Kodi em Português (Over 20000!)



Pois é, até parece mentira, mas o grupo do facebook Kodi em Português, dedicado a toda envolvente KODI já passou a marca de mais de 20 mil membros!

Poucos devem saber, mas o grupo surgiu como forma de libertar o fórum da AMCD numa altura em que tinha como objectivo falar-se de outros assuntos e era quase dominada por assuntos relacionados com o KODI (e começou a existir muito "calor" em IPTV). 
Como forma de fazer pausa e repensar o fórum, os registos fecharam e nessa altura o grupo no facebook apareceu. Ou seja a origem do grupo sempre foi aminhacasadigital :)

Quando eu apareci pelo fórum no inicio de 2014 ainda era um "iniciado" em KODI, posso dizer que "revolucionei" o fórum (comecei a participar em todas as secções, a aprender coisas novas, sugerir novas secções, etc) e em pouco tempo já dava uns toques a fazer addons para o KODI, participava com pedaços de código com outros developers mais conhecidos no github (lambda, bromix, amet, etc), conheci quase todos os developers portugueses (ene92, fightnight, omaluco, techdealer, anonymous, highlander) e o fórum era ponto de encontro entre nós (trocavam-se muitas ideias de código, aprendiam-se coisas novas). O objectivo era o que se podia fazer dentro do KODI e o desafio de o fazer, e a melhor forma de eu o fazer era vasculhando o código dos addons no github.

O KODI apesar de tudo era menos conhecido (não existiam tantas box android), e o mais habitual era usar-se no PC ou mesmo no raspberry pi (já que as outras soluções eram bem mais caras), e independentemente do conteúdo, o que era interessante era o código. Não existiam "guerras" de roubar streams não oficiais (como se alguém fosse dono) e haviam meia dúzia ou nem isso de addons a apontar para conteúdo menos legal. O boom que existiu também afastou quase todos os developers portugueses que hoje em dia já quase que não se dedicam a estas andanças, por não quererem confusões.

Isto falando da vertente de addons fora do repositório oficial do KODI, no entanto querendo contribuir para a vertente oficial colaborei com alguns addons oficiais de legendas (legendasdivx, pipocas, etc), autosubs (entre outros), ajudei na tradução de muita parte do KODI para Português (o interface em si). Esta ajuda acontecia porque se via os resultados, ou seja eu usava o addon, queria algo que me dava utilidade, fazia a alteração, sugeria a mesma e o dono do addon se gostasse, adicionava.

Hoje em dia ainda é assim, no entanto o tempo vai sendo dividido por mais tarefas. No entanto o conceito do KODI como ferramenta ou dos addons oficiais ou mesmo não oficiais é mesmo esta, se vocês tiverem alguma noção de programação, podem ajudar a melhorar. E mesmo que não saibam programar, o simples ajudar na tradução é interessante!


Durante 1 ano fui aprendendo até que abri o grupo no facebook e comecei a contribuir com alguns tutoriais que passado algum tempo evoluíram também para análises de gadgets que ia comprando (mas de uma forma muito "envergonhada"). Apesar de tudo sou uma pessoa reservada e não gosto de atrair atenções pelos motivos "maus".


O grupo já teve os seus altos e baixos (julgo que apesar de tudo sempre no bom caminho), com o objectivo principal de dar a conhecer o KODI como ferramenta e como mediacenter. E nunca foi alterado, sempre se evitou assuntos mais polémicos apesar de eles sempre aparecerem, mesmo assim o objectivo sempre foi dar a conhecer o software e o hardware existente para o KODI e não a pirataria envolvente.

Com o passar do tempo e cada vez mais trabalho reconhecido (quer no grupo, quer na AMCD ou no youtube) consegui ter contactos com marcas como a Minix, WeTek, Zidoo, Himedia, Artway, NO.1, Riitek, Probox2, EzCast, entre outros (são tantos os nomes) :)

Assim como algumas lojas mais conhecidas, Globaldata, Clickplus, Gearbest, Geekbuying, Igogo.
Consegui descontos, promoções, giveaways, etc.

E claro como sempre o que as marcas ou lojas querem é que pessoas que percebam do assunto falem das gadgets para que o pessoal que estiver interessado as vá comprar (não há segredo nisso).

Podem pensar que é tudo fácil e "bonito" receber as gadgets, no entanto já passaram mais de 2 anos de dedicação a um gosto por tecnologia, por KODI, por gadgets (que até já tinha começado muito antes de me juntar à AMCD).

E acreditem que fazer testes, análises, etc, não é algo fácil e simples, consome muito tempo, requer muita dedicação, isto porque eu faço da forma como gosto de ver quando procuro comprar algo parar mim, gosto de ver a funcionar bem, gosto de ter noção da opinião de alguém que já usou. E por isso independentemente de ser ou produto pago ou oferecido sou sempre sincero na minha opinião e uso os testes para mostrar o bom ou o mau. Tem-se que tirar fotos, filmar, editar, testar, usar e ainda escrever :) E depois deste trabalho todo muitas vezes devolve-se o que se analisou ou faz-se giveaway :)
No entanto enquanto for um gosto e não uma obrigação, é para continuar e para crescer :)


E claro que todo o apoio tem vindo a ser retribuído, possivelmente não com a rapidez que eu gostava (porque apesar de tudo, continua a ser um hobbie), mas já fiz giveaways de 16 produtos (número para continuar a aumentar).
Isto sem contar com o milhar de pessoas que já ajudei no grupo por PM, no grupo do face ou com os vídeos feitos no youtube (já com mais de meio milhão de visualizações).

Nunca foi pedido dinheiro em retorno por nenhuma ajuda dada nem por nenhum giveaway oferecido.


Podem não acreditar, mas não me considero "grande", ainda sou pequenino e ainda há muito para aprender e muito para melhorar e conto com vocês para me ajudarem ;)

Só tenho a agradecer a AMCD (Ricardo) por me dar espaço para escrever um pouco, o grupo por me apoiar nos assuntos do KODI e aos subscritores no youtube por me aturarem em assuntos diversos :)

Como sempre eu não sou o grupo, não sou a AMCD, nem sou uma empresa, sou o Carlos Correia como me vêem no youtube, um aficionado por tecnologia, KODI, Netflix, etc ;) 
Tenho um trabalho, uma mulher e dois filhos ;)

Portanto passem no grupo para aprenderem mais sobre o KODI e subscrevam o meu canal para terem as novidades em primeira mão ;)

E deixem as vossas sugestões, os vosso comentários ;)

Obrigado por tirarem tempo para me aturarem!
E peço desculpa por algum erro cometido na evolução, no entanto Herrar é Umano ;)

4 comentários: