Análise: Xiaomi TV Box 3 (Amlogic S905)

Aqui estou eu com mais uma análise, desta vez de um produto Xiaomi. E como sempre conta com boa qualidade, no entanto existem sempre alguns pontos negativos (não na qualidade, mas na utilização).
Estamos a falar de uma box com amlogic S905, 1GB de RAM, 4GB de ROM.



Apresentação


Como quase todos os produtos da Xiaomi vem numa caixa de papel reciclado.
A box em si é bastante pequena, é preta mate e muito minimalista, e na parte de cima apenas tem as letras "Mi", na frente pode-se observar uma secção diferente que será para o receptor de IR.



Na parte de trás apenas vamos ter a entrada de energia, USB, HDMI e entrada de energia.
A parte inferior tem um pequeno aro de borracha para fazer de base.


Quanto ao comando liga-se por bluetooth, e não funciona como airmouse, mas sim como comando normal, no entanto ao funcionar por bluetooth funciona bastante bem e não é preciso apontar o mesmo diretamente para a box.
Podemos ver que o comando tem apenas os botões mínimos para ser utilizado como mediacenter.
O comando utiliza 2 pilhas AAA.


Quanto aos restantes acessórios, vem com cabo HDMI, 2 pilhas AAA, uma bracelete para colocar no comando, um adaptador EU e o transformador com pinos de ficha americana. O transformador é de 5.2V 2.1A.



Navegação


A Xiaomi vem com android 5.1.1, e o primeiro obstáculo é passar a língua para inglês, já que o interface vem completamente em Chinês. Passando essa parte a navegação é fluída. No entanto dos 4GB apenas existe 1GB disponível para aplicações.


KODI



Os testes foram feitos com a versão do 16.1 do KODI.
O comportamento é bastante aceitável, consegue-se reproduzir sem qualquer problema qualquer formato h264 e h265 (dentro de bitrates não muito altos). O comportamento do KODI também é bastante fluído.


VídeoResultado
H264
Jellyfish-70-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4NOK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvNOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkvNOK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK
jellyfish-200-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK

Wifi


Quanto ao Wifi, os valores não são muito impressionantes, no entanto suficientes para stream online.
Os valores de download e upload ficam-se pelos 20Mbps. Os testes são como sempre feitos a cerca de 5-6 metros do router noutra divisão. No mesmo local um portátil apanha 80-90Mbps.


Aplicações Adicionais


Não cheguei a experimentar jogos, devido à falta de espaço para jogos que ocupem muito espaço. No que toca a aplicações multimédia, foram testadas a Iris Online, TV Vodafone e Netflix, e conseguiu-se ter resultados corretos nas aplicações.


Ligação AV


É possivel utilizar a ligação AV para TV's antigas, no entanto como podem ver pelo interface a qualidade de imagem não é tão boa, e o próprio interface parece que fica aumentado, como podem ver pelo rato na primeira imagem.
As conecções também tem disposição diferente dos AV's tradicionais e é necessário trocar as cores para obter imagem e som no local correto.



Benchmarks



3DMark


No 3DMark consegue 3450 pontos.



GeekBench 3


Já no GeekBench consegue 575 pontos em single-core e 1680 em multi-core.




A1 SD


A memória interna consegue cerca de 58MB/s de leitura e 7MB/s de escrita, quando à RAM obteve cerca de 2019MB/s de leitura. No que toca à memória interna, não são valores muito impressionantes.



Antutu V6.X


No antutu consegue-se 28900 pontos.



Antutu Video Tester


No Video tester obtém-se 910 pontos e apenas 3 formatos não são suportados na totalidade.




Vellamo





DRM


A box não vem com licenças incluídas.



Vídeos Adicionais







Pontos Positivos


- Qualidade de Construção;
- Comando Bluetooth;
- Tamanho.

Pontos Negativos


- Pouco espaço para aplicações;
- Sistema em Chinês não pensado para mercado externo (é possivel passar para Inglês, mas tem-se que dar algumas voltas);
- Não tem a Google Store de base (é necessário instalar os apk directamente ou através de lojas como o aptoide);

Conclusão


Como já tinha indicado anteriormente, parece-me uma box interessante, no entanto tem dificuldades que um utilizador "normal" procura evitar nas boxes.
Julgo que seja uma box para quem é mesmo fã da Xiaomi, para os restantes já existem soluções mais simples e pelo menos com sistema com Google Store, Português e mais espaço para aplicações.
Eu gostei bastante do design e do "feeling" da box, mas realmente com o espaço fica reduzida quase apenas para ser utilizada como mediacenter com recurso ao KODI.
Parece-me que de futuro já estão a pensar mais no mercado EUA e possivelmente da Europa e pode ser que isso faça com que apareça ROM mais indicada também nesta versão.

Onde Comprar (Armazém Europeu): Gearbest

0 comentários: