos internos o máximo registado foi 70ºC e o mínimo cerca de 34ºC.



Benchmarks


Do ponto de vista global os benchmarks apresentam valores bons.

Geekbench 3


No geekbench, a pen consegue em single-core ter 672 pontos e em multi-core 1938.


CrystalDiskMark


Memória interna

Quanto ao disco interno, pode-se ver que em leitura e escrita sequencial, consegue-se 146MB/s e 59MB/s respectivamente. Tendo em conta a média deste tipo de testes é um dispositivo com valores a cima da média.


Interface USB 2.0


O teste foi feito com uma pen USB 3.0, como a porta é USB 2.0 pode-se ver que se consegue tirar o máximo deste tipo de portas.



3D Mark

No 3D mark a referencia costuma ser o IceStorm, e nesse teste a pen consegue 15343 pontos, quanto ao Cloud-gate fica-se pelos 1431 pontos e já no mais pesado consegue 771 pontos.



Videos Adicionais




Especificações



Pontos Positivos


- Benchmarks bons;
- Comportamento com KODI óptimo;
- Fluidez excelente durante os testes;
- Portabilidade;
- Boa construção;
- Windows 10 activado e com possibilidade de atualizações.

Pontos Negativos


- Barulho da ventoinha;
- Wifi aceitável (para melhorar pode-se utilizar um dongle USB com antena externa);
- Apenas 2 ligações para periféricos (defeito em quase todas as pen's);
- Não vem com a loja Windows instalada (para muitos até pode nem fazer diferença e será possível instalar com um pouco de trabalho).

Conclusão


Estamos a falar de um óptimo aparelho com boas características, do meu ponto de vista o maior problema pode ser o barulho da ventoinha, caso o queiram utilizar como pc numa secretária. Se for para utilizar como mediacenter atrás de uma televisão, com o som da televisão acabará por ficar mais abafado e escondido.
É óptimo pela portabilidade, basta meter o carregador e a pen num bolso, acompanhar com um teclado portátil e temos um computador em qualquer lado (desde que tenham uma TV/monitor com entrada HDMI para ligar).


Onde Comprar: Geekbuying





0 Comments: